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20 de setembro de 2010

RELÓGIO ANTIGO COM CRAQUELÊ E FOLHEAÇÃO A OURO.




Oi, pessoal!

Estou gravando um vídeo que está levando um bom tempo para ficar pronto porque resolvi fazer um efeito nele que é feito com um processo bem lento, mas com resultados muito legais. Acho que vocês vão gostar tanto da técnica quando do efeito.

Bem, não queria deixar vocês sem alguma matéria nova na semana e estou trazendo uma que achei muito legal no site Mundo da Arte. Estava passeando por lá e vi alguns vídeos meus publicados no site e algumas outras matérias. Achei essa bem legal e resolvi trazer para cá.

É uma técnica de se fazer um relógio com aparência de antigo que inclui a folhação a ouro e o craquelê. Bem, não sei a quanto tempo esse pap foi feito, mas ele usa o verniz craquelê da Acrilex, aquele que eu costumo chamar de 'tudo em um', querendo dizer que não é base e verniz craquelador. Mas, nada impede que se use um com base, ok? Você poderá ver como aplicar esse verniz com dois componentes assistindo ao vídeo que fiz demonstrando a técnica em uma caixa de mdf clicando aqui! Lembrando que quanto mais do verniz craquelador depositar, maiores serão os cracos e quantos menos depositar, menores serão os cracos.

Uma coisa nesse pap me incomodou um pouco que é o modelo do mostrador do relógio. Não quero de modo algum desrespeitar a autora do pap - que não é citada na matéria - mas achei que os números não combinaram muito com um relógio antigo. Então, resolvi copiar alguns outros mostradores e vocês escolhem aquele que acharem melhor. Vou deixar o original do pap, também (é o primeiro).

Então vamos a lista de material e ao pap:

LISTA DE MATERIAL:
• CÍirculo de madeira ou eucatex de 32 cm de diâmetro - pode fazer no tamanho que quiser.
• 1 máquina de relógio
• Folha de Ouro
• Xerox do molde do mostrador do relógio

• Pincel Tigre nº: 146-18
• Goma laca Indiana - Acrescento a Goma Laca INCOLOR.
• Verniz Craquelê - Pode usar o que tem base e craquelador como disse, acima.
• Verniz Geral e Verniz Mordente
• Tinta a óleo na cor Sépia - Sugiro a Cera Pátina Bronze da Mural para usar no lugar da tinta a óleo. Veja no pap porque.
• Cola branca
• Secante de Cobalto - Se for usar a cera, não precisa do secante de cobalto.

MATERIAL DE APOIO:
• Álcool (para diluir a goma laca e limpar o pincel)
• Aguarrás (para limpeza dos pinceis com tinta)
• Pano de malha
• recipiente com água
• Tesoura

A primeira coisa a fazer é tirar um xerox de uns dos mostradores abaixo. Os que eu copiei coloquei na cor sépia, por achar que essa cor irá combinar muito com a técnica. Mas, podem imprimir em preto e branco.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA PODER VER E COPIAR EM MELHOR DEFINIÇÃO

Atenção se for usar a madeira com 32cm, você deve imprimir 1º uma metade do relógio e depois a outra, porque não cabe em uma folha A4.
Pessoal, numa copiadora poderão imprimir no tamanho que quiser em uma folha só.




Esse acima é o meu favorito.

PAP:


1. Recorte com cuidado a folha impressa do mostrador.




2. Coloque o molde no recipiente com água por 10 minutos.

Dica:
Qualquer papel umedecido com água adquire leveza e elasticidade.

Assim, a formação de rugas e diminuída e o acabamento fica muito melhor.

3. Aplique uma camada de cola branca toda a peça de madeira ou eucatex. Use o pincel, passando em círculos e preenchendo toda a superfície

4. Coloque delicadamente o molde do mostrador sobre a madeira. O papel desliza sobre a superfície e permite um posicionamento correto.

5. Retire o excesso de água com o pano, dando batidinhas na superfície. Repita até sentir que está somente úmido.

6. Em seguida, cubra toda a superfície com uma camada de Goma Laca Indiana. Use o pincel sempre no mesmo sentido.

Dica:
A goma laca faz o efeito de envelhecimento.
Ela reage quimicamente com o papel e a cola branca e pode ficar amarelada ou rosada.

