Pesquisar este blog

22 de setembro de 2010

ENTALHE EM OVOS!

Pessoal... O Gary, autor das maravilhosas obras de arte dessa matéria, visitou o blog e deixou recado que pode ser visto nos 'comentários' (escreveu em Português, olha só que gracinha de pessoa). Fiquei muuito emocionada com isso. Nem dá para explicar o que significou para mim.

Deixo aqui o meu agradecimento ao talentosíssimo Gary pela visita. Um artista de primeira linha, um exemplo a ser seguido por todas as pessoas que buscam a excelência em suas artes. Significou muito para mim, Gary! Volte sempre. Será uma honra para todos nós.

Lu.





Mr. Gary LeMaster




É isso mesmo! Entalhe feitos em ovos é um tipo de arte que existe em várias partes do mundo e eu tive a oportunidade de entrar em contato com um dos maiores artistas desse setor, Mr. Gary LeMaster, a cerca de uns três anos atrás. O trabalho dele é algo assim difícil de descrever com palavras e tira o fôlego da gente, como vocês podem ver pelas fotos nessa matéria. Assim como ele, existem centenas de artistas ao redor do mundo dedicados a trabalhar, exclusivamente, nesse tipo de arte.






OS OVOS SÃO DE VERDADE?
Pois é, muitas pessoas pensam que são feitos de cerâmica, biscuit ou qualquer outro material parecido. Mas, são ovos de verdade das mais variadas aves como gansos, avestruz, ema, perus, galinhas, etc. Cada um com sua espessura característica o que pode vir a limitar o tipo de trabalho a ser realizado neles.




Clique nas imagens para vê-las com detalhes. Isso vale para todas as fotos da matéria.




COMO É O PROCESSO?
Primeiro é feito um minúsculo furo em ambas as pontas e todo o material interno é soprado para fora dele. Com muita calma, muita paciência e muito cuidado para que o processo não venha a romper a casca. Li, em outro site, que é possível se fazer esse processo usando uma seringa e agulha de insulina, sugando o conteúdo interior do ovo. Tudo com muito cuidado, pois, trata-se de material delicadíssimo. Isso feito o ovo é lavado e seco. Em seguida, o artista desenha aquilo que pretende esculpir.


O processo de entalhe é feito com aparelho chamado TURBO CARVER que usa brocas tão finas quanto as que os dentistas usam e gira na incrível rotação de 400 mil vez por segundo. Uau! Dá para imaginar isso? Esse aparelho é leve e pequeno como uma caneta e funciona com um compressor de ar - Mr Gary está usando na foto ao lado. Bem, recentemente comprei esse aparelho e já entalhei minha primeira caixa. Ainