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6 de março de 2011

SCRAPDECOR - BY VÂNIA PORTO


Oi, pessoal!

Hoje trago um pap super, hiper, bem explicado de uma linda caixa de scrapdecor feita pela Vânia Porto. Vânia é minha amiga pessoal e moderadora na minha comunidade no orkut. Pessoa de imensos talentos! Faz uma variedade imensa de técnicas, inclusive a Latonagem (Repujado, Prata Boliviana). Seus trabalhos são impecáveis, com acabamentos perfeitos. Uma grande artesã e uma ótima pessoa.

Vamos ouvir a história de Vânia com o scrapdecor: 'Comecei na arte do scrapbook há 7 anos atrás e pouco se via desses materiais no Brasil e quando encontrávamos eram preços pouco acessíveis o que me fazia, muitas vezes, ter que adaptar sem "ferir" os preceitos básicos que é trabalhar com PAPÉIS livres de ácido e lignina e fazer perdurar lembranças. O scrapdecor, segue essa mesma linha, ou seja, trabalhe sempre com produtos de ph neutro e eternize sua caixa. Apenas lembrando que: Se sua caixa é 50% ou mais em tecido, ela não é scrapdecor; se sua caixa é 50% ou mais em carimbo, também não. Use e abuse no uso dos papéis com texturas, com gramaturas variadas, fitas, botões, flores, chipboard, pó de emboss e todos os outros elementos que o mercado brasileiros nos possibilita hoje e bom trabalho!'

Essa é a caixa que vamos aprender a fazer hoje.



PAP COMPLETO:









Com uma trincha própria para pátina, dei uma demão "puxando" bem de tinta acrílica Toffe Brown (Mural)... Antes dei 3 demãos de base...












Deixei secando e depois passei o verniz acrílico...

Usei um chipboard em forma de borboleta para riscar (No avesso) do papel e recortei..











Colei o papel com o auxílio da dobradeira, caso não tenha, use um pouco de pressão para que fique bem colado.
















Lixei as pontas do chipboard para ficar bem certinho.

















Vou usar a transparência para impressora jato de tinta para fazer a outra asa da borboleta, caso não queira usar esse material, use o acetato.















Ainda usando a forma do chipboard, risquei e cortei a transparência e o papel vegetal amarelo.













Passei com a ajuda de uma esponja, tinta acrílica branca no carimbo e logo a seguir carimbei na transparência.














Transparência carimbada.


















Deixo aquela asinha lá secando.

Agora vou usar relevo transparente na borda dessa asa e derramar por cima o bit color laranja... (São micro esferas).













Use um papel sulfite vincado no meio para ajudar a retornar os bits para o vidrinho.














Usando linha de bordar, fiz uma carreira de contas que imitam cristal (Para o corpinho da borboleta) e colei com cola lantejoula.













Cortei o papel que servirá de base para o scrap.

Lembrando não use régua de plástico com estilete.













Aqui já dei vários cortes no papel e fui passando a fita no sentido pra cima e pra baixo.
















Usando o mesmo material (a transparência que cortei uma asa da borboleta), também imprimo a palavra "Memórias".















Agora já está tudo seco (15 minutos) ... "Sujo" a lateral do chipboard com a carimbeira marrom e uso cola quente para fixar a transparência.














E colo também a asa de papel vegetal.














Para que as asas fiquem bem levantadas, pingo uma gota grande de cola quente e espero secar segurando a asa (Não quero que cole e sim que sirva de base para a asa não baixar).

A borboleta está pronta!












Vou usar o MESH para ficar por baixo da palavra "memória" no layout - Ele tem 4,5 cm de largura e é bem durinho, fácil de trabalhar.












Fixei o ilhós (Embaixo do MESH e por cima a transparência).

Isso feito, agora já podemos colar o papel na tampa da caixa. É só passar cola e colar como se fosse uma decoupage, certo?


















Colo a borboleta.

















Colo também as cantoneiras de mdf. Não passei nada nelas - Queria assim como são.














Agora o chipboard de flor com o PÓ DE EMBOSS.

Destaque as pétalas internas.















Passe a carimbeira marrom nele.



















Cubra com o pó de emboss.




















Retire a flor e com o auxílio de um papel sulfite vincado, retorne o pó para o pote. Use o aquecedor para dar o efeito na flor. Fotografei o que vai acontecendo com o calor aplicado sobre o pó de emboss.











Furei o centro dessa flor e carimbei a bailarina (Brad) com a carimbeira marrom.
















Abri o pote do pó de emboss e afundei a parte da bailarina que havia carimbado. Retornei e aqueci no aquecedor.