7. Aplique uma camada de verniz mordente somente no centro do relógio. Aguarde dar o ponto de mordência (fica grudento sem sair verniz no dedo).


8. Posicione a folha de ouro na area central do relógio e fixe com um pincel seco. Faça movimentos leves para não danificar a folha de ouro.

Se quiserem ver como é a aplicação de folha de ouro, com todos os detalhes, tem dois vídeos meus ensinado a técnica completa, aqui no blog. É só clicar nos links, abaixo:

- Decoupage Reversa.

- Relevo Bidimensional.

9. Cubra toda a peça, principalmente a folha de ouro, com goma laca indiana. Faça movimentos verticais e contínuos. Aguarde 15 minutos para secar tudo.

Nota da Lu: Pessoal, minha experiência com a aplicação da goma laca indiana sobre a folha de ouro não é das melhores. Ficou tudo embaçado. Se sobrepuser pincelada, ou seja, passar onde já passou, fica mais embaçado ainda. Por isso, tenho usado a GOMA LACA INCOLOR para fazer essa proteção da folha de ouro (é importante fazer!). O que poderiam fazer é passar a goma laca indiana no restante da peça e a incolor sobre a folha de ouro. Fica aí a minha sugestão.

10. Sobreponha uma camada de verniz sobre o mostrador. Use o mesmo pincel e aguarde 15 minutos.

11. Cubra toda a peça com verniz craquelê. Aqui podem entrar com o verniz base e depois que a base estiver seca, com o verniz craquelador.

12. Dilua a tinta Sépia em secante de cobalto e pinte as folhas de ouro. Faça movimentos na mesma direção. Aguarde 30 segundos. Limpe com um pano macio de modo a deixar o escuro da tinta aplicada aparecer entre os cracos. Tem que fazer isso com cuidado (essa parte não está lá no pap original, mas é assim que fazemos, ok?).

DICA DA LU: Ao invés de usar a tinta óleo, podem usar a Cera Pátina na cor Bronze da Mural. Vai ficar linda e é bem mais fácil de aplicar e limpar. É só aplicar a cera, em movimentos circulares, e em seguida tirar o excesso com um paninho macio, uma malha. A cera penetra nos cracos e não mancha o verniz craquelê.

Impermeabilize a peça toda. Use o verniz geral com movimentos na mesma direção. Aguarde 4 horas para secar tudo. Monte a máquina e os ponteiros.

Está pronto!

Eu achei essa técnica bem bacana! Deve ficar muito bonito. Se, depois de pronto, mandar colocar uma moldura de madeira arrendondada ao redor do relógio, vai ficar mais bonito ainda. É uma técnica simples de fazer, com um efeito muito bonito e perfeita para colocar em casa, dar de presente ou vender. Existem muitas pessoas que gostam de coisas com esses ares antigo - eu entre elas - riso!

Até o final da semana que vem venho trazendo o vídeo novo e, talvez (se ficar pronta) uma nova peça de latonagem que estou fazendo com uma apresentação bem diferente que eu bolei. Acho que vai ficar bem legal.

Espero que tenham gostado da matéria e desejo a todos uma ótima semana!


Lu Heringer :)


VISITEM MEU NOVO SITE!

WWW.CASADALATONAGEM.COM




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13 de setembro de 2010

GUARDANAPO FEITO EM CASA COM TERMOCOLANTE - PEÇAS FEITAS!

CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS COM MELHOR DEFINIÇÃO.


Oi, pessoal!

Dias muito corridos, com viagens, shows, encomendas, vendas do material para fazer latonagem - uau! Tem horas que acho que não vou conseguir dar conta, mas no final acaba dando tudo certo - riso. Amo muito tudo isso!



Antes de partir para a viagens de shows junto ao meu patrãzinho amado, o Rei Roberto Carlos, preparei as 15 caixinhas usando a técnica que bolei do Guardanapo de Decoupage Feito em Casa com o uso do termocolante. Dessa vez, levei cinco caixinhas que dei para minhas amigas do grupo a até o momento foram só essas cinco que fotografei. Tem mais dez já prontas, embora ainda não estejam fotografadas.



Tenho recebido algumas perguntas sobre essa técnica em minha comunidade e, ao que parece, algumas pessoas não entenderam muito bem o processo. Pensando nessas pessoas e nas perguntas que recebi a respeito do processo, vou deixar escrito aqui como a coisa toda funciona. Acho que com texto o processo ficará mais claro e ajudará àquelas pessoas que não tem banda larga a conhecer a técnica sem ter que esperar pelo download dos vídeos. É realmente, muito simples!

