Pesquisar este blog
17 de outubro de 2008
PAP DAS AFRICANAS DA FÁBIA!
Eita que essas peças fizeram o maior sucesso lá na comunidade. Gesso era uma técnica muuuito usada até bem pouco tempo. Depois parece que ficou meio esquecida e agora, tudo indica, que está retornando com força total.
Nossa querida amiga Fábia, passou para a gente como fez essas peças (Africanas) e agora passamos para todas e todos.
Bora lá?
PAP DAS AFRICANAS:
1º) Limpe a peça com palha de aço ou lixa de unha para retirar as possíveis imperfeições,ou se ouver alguma falha complete-as com massa de modelagem.
2º)Fazer a impermeabilização ou selar:Três modos(escolha um deles):Passar Primer em toda a peça;Passar goma laca indiana em toda a peça;ou fazer uma mistura de alcool 92,8° para 200gr de asa de barata(essa sai mais em conta kkkk),depois de selar espere secar bem para receber a pintura.
3º)Escolha as tintas acrílicas,as pátinas cera e pasta cera (essas para os acessórios) de sua preferencia que seram usadas nas roupas.
OBS:Normalmente nas roupas uso uma cor de tinta e depois uso em cima a pátina cera pois qd faço o desgaste aparecerá a cor da tinta usada em baixo,então é muito importante saber qual a tinta que irá combinar qd fizer o envelhecimento.
4º)Pinte todo o corpo (inclusive todo o rosto sem detalhar olhos)e acessórios, de Base acrilica preta(não se preoculpe em borrar nas roupas,pois depois no final vai ser feito os retoques).
5º)Pintando as roupas:Normalmente eu pinto de tinta acrílica cor champgne todas as roupas e depois de seca passo as pátinas cera com batedor em cada peça de roupa com as cores escolhidas.
6º)Depois de seguinha vou colocando aos pouco "Betume de Judea" para fazer o envelhecimento e vou limpando com pano, com isso vai desgastando a cera e aparecendo a tinda de fundo, qt mais esfregar mais sairá a cera, então tome cuidado para não desgastá-la muito, caso isso ocorra passe novamente a cera da cor e vá fazendo este envelhecimento em todas as peças e observando a iluminação que a cor de fundo dá nas roupas que melhor lhe agrade.Vc pode tb passar o betume de judea direto sobre a tinta acrílica se não quiser passar pátina cera.
7º) A peça vai ficar toda borrada e agora é hora de fazer os retoques de preto em todo o corpo e acessórios.
8º) A peça está pronta vamos dar brilho aos acessórios,vc pode fazer de dois modos:usar pasta cera em prata,ouro,cobre ou bronze e ou usar purpurina diluida com goma laca incolor com duas a três gotinhas de thiner(o thiner eu nem coloco)
9º) Com a pasta cera passe o dedo indicador e desgaste no dedo polegar e passe sobre os acessórios,ficará com fundo preto e com brilho em cima e showwwww e se quiser com purpurina sendo que esta cobre completamente ,mais deixa mais vivo os acessórios e tb é showww.
OBS: com essa mesma mistura de purpurina eu fiz algumas peças de africanas apenas nas saias dê uma olhadinha como ficou eu fiz em cobre ouro e prata.
10) Para finalizar faça um acabamento na base com papel camurça ou outro tipo de papel ou tecido para proteger os móveis.E não esqueça de passar uma flanela limpa para puxar o brilho da cera.
É isso aí amigas acho que não esqueci de nada e qualquer dúvida entre em contato que estarei explicando.Espero que tenham entendido e que eu tenha sido útil de alguma forma.Beijos bem grande pra todas. Fábia.
Claro que ajudou, Fábia! E muito. Agradecemos a sua colaboração e o seu carinho, viu? Beijão!
Taí o pap completo e bem explicado da Fábia. Agora é só por a mão na massa - ô, quer dizer > no gesso! hehe.
Beijooooooossssss!!
Lu Heringer
(:)
CONHEÇA SEUS PINCÉIS!
Composição
Um pincel é composto dos seguintes componentes:
o pêlo, a virola e o cabo com impressão.
O pêlo é a parte mais importante do pincel. Dependendo do fim a que se destina, a qualidade e o preço, diversos tipos de pêlo são empregados.
Geralmente trata-se de pêlo de origem animal, apesar que durante o último decênio o uso de fibras sintéticas aumentou. Qualquer um dos tipos de pêlo tem qualidades diferentes, dando ao pincel seus próprio caracter.
Tamanhos
Em geral, têm tamanhos especificados por números, embora não haja padrão exato para suas dimensões físicas.
Do menor para o maior, estes tamanhos são:
7/0 (também especificado 0000000), 6/0, 5/0, 4/0, 000, 00, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 28, 30.
Os tamanhos 000 a 20 são os mais comuns.
Os pêlos podem ser naturais -- qualquer cabelo macio ou cerda animal, como de porco ou marta – ou sintéticos, geralmente filamentos de nylon extrudado. Os pêlos naturais mais utilizados: marta Kolinsky (os mais caros e raros), marta vermelha, doninha, marta russa, orelha de porco, texugo, mangusto, quati, esquilo, orelha de boi, camelo, pônei (para pincéis escolares), de cabra (para pincéis baratos e de maquiagem) e crina de cavalo (sómente para escovas).
Os cabos dos pincéis artísticos são feitos comumente de madeira, mas há os mais baratos, moldados em plástico.