Com o furador, fiz outra flor no papel vegetal amarelo e montei a flor.













Fiz o mesmo processo na segunda flor e usei relevo transparente no miolo para colar algumas pequenas contas de pérolas.

Depois de tudo pronto, colei na tampa da caixa.






LATERAL DA CAIXA




Recortei um pedaço do papel e colei, tendo o cuidado de alinhar as listras com a tampa para que quando a caixa estiver fechada haja uma continuidade. Usei o furador de cantos.















Carimbei.



















Apliquei o pó de emboss e aqueci com o soprador, como explicado acima.















Colei o papel na lateral da caixa. Colei essa borboleta (Era um adesivo) com fita banana (Espuma), e usei o relevo transparente nas bordinhas dela.
















Ficou assim. Espero que tenham gostado e entendido tudo.

Vânia Porto.








Falei pra vocês que era um pap super ultra mega explicado, né? Muito linda essa caixa! O nome 'Simples Assim' que aparece em todas as fotos é blog da Vânia. Acessem o link e vejam outros paps de scrapdecor, além de todas as outras peças da Vânia.

SIMPLES ASSIM:
http://www.simplesassimartesanato.blogspot.com

Espero que tenham gostado sa matéria e qualquer dúvida que tiverem, deixem em 'comentários' que a Vânia se propôs a passar aqui todos os dias para responder questões, enquanto a matéria ficar na capa do blog, ok?

Beijo carinhoso e fiquem com Deus!!

Lu Heringer :)






17 de fevereiro de 2011

ENTALHE COM FOLHEAÇÃO A OURO E PREENCHIMENTO DE RESINA



Oi, pessoal!

Voltando do cruzeiro Costa Serena - 2011. Muito feliz porque foi uma viagem maravilhosa, com momentos inesquecíveis e muuuitas emoções - hehe!! Fotos da viagem no meu Orkut e no meu Facebook.

Antes de partir pelos mares do Brasil varonil, fiz essa caixinha - é bem pequenina, cabe na palma da mão. Vou deixar aqui o pap de como ela foi feita:

- Lixei com a lixa 400 e apliquei goma laca em toda ela.

- Lixei novamente, bem de leve, usando lixa 400 - lixa dágua - para tirar os 'pelinhos' que ficam levantados. Ficou muito lisa e muito gostosa ao tato.

- Passei o desenho para a tampa usando carbono azul, de tecido. Esse carbono de tecido é o melhor porque, como ele tem uma cera na sua composição, não deixa borrar.

- Usando meu Turbo Carver, entalhei toda a tampa, rebaixando os desenhos como fiz na peça do Parchin Kari.

- Apliquei verniz mordente da Gato Preto - para mim o melhor que há no Brasil porque é mais consistente e não escorre.

- Depois que o verniz ficou mordente, ou seja, ficou uma 'pega' ao toque sem que saísse nenhuma película ou ainda estivesse alguma parte molhada, coloquei luvas de malha e apliquei a folha de ouro usando um pincel redondo e macio. Aplica a folha bem esticada e vai fazendo emendas - elas não aparecem depois do trabalho pronto. Uma vez que eu já tinha toda a superfície coberta com a folha de ouro, entrei girando o pincel e depois alisei com a luva de malha. A aplicação ficou perfeita! Veja um vídeo que fiz com um resumo da aplicação da folha de ouro > clique aqui!

- Tingi resina transparente nas cores vermelho, verde escuro, verde claro e azul real usando corantes - a resina Cristal que você encontra na Siquiplás. Os corantes deixam a resina colorida e ainda transparente. Se usar pigmento, fica colorida e opaca. Queria a transparência para deixar mostrar por baixo da aplicação o dourado da folha de ouro. Aplica-se o catalizador - produto que faz a resina endurecer - somente na hora da aplicação, pois, ela começa a endurecer em menos de 10 minutos.

- Com palitos de churrasco, fui pegando as resinas e preenchendo os ocos dos entalhes. Nessa aplicação há que se levar em conta que a resina 'encolhe' um pouco depois de seca. Então, preenchi até que ficasse um pouco mais alto do que os entalhes, certo?

- Deixei de um dia para outro para garantir a secagem completa da resina.

- Na parte debaixo, pintei com a pva azul real. Duas camadas para cobertura perfeita.

- Estava pronta!


Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, deixem em comentários, ok?


Super beijo e fiquem com Deus!

