Pesquisar este blog

6 de maio de 2010

AGULHA MÁGICA - ACABAMENTOS DAS PEÇAS.

NÃO ESTOU MAIS VENDENDO NADA DO KIT DA AGULHA MÁGICA. SINTO MUITO, PESSOAL!



Oi, meninas maravilhosas!

Tenho recebido muitos emails me perguntando como fazer a finalização dos trabalhos com o bordado da Agulha Mágica. Então vou deixar aqui algumas dicas para você que já faz esse trabalho e para você que está começando agora, a partir dos meus vídeos e do kit que disponibilizo.


ACABAMENTO PARA ALMOFADAS

Esse acabamento é bastante simples e qualquer costureira faz, por um preço barato. Mas, se quiser fazer você mesma, aí vão as dicas:

- Primeiro de tudo, ao finalizar o trabalho, passe uma camada de termolina leitosa sobre os pontos, no lado do avesso, para que os pontos fiquem fixos ao tecido, pois, se um ponto for puxado pode desmanchar toda a carreira que foi bordada com aquele pedaço de lã. Caso você não tenha crianças e animais em casa, não vai precisar fazer isso. Mas, talvez seja bom pensar na possibilidade de que uma laçada possa vir a enganchar em um anel ou outro objeto qualquer. É sempre bom garantir a fixação dos pontos no tecido com o uso da termolina. Ela pode ser mais diluída daquilo que vem no frasco, ou então, você pode comprar um litro da cascorez rótulo azul e misturar 1 medida da cola + 1 medida e meia de água mineral ou destilada (para não dar cheiro por causa do cloro da água potável). Vai fazer uma termolina mais líquida e aplica, com cuidado, no avesso de modo que o líquido não passe para a frente do trabalho. Passe a termolina somente onde tem o bordado e não no tecido todo, ok?

- Depois que estiver bem seco coloque direito com direito o seu bordado + um tecido da sua escolha que servirá de fundo para a sua almofada. Faça uma costura reta, na máquina de costura, em três laterais da almofada. Na quarta, costure o zíper. Bem, esse procedimento é para o caso de fazer capa de almofada comprada pronta. Se já for a própria almofada, basta costurar três laterais e deixar uma abertura na quarta lateral, por onde irá colocar a espuma. De um modo geral, esse trabalho fica melhor quando é usado como capa, mesmo, viu?

E está pronta sua almofada!



ACABAMENTOS PARA TAPETES

Existem duas maneiras de se fazer um bom acabamento nos tapetes bordados com a Agulha Mágica:

- Recorte as sobras do tecido, ao redor do bordado, na largura de uma fita crepe daquelas mais largas.

- Cole fita crepe sobre esse tecido, fazendo duas camadas. Ou seja, cole uma fita crepe seguindo todo o cortono do tecido no lado direito e outra no lado do avesso. Se quiser que fique bem firme, pode repetir a operação toda, colocando duas camadas de fita crepe ao redor de todo o trabalho.

- Pegue uma lã de sua escolha, de preferência em uma das cores que tem no tapete, e borde toda essa tira de fita crepe com o ponto cheio, usando uma agulha de tapeçaria para fazer isso.

Veja como é feito o ponto cheio:


1- Enfie a agulha exatamente por cima do ponto por onde ela foi puxada, e volte a puxar junto do primeiro ponto



2- Faça o ponto seguinte do mesmo modo.



3- Continue assim até preencher toda a superfície.
(pap achado no blog Artesanato Virtual)


Bem, esse é um modelo de bordado. Mas, dá para visualizar bem como se procede o bordado do ponto cheio nas bordas de seu tapete.


Outra maneira de finalizar o tapete é, simplesmente, dobrar o tecido restante no lado do avesso (fazendo uma faixa) e ir costurando essa faixa usando ponto invisível, no lado do avesso. Essa faixa de tecido vai contornar todo o tapete no lado do avesso. Procure fazê-la o mais uniformemente possível, ok?

Em ambos os métodos de acabamento temos que passar a resina para tapetes de modo que o tapete não fique escorregadio ao ser pisado e, claro, para segurar os pontos do bordado na hora da lavagem do tapete.

A aplicação da resina pode ser feita com uma trincha macia ou com rolo de espuma. É muuuito importante que se aplique uma camada generosa dessa resina para que forme uma boa capa de emborrachado sob o tapete.

No caso de quem preferir fazer a tira dobrada para trás e costurada com ponto invisível, pode-se fazer o seguinte:

- Aplicar uma camada generosa na tira, em todo o seu contorno, e uma camada mais fina sobre os pontos. Desse modo o tapete ficará bem seguro e os pontos ficarão presos para o uso e lavagens.

Muito importante: Não lave esse tapete na máquina de lavar, nem esfregue com vassoura. Esse é um trabalho mais delicado e dever ser lavado com uma escova pequena e não muito dura. Não pendure no varal. Deixe secando à sombra, na posição horizontal, sobre uma toalha velha ou algo similar.

Basicamente, é isso, garotas!


Caso tenham restado mais dúvidas quanto ao acabamento ou qualquer parte do processo, basta deixar sua dúvida aqui mesmo em comentários.


Beijo grande e fiquem com Deus!

Lu HeringeR
.