- Coloque um suporte (madeira, cerâmica, etc.) sobre uma mesa e cubra com um tecido, tipo um lençol. Isso é para separar o calor da mesa. Pode ser feito sobre uma tábua de passar roupas devidamente protegida com um tecido comum ou do tipo térmico que, hoje em dia, acompanham essas tábuas.

- Agora anote aí a sequência:

- Coloque o papel que protege o termocolante com o lado brilhante para cima. Esse papel não deverá ter o termocolante. Usamos as sobras ou descolamos o termocolante de parte dele. O lado brilhante irá impedir que o papel de seda fique grudado nele. Se usar o lado opaco, a seda irá grudar. Então, fique atenta(o)!

- Coloque sobre esse papel a folha de seda branca com o lado brilhante, também, para cima. Ou seja, o lado opaco da folha de seda fica em contato com o lado brilhante do papel suporte que foi colocado antes e o lado brilhante da seda fica exposto, virado para nós.

- Coloque a folha de papel COM O TERMOCOLANTE sobre a folha de seda. O termocolante fica em contato com o lado brilhante da seda e o lado oposto dele, o opaco, fica voltado para nós.

- Passe o ferro com a TEMPERATURA MÉDIA por cima disso tudo. É sempre muito importante usar a temperatura média para não consumir o termocolante antecipadamente, não gastá-lo.

- Recorte no tamanho de uma folha A4 (tamanho de uma folha de impressão comum - sulfite) - se já não estiver recortado.

- Então agora temo um papel de seda branco temporariamente colado ao papel suporte do termocolante. Esse papel, dará suporte à impressão. Não precisa prendê-lo a papel cartão, etc.

- Leve esse papel recortado à impressora. A impressão deve ser feita no lado que tem o papel de seda, certo? Esse papel de seda será o seu guardanapo caseiro, com a impressão feita com a imagem que você quer, no tamanho que você quer. É uma liberdade maravilhosa poder escolher o que queremos decoupar!

- Imprima!

- Separe a folha de seda do papel suporte do termocolante.

- Seu guardanapo de decoupage está pronto para ser usado!



COMO COLAR ESSE GUARDA NA PEÇA:

É bastante simples:


- Recorte a figura a ser decoupada com todo o capricho. O recorte de uma decoupage sempre deve ser executado com todo o cuidado e capricho, de modo que não hajam sobras nesses recortes, sejam eles retos (como no caso das minhas caixinhas e sabonetes) ou recortados ao redor (como um ramo de flores). Nunca deixe sobras. Recorte bem junto à figura. Esse cuidado irá distinguir um trabalho bem feito de outro, digamos, feito de qualquer jeito. Isso conta muito! Tanto para demonstrar que você é uma pessoa caprichosa na execução de seu trabalho quanto para demonstrar que você é uma pessoa que leva a sério os seus trabalhos, mesmo que o faça por hobby.

- Aqueça o ferro de passar. Dessa vez na temperatura máxima! Observe que quando separou o papel de seda do papel suporte, o termocolante estava brilhante. Isso significa que a fase onde papel de seda e termocolante foram agregados foi executada corretamente. A partir de agora, poderá ser colado a qualquer superfície que não derreta com calor.

- Aplique sua decoupage sobre a peça, posicionando-a em seu lugar definitivo.

- Segure em uma ponta e passe o ferro levemente por toda a superfície. A leveza é importante nessa fase para evitar rugas, dobras. Vá do centro para as pontas, como se estivesse 'penteando' a decoupage, com a ponta do ferro, ok?

- Uma vez feito isso, passe o ferro com maior pressão de modo a consolidar a decoupage.

- Está pronta sua decoupage!


PRÓXIMA FASE: PROTEGER A DECOUPAGE!

Antes de tudo, você terá que proteger a sua impressão, pois, como foi feita com jato de tinta ela poderá borrar.

- Aplique um FINÍSSIMA CAMADA DE GOMA LACA INCOLOR. Finíssima, mesmo! Esse papel é muito fininho e poderá enrugar se entrar com o pincel cheio, ok? Aguarde secar bem e repita o processo para garantir uma boa impermeabilização.