Lu Heringer :)



2 de fevereiro de 2011

DECOUPAGE EM AZULEJO + GUARDANAPO DE DECOUPAGE FEITO EM CASA


Oi, pessoal!!
Essa semana, estou trazendo a Decoupage Em Azulejo + Impressão de Guardanapo de Decoupage Feita em Casa (que título enorme - hehe!). Nunca vi nada a respeito da decoupage em azulejo e resolvi gravar. Alguns meses depois de ter criado a técnica do guardanapo de decoupage caseiro, já aprendi muito mais do que sabia na época em que lancei o primeiro vídeo. Então, achei que valia a pena demonstrar as instruções novamente.
O processo é bastante simples e o resultado é muito lindo. Vamos conferir no vídeo que fiz?

A Laca Chinesa aplicada no final, vai proteger a figura de modo que possa ser limpa porque só o verniz vitral não permite isso. Como esses azulejos serão colocados na minha cozinha, essa proteção era fundamental! Agora é muito importante atentar para o seguinte:

  • Quando for fazer a limpeza use um pano úmido - não molhado! - para retirar a poeira acumulada.
  • No caso de gordura, aplicar um pouquinho só de Veja Multiuso no pano úmido e passar de leve. Não esfregue!
  • Não deve ser lavado embaixo da torneira, ou usar água quente ou máquina de lavar.
UM OUTRO MÉTODO DE IMPERMEABILIZAÇÃO QUE PERMITE LAVAGENS:
Ao invés da Laca Chinesa, use a TINTA 150 - TRANSPARENTE - DA CORFIX que é própria para impermeabilizar vidros, metais, cerâmica e porcelana. CLIQUE AQUI para ver como usar essa tinta.

MAIS DICAS!
- Talvez seja necessário entrar com um relevo baixo e fino (que tal o squizz transparente?) ao redor da figura para protegê-la porque fica um degrau pequeno ao redor dela. Caso não queira entrar com esse relevo, muuito cuidado na hora de limpar. Se essa área for forçada, poderá comprometer o trabalho. Siga as instruções acima e sempre, sempre, sempre use de leveza para fazer isso, ok? Passe essas instruções para a sua secretária do lar.
- Quando mandar colocar a moldura, escolha algo que não interfira com o trabalho. Acho que uma madeira simples é o ideal. Peça ao profissional para colocar um gancho que aguente bem o peso do azulejo, porque esse é pesado. Para colocar na parede, tem que entrar com bucha e parafuso. No caso de um azulejo comum, desses quadrados e pequenos, o peso não é excessivo.
Essa peça não só é muito legal para se usar em casa mas, também, para presentear e vender. Olha só que presente original!! E se você personalizar com a impressão da foto de alguém querido, animal de estimação ou algo nesse gênero? Show de bola, hein?

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida deixem em comentários, combinado pessoal?

Beijo grande!

Lu Heringer :)

Vocês encontram várias imagens de decoupage para cozinha, chefs & waiters, infantil, entre outras aqui mesmo no blog. Veja a lista de matérias à esquerda da página!

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27 de janeiro de 2011

A ARTE DE LUIZ ANTÔNIO BRITO

Luiz Antônio Brito, que assina suas peças como 'Brito' é meu amigo pessoal e dono de uma criatividade e talento grandes. Abro esse espaço para prestar uma homenagem ao homem e ao trabalho por ele realizado.

COMO TUDO COMEÇOU?

Luiz Antônio foi tratado durante um longo período com 'uma feridinha' na laringe. Tomou antibióticos, usou spray de própolis e coisas assim. Numa investigação mais profunda - com outro médico! - descobriu-se que a 'feridinha' era na verdade câncer de laringe que havia se transformado em metástese. Foi dado a ele, no máximo, 6 meses de vida. Luiz começou, então, o longo e dolorido tratamento de químio e rádioterapia e acabou por vencer a batalha! Um lutador e um vencedor! Passou a usar uma laringe eletrônica, que usa até hoje para poder falar.

Numa dessas esperas em consultório, pegou uma revista antiga para folhear e viu uma matéria sobre pirogravura. Apesar de nunca ter estudado desenho ou atuado na área da arte e artesanato, comprou um pirógrafo pela internet e começou a fazer quadrinhos 30x40cm com os quais presenteava amigos. Fazia isso para passar o tempo... Bem, os amigos incentivaram Luiz a se profissionalizar e a desenvolver sua arte, tal era o talento que ele tinha com a técnica. Ele passou, então, a escolher material melhor e ao invés de fazer em compensados, como até então fazia, começou a comprar Manacá, a pesquisar e procurar entender melhor como usar o pirógrafo de modo a não criar sulcos na madeira, a dominar melhor o controle de temperatura, os sombreados, as diferenças entre pirografar em dias úmidos ou secos, a influência de ventos na hora de pirografar, a conservação da madeira para não empenar e vários outros aspectos técnicos que não só facilitaram a execução de sua obra, como lhe ajudaram a criar a sua identidade artística, o que mantém até hoje. Daí para frente, ninguém segurou mais o moço! hehe! Passou a fazer exposições em duas Exposul, Francashopping, Palácio da Cultura de Goias, Escarpas do Lago em Capitolio-MG e, em vários outros locais.