Muitos cabos fabricados em série são de madeira crua não-tratada; cabos de melhor qualidade obtêm-se com madeira de lei tratada.
A madeira é selada e laqueada para dar ao cabo um alto brilho e acabamento à prova d'água, que protege contra sujeira e inchamento.
Os cabos curtos servem para aquarela, guache e nanquim, enquanto que os cabos longos destinam-se a tinta a óleo e acrílica.
As virolas, cintas metálicas que prendem as cerdas ao cabo, podem ser de alumínio polido, latão cromado, niquelado ou cobreado, cobre, níquel ou aço niquelado.
fonte:wikipedia
Pêlo de Marta Vermelha Kolinsky
Do rabo da marta vermelha Kolinsky, que vive na Sibéria do Norte, extrai-se a melhor qualidade de pêlo para fazer pincéis para aquarela.
O pêlo garante uma absorção excelente de água e tinta, e é sinônimo de elasticidade e longa vida útil.
A vantagem da sua grande capacidade para absorver água é a possibilidade de pintar grandes superfícies sem que seja necessário molhar o pincel repetidas vezes na tinta. O feixe de pêlo do Kolinsky tem uma ponta formidável; indispensável para quem deseja pintar detalhes muito miúdos.
Pêlo de Marta Vermelha
Pincéis fabricados deste tipo de pêlo também dispõe de uma grande capacidade de absorção de água e tinta, uma elasticidade ótima e uma longa vida útil.
Com o pêlo de marta vermelha igualmente permite a formação de um feixe em forma de uma ponta perfeita.
Pincéis de pêlo de marta vermelha geralmente são empregrados para aquarela, mas tambémserve para trabalhos com gouache, aquarela líquida, etc. Além disso, os pincéis são muito apropriados para pintar detalhes com acrílico e óleo. As vantagens são quase iguais às dos pêlo Kolinsky. Só você mesmo pode notar a diferença!
Pêlo de Esquilo
O rabo do esquilo russo ou canadiano fornece uma espécie de pêlo que se distingue pela sua maciez e capacidade de absorção.
Este tipo de pêlo (muitas vezes chamado de "Petit gris pur") é empregado quase exclusivamente para aquarela e seda.
É famoso pelo seu caracter suave, e grande capacidade de absorção de água.
Muito próprio também para lavar a pintura, como quando se faz um céu repleto de nuvens.
Pêlo de Porco Chinês branqueado (Hog Bristle)
Pêlo de excelente qualidade. De origem chinesa, de uma raça de porco que vive na província Chunkim.
Este tipo de pêlo dispõe de certas características supremas: é duro mas ao mesmo tempo macio e elástico.
Além disso, tem uma capacidade boa de absorção de tinta e é extremamente resistente ao desgaste. Características indispensáveis quando pintar com cores acrílicas ou óleo.
Pêlo de Porco
O pêlo de porco muitas vezes é branqueado e, geralmente, é razoavelmente rígido e tem uma boa capacidade de absorção e resistência ao desgaste.
Pela sua longa vida útil é muito usado nas escolas para pintar com gouache, acrílico, etc.
Pêlo de Orelha de Boi
Este pêlo é fornecido em várias cores ( a saber: preto, castanho claro e escuro) e geralmente é usado como uma alternativa econômica para o pêlo de marta vermelha.
Suas características são: uma boa capacidade de absorção de água, elasticidade razoável e longa vida útil.
Pincéis feitos com esta espécie de pêlo podem ser empregados independente do tipo de tinta.
Filamento Sintético
A escassez de pêlo de marta fez com que, no decorrer dos anos, houvesse várias tentativas de desenvolver uma espécie sintética de pêlo. A meta era um pincel com as mesmas qualidade que o de marta vermelha, mas com um preço mais econômico.
Nos anos setenta foram alcançadas as primeiras tentativas com sucesso.
Atualmente, fibras de polyester com uma ponta muito fina foram desenvolvidas. Sua características aproximam-se à qualidade do pêlo de marta vermelha, as características como elasticidade e resistência ao desgaste também são comparáveis às do pêlo de marta vermelha.
Graças à sua ponta perfeita e longa vida útil, os pincéis de filamento sintético são apropriados para muitos tipos de tinta.
A Virola
Dizem os entendidos que um bom pincel começa por ter uma bela virola.
Se o fabricante não teve o cuidado em escolher uma boa qualidade de virola para dar um bom acabamento ao pincel, que é uma coisa aparente tanto se imagina à escolha das cerdas.
O Cabo
O cabo deverá sobretudo dar um bom estar na mão, afinal "o pincel é a extensão da mão do artista".
O seus comprimento depende da finalidade para qual está sendo usado. Em princípio usa-se cabo curto para aquarelar ou fazer estudos e um longo ou muito longo para trabalhos com cores a óleo ou acrílico.
Mas o mais importante na verdade é a sua preferência!
A Impressão
Dá a indicação quanto ao número, marca e série do pincel que comprou.
Quanto maior o número, mais pêlos o pincel tem.
À parte do grande número de tipos de pêlo, também existem diversos tipos de fixação de pêlos.
Cada fixação tem seu modelo específico. Assim, sempre achará um pincel que combina bem com seus estilo de pintar.
Usará sempre outros pincéis, dependendo da fase de acabamento em que se encontra o seu trabalho.
De forma geral, as formas de pincéis são divididas em duas classes pincipais, o chato e o redondo. Dentro de cada classe existem várias outras divisões.
fonte: Companhia do papel
Beijooooossssssss!!
Lu Heringer.
(:)