- No meu caso, entrei com uma camada generosa de VERNIZ GERAL, tanto nas decoupages das caixas quanto dos sabonetes todos. Acho que o sabonete fica lindo com um verniz que dê brilho por cima dele, sem contar o fato de que muitas pessoas usam esses sabonetes, então, a figura tem que estar protegida contra o uso da água. Pode usar o Verniz Vitral Incolor, também. Nas decoupagens das caixa (no caso) você poderá usar o verniz ou acabamento de sua preferência, ou mesmo não fazer mais nada, pois, como foi aplicada a goma laca incolor a figura já fica com um certo brilho e totalmente protegida.



A decoupage feita com o termocolante agiliza imensamente o trabalho como um todo. Levei menos de meia hora para decoupar as quinze caixinhas e sabonetes! Imagine o tempo que levaria num processo normal de passar cola, aplicar a decoupage, esticar, esperar secar? O termocolante agregará a figura à superfície para sempre e com muita rapidez. Bom para encomendas ou quando temos uma quantidade maior de peças a realizar, não é verdade?

Bem, espero que com essas explicações, o processo tenha ficado claro e espero, também, que tenham gostados das caixinhas que fiz com muito carinho para minhas amigas. Caso tenha restado alguma dúvida, não hesite em deixar aqui mesmo em 'comentários' que respondo, combinado?



Um beijo carinhoso a cada um(a) de vocês e espero que todos tenham uma ótima semana, com baste inspiração!

Lu Heringer :)



Visitem meu site: www.aprenda-a-fazer.com
Nos vemos lá, também!
Beijooooooooooo!



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4 de setembro de 2010

LATONAGEM - Minha peça mais recente - Setembro-2010.

Minha peça mais recente, feita na maravilhosa técnica do Repujado/Latonagem.

Clique nas imagens para poder ver com mais definição.

Simplesmente, amo fazer figuras! As chinesas e japonesas tradicionais, então, me encantam. São trabalhos que sempre nos desafiam em nossa capacidade de execução e na análise prévia de algumas armadilhas que podemos criar para nós mesmos, durante a execução da técnica. É necessário ter um bom conhecimento do comportamento do alumínio que temos em mãos, saber até onde podemos ir, o que esperar e o que não esperar. É necessário ter experiência para fazer um trabalho desse tipo. Antes do primeiro boleado já tenho o trabalho todo feito na mente e bem ciente dos locais que podem vir apresentar algum tipo de problema e os contorno, antes. Com tudo previamente já solucionado, dou início à execução da peça.

Vestimentas com dobras são, realmente, desafiantes. E eu adoro desafios - rsrs. Porém, no caso dessa figura o que deu realmente mais trabalho foram as flores e folhas nos vasos, por serem pequenas e sobrepostas em várias camadas. Algumas por cima das alças dos vasos, outras por baixo, outras subindo pelas vestes. Foi onde mais demorei. Os próprios vasos, por serem áreas maiores, sem recortes, também exigem bastante na execução já que essas áreas tendem a amassar com mais facilidade.


Não que as dobras das vestimentas não tenham representado desafios. Com certeza, exigiu bastante de mim para fazer isso, também. Daí termos que ter o conhecimento da técnica básica em si em primeiro lugar, a experiência, a calma, a paciência da espera do término e o esmero na execução em cada pequeno ou grande detalhe. Não se faz um trabalho desse tipo em algumas horas e, sim, em alguns dias.

Tudo isso é conquistado com o tempo. Esse conhecimento você pode adquirir através do CURSO BÁSICO DE LATONAGEM que fiz. Está tudo lá! Do primeiro ao último passo, com muitas fotos, muitos segredos e dicas importantes. Um curso de primeira, feito com seriedade e responsabilidade.

Esse quadro foi executado no alumínio 008 Flex - mas também poderia ter sido feito no cobre ou latão dourado, embora esse alumínio seja perfeito para ser usado com placas moldes, pré desenhadas, é muito bom para repujar, também. Bons boleadores são importantes, pois um bom boleador irá deixar os relevos bem feitos e graciosos. Depois de pronto, usei o meu Preenchedor para latonagem no verso dos boleados, para proteger o trabalho contra amassados.