MAS, QUAL É O PULO DO GATO NESSA TÉCNICA?
Segundo palavras do próprio Luiz Antônio seria mais ou menos isso:

'Não posso passar o pulo do gato porque nem eu mesmo sei qual é já que sou autodidata!' - risos. Para aqueles que desejam começar nessa arte, recomendo que comprem um pirógrafo que tenha variações de temperatura, comprem um pedaço de madeira e experimentem as várias temperaturas e respeitem sempre o sentido certo do que esta desenhando, também. Por exemplo: para pirografar um cabelo crespo, o movimento do pirógrafo tem de ser circular, enquanto que para fazer o cabelo liso terá que fazer riscos suaves e contínuos, mas essas coisas se descobrem praticando. Há tecnicas de pirografia invertida onde não o desenho que é queimado, mas o que o cerca (espaço negativo). Acho que o segredo é experimentar e não se preocupar muito com o desenho em si. Eu me preocupo muito com os traços firmes e sem tremores. Quando traçar com a ponta do pirógrafo, tente fazer com firmeza e determinação e sem marcar a madeira, sem fazer sulcos, que ficam bons no artesanato, mas que ficam feios em trabalhos de arte. A coloração é feita sempre num só sentido e contrário ao sentido dos veios da madeira para o pirógrafo não afundar em algum sulco e queimar mais do que o necessário. A tonalidades se conseguem com a mudança de temperatura no pirógrafo. Quanto menor a temperatura, mais claros os traços e vice versa. Para limpar as marcas de calor que aparecem em torno dos riscos, eu uso borracha escolar branca. Assim como para tirar qualquer sujeira causada pelas mãos. Utilizo também um pano para correr as mãos sobre a madeira para que não molhe de suor e influencie na queima. A madeira úmida pega uma coloração na queima diferente de quando esta seca. Pelo mesmo motivo, procure sempre fazer as várias partes do desenho nas mesmas condições climáticas.' ... E ele ainda acha que não sabe qual é o pulo do gato - hehe!! Deu para ver que são vários os pulos do gato, mas nada que seja difícil ou impossível para qualquer pessoa conseguir fazer, certo?

No final de entrevista, ele diz: 'Espero ter colaborado em incentivar a quem possa se interessar nesta belíssima e umas das mais antigas fomas de arte mas, principalmente, levar uma historia de superação a quem esteja passando ou passou pelo mesmo problema que tive que enfrentar.'

Com certeza, Luiz Antônio! Sua história é incrível e mais incrível ainda é o fato de nunca sabermos o que a vida (Deus) nos prepara. Algo que começou de um modo tão triste, tão sem esperanças, se transformou na maior forma de expressão de sua vida e, arrisco dizer, no seu verdadeiro propósito nesse planeta - fora a família, claro! Um exemplo de superação a ser seguido por todos nós que temos essa tendência chata de reclamar tanto das coisas e esquecer de contar nossas bençãos e agradecer, sempre, por elas! Agradeço imensamente ter separado um tempo na sua agenda apertada para me dar essa entrevista e desejo (desejamos todos aqui!) que seu caminho seja de muita luz e de muita criação com a qual nos presenteia a cada trabalho. É uma honra imensa, para mim, poder chamá-lo de amigo, Luiz.

Visitem o site do Luiz Antônio - ainda está em construção, mas vai ficar show! :
www.britopirografias.com.br

Espero que tenham gostado da matéria dessa semana, pessoas queridas. Logo, logo, venho com uma técnica nova que acho que vão gostar e que vai ser bastante útil.

Beijo grande e fiquem com Deus!

Lu Heringer


GALERIA DE FOTOS DOS TRABALHOS DO LUIZ ANTÔNIO BRITO - O trabalho dele é tão extenso e tão criativo, que foi difícil escolher as fotos para essa galeria. Espero que gostem da seleção.

CLIQUEM NAS FOTOS PARA VER EM MAIS DETALHES:
















Muito bonitos e muito bem executados.


Meu NOVO SITE com material para latonagem:
www.casadalatonagem.com



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