As origens da arte francesa são incertas. Sabe-se que no século XVII começaram a chegar à Europa móveis da China com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses tomaram esta técnica, melhorando-a, utilizando gravuras com flores que cobriam com muitas camadas de verniz. É de lá que tem origem a palavra ‘decoupage’, cujo significado é recortar. Inicialmente essas imagens eram planas e acredita-se que artistas empreendedores deram a elas volume utilizando pedaços de cortiça. Em outros países, esta técnica passou a ser conhecida como decoupage tridimensional. No entanto, dependendo do país em que a arte é praticada, ela recebe nomes distintos, como arte holandesa, na Holanda, decoupage tridimensional na Inglaterra, enquanto na Espanha a chamam de arte francesa. No Brasil, a técnica chegou já aprimorada da Europa e, claro, aperfeiçoada de acordo com os materiais disponíveis no país e com as características de trabalho do artesão brasileiro.
Material :
- Kit com 05 papéis iguais para arte francesa
- Base de corte (TEC)
- Régua de metal (TEC)
- Estilete de cabo emborrachado (TEC)
- Estilete de precisão retrátil (TEC)
- Tesoura de precisão (ek)
- Placa de Found board
- Bisnaga de silicone
- Relevo incolor 3D (CORF)
- Cola spray 303
- Manta para bolear
- Kit boleadores (TEC)
Execução:
- O trabalho de arte francesa é na verdade uma sobreposição de camadas de papéis iguais, onde se consegue destacar as imagens do fundo, meio e as de primeiro plano através destas camadas.
- Trabalha-se com no mínimo 05 folhas de papéis iguais para a realização da técnica.
- Para a primeira camada, usa-se toda a gravura eleita. Não se esqueça de retirar o código de barras.
- Separe uma placa de Found board que seja no mínimo 0,5 cm maior que a mesma. Aplique a cola spray 303 atrás da figura. Cole a figura na placa sem enrugar.
- Preste a atenção para ver a gravura em u todo e separar por etapas de corte (profundidade).
- Para a segunda camada, com a tesoura de precisão, retire a moldura externa e trabalhe com os detalhes da moldura interna para dentro.
- Corte um pedaço da placa de found board que seja 0,5 cm MENOR que a gravura e cole atrás da gravura recortada com a cola spray.
- Cole a segunda camada na primeira, bem em cima casando o desenho superior com o inferior( use a cola spray).
- Para a terceira camada recorte da terceira gravura, os detalhes em destaque dentro das duas molduras. Ex. xícaras, pires e toalha. Aplique pedaços menores de found board e cole atrás da gravura de modo que os mesmos não apareçam.
- Cole a segunda camada na terceira, bem em cima casando o desenho superior com o inferior (use a cola spray).
- Para a quarta camada, exclua as figuras que estão atrás as da frente e recorte as figuras da frente. Ex. retire a xícara de trás e a toalha.
- Separe a manta para bolear e do lado avesso em cima da manta boleie a figura eleita. Aplique silicone em bisnaga e cole em cima da terceira camada.
- Para a quinta e última camada, eleja apenas as figuras que se ressaltam do desenho. Ex. tampa do bule.
- Boleie a peça, coloque silicone atrás e cole a última camada em cima da quarta.
- Deixe secar por 12 horas, aplique o relevo incolor onde quiser salientar detalhes da gravura.
- Deixe secar por 01 hora e emoldure com moldura caixa na Casa da Arte.
Dicas:
- Deixe secar cada etapa, para passar para a outra, sem que camadas se estraguem, ou que o relevo escorra.
- Corte o foam com um estilete bem afiado. Muito cuidado ao manusear. Você pode usar o isopor de bandejas ou o isopor depron com 3mm, aquele que a gente usa para fazer o Patch no Isopor (só que mais fino), no lugar do foam, ok?
- Use a tesoura de precisão para os detalhes e o estilete retrátil para vazar onde preciso.
Lu Heringer
Fonte: www.casadaarte.com