Você acha que latonagem é difícil? Huummm... Seria legal, dar uma olhada nos trabalhos de alguns dos meus alunos. Muito legal, né? Essas pessoas nunca haviam tido contato com a técnica antes de ler e por em prática o meu Manual. E olha só quantas coisas lindas eles fizeram.

Quer fazer parte dessa turma, mas acha que jamais vai conseguir? Nunca vai saber se não tentar, não é verdade?! Com as intruções corretas, todo mundo pode fazer repujado/latonagem e você tem acompanhamento contínuo. Vou lhe orientando onde melhorar e como melhorar, com o maior prazer. Amo meus alunos e alunas e quero, sempre, que eles possam alcançar a maior execelência de que são capazes. É um trabalho fascinante de ser feito...

Enfim, caso esteja interessada(o) em aprender a fazer a técnica do repujado/latonagem, você encontra todo o material necessário e todas as instruções comigo mesma. Os preços são bem camaradas, nada que assuste - rs. Depois é só clicar nos links que deixei nas palavras acima e conferir, ok? Os links dirigem ao meu NOVO SITE www.casadalatonagem.com . Aguardo a sua visita!


Espero que tenha gostado da peça!

Beijo carinhoso!

Lu Heringer.
:)


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29 de agosto de 2010

LATINHAS DECORADAS - Lindas e fáceis de fazer!

Oi, pessoal!

Recentemente, foram publicados alguns paps de decoração em latinhas lá na minha comunidade. A autora dos paps é a Gláucia Novaes.

A Gláucia é de um bom gosto indiscutível na decoração das latinhas que faz e toda a comunidade estava pedindo os paps dela. Como ela montou paps muito bem feitos, com fotos e textos ótimos, resolvi abrir um tópico só para ela e suas técnicas. Foi um sucesso instantâneo! As meninas da comu adoraram.

Como eu estive muito ocupada nos últimos dias com uma encomenda grande, não tive tempo de preparar nada novo para trazer para o blog. Pedi autorização para a Gláucia para trazer os paps dela de modo a poder compartilhar com todo o pessoal do blog e ela, prontamente, liberou - pelo que agradeço, viu Gláucia?

Vamos aos paps, então!


PAP BÁSICO DE TRATAMENTO DAS LATINHAS
Clique nas imagens para poder ler os textos explicativos.

Essa é a maneira como tratamos a latinha, antes de começar a decorá-la. Eu, Lu, aconselho o uso do Galvite (SW) no lugar do primer que se compra em vidrinhos. Pode ser comprada uma lata pequena em casas que vendam materiais para contrução. Mas, existem outras marcas que tem a mesma função, ok? Todas muito boas. O custo benefício é muito maior e, realmente, vale a pena.







Bem, esse é o pap básico, ok? Sempre comecem por esses passos e, depois, as latinhas são decoradas com as diferentes técnicas.

Agora vou deixar duas técnicas utilizadas com efeitos muito lindos!


TÉCNICA DO DETERGENTE
Clique nas imagens para poder ler os textos explicativos.








Muito linda, não?!


Agora vamos aprender a fazer mais uma técnica:

TÉCNICA DO REDEMOINHO.
Clique nas imagens para poder ler os textos explicativos.









Lembrando, meninas, que vocês podem pintar a lata na cor que desejar e entrar com o enfeite que desejar.

Se for decorar com guardanapo comercial, com o guardanapo feito em casa ou qualquer outro papel que seja fininho, o fundo onde for aplicar o guarda tem que estar na cor branca. Qualquer outra cor de fundo irá se misturar às cores do guardanapo, modificando as cores do mesmo, ok? A não ser que queira que isso aconteça - claro! De qualquer modo, mesmo querendo alterar a cor original dos motivos do guardanapo, não poderá usar cor escura, pois, a cor escura irá 'engolir' completamente as cores originais e fica muito feio.

Espero que tenham gostado desses paps lindos que a Gláucia Novais nos cedeu, com todo o carinho. Eu amei!! Estou até pensando em fazer algumas aqui para a minha casa ou para dar de presente no Natal. Uma ótima sugestão de presente, né não?! Barato, fácil de fazer e lindo!

Um beijo super carinhoso! :)

Lu Heringer.


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VISITEM MEU SITE: www.aprenda-a-fazer.com
Venda de material completo para latonagem. Vou receber material importado, maravilhoso, muito em breve! Aguardo a visita!



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