Pesquisar este blog

17 de outubro de 2008

PAP DAS AFRICANAS DA FÁBIA!


Eita que essas peças fizeram o maior sucesso lá na comunidade. Gesso era uma técnica muuuito usada até bem pouco tempo. Depois parece que ficou meio esquecida e agora, tudo indica, que está retornando com força total.

Nossa querida amiga Fábia, passou para a gente como fez essas peças (Africanas) e agora passamos para todas e todos.

Bora lá?



PAP DAS AFRICANAS:

1º) Limpe a peça com palha de aço ou lixa de unha para retirar as possíveis imperfeições,ou se ouver alguma falha complete-as com massa de modelagem.

2º)Fazer a impermeabilização ou selar:Três modos(escolha um deles):Passar Primer em toda a peça;Passar goma laca indiana em toda a peça;ou fazer uma mistura de alcool 92,8° para 200gr de asa de barata(essa sai mais em conta kkkk),depois de selar espere secar bem para receber a pintura.

3º)Escolha as tintas acrílicas,as pátinas cera e pasta cera (essas para os acessórios) de sua preferencia que seram usadas nas roupas.

OBS:Normalmente nas roupas uso uma cor de tinta e depois uso em cima a pátina cera pois qd faço o desgaste aparecerá a cor da tinta usada em baixo,então é muito importante saber qual a tinta que irá combinar qd fizer o envelhecimento.

4º)Pinte todo o corpo (inclusive todo o rosto sem detalhar olhos)e acessórios, de Base acrilica preta(não se preoculpe em borrar nas roupas,pois depois no final vai ser feito os retoques).




5º)Pintando as roupas:Normalmente eu pinto de tinta acrílica cor champgne todas as roupas e depois de seca passo as pátinas cera com batedor em cada peça de roupa com as cores escolhidas.

6º)Depois de seguinha vou colocando aos pouco "Betume de Judea" para fazer o envelhecimento e vou limpando com pano, com isso vai desgastando a cera e aparecendo a tinda de fundo, qt mais esfregar mais sairá a cera, então tome cuidado para não desgastá-la muito, caso isso ocorra passe novamente a cera da cor e vá fazendo este envelhecimento em todas as peças e observando a iluminação que a cor de fundo dá nas roupas que melhor lhe agrade.Vc pode tb passar o betume de judea direto sobre a tinta acrílica se não quiser passar pátina cera.

7º) A peça vai ficar toda borrada e agora é hora de fazer os retoques de preto em todo o corpo e acessórios.



8º) A peça está pronta vamos dar brilho aos acessórios,vc pode fazer de dois modos:usar pasta cera em prata,ouro,cobre ou bronze e ou usar purpurina diluida com goma laca incolor com duas a três gotinhas de thiner(o thiner eu nem coloco)

9º) Com a pasta cera passe o dedo indicador e desgaste no dedo polegar e passe sobre os acessórios,ficará com fundo preto e com brilho em cima e showwwww e se quiser com purpurina sendo que esta cobre completamente ,mais deixa mais vivo os acessórios e tb é showww.

OBS: com essa mesma mistura de purpurina eu fiz algumas peças de africanas apenas nas saias dê uma olhadinha como ficou eu fiz em cobre ouro e prata.

10) Para finalizar faça um acabamento na base com papel camurça ou outro tipo de papel ou tecido para proteger os móveis.E não esqueça de passar uma flanela limpa para puxar o brilho da cera.

É isso aí amigas acho que não esqueci de nada e qualquer dúvida entre em contato que estarei explicando.Espero que tenham entendido e que eu tenha sido útil de alguma forma.Beijos bem grande pra todas. Fábia.

Claro que ajudou, Fábia! E muito. Agradecemos a sua colaboração e o seu carinho, viu? Beijão!

Taí o pap completo e bem explicado da Fábia. Agora é só por a mão na massa - ô, quer dizer > no gesso! hehe.

Beijooooooossssss!!

Lu Heringer
(:)



5 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite... Estou apaixonada pelas suas africanas. São belíssimas, de um colorido esfusiante. Sou aposentada, depressiva, estou há muito tentando sair desta. Fiz um curso de pintura em gesso. Amei. Até agora só pintei imagem sacra. Estou começando a enveredar pelo MDF por falta de opção de peças bonitas em gesso.Tenho um blog(fiz agora) e postei duas fotos. Dê uma olhada e analise pelo olhar de quem está começando aos 61 anos. http://yannidias.arteblog.com.br Só que moro em Aracaju e aqui é muito difícil encontrar peças bonitas como as suas. Se for possivel, gostaria que me desse o endereço do local onde as compra. Gostaria de ampliar meus conhecimentos sobre sua arte. Os cursos que temos aqui são bem básicos.Melhorou um pouco depois da Le Biscuit montar uma loja em um shopping e começar a oferecer cursos. Faço sempre que posso. Você ensina também? Tem apostilas?Um grande abraço, Eliana Dias.

Anônimo disse...

Olá, nossa você é uma benção, caiu do céu.
Adoro qualquer arte.
Eu só aprendo com pessoas como você , que divide conhecimentos atraves de blogs ou videos.Nossa, estou tirando um monte de duvidas com suas explicações, meu muito obrigada e que Deus te abençõe.
Um beijo da Cristi

Unknown disse...

oi fabia .parabens pelas peças .faço tb as mesmas africanas.costumo fazer decoupage nas saias dos homens como tb uso espelhos colando nos detalhes.USO TB PEDRARIAS FICAM UM SHOW.coloco na base peças de biju pra detalhar mais as peças .bjssssss .qualquer comunicaçao regiabbotoni@hotmail.com msn.Esta arte vem de DEUS (dom).Adoro!

Anônimo disse...

Tambem gostaria de saber onde voce compra as peças de gesso. Parabens, voce é muito talentosa.

Unknown disse...

Boa noite!! Como faço pra adquirir as formas dessas africanas? Onde encontro. Estou muito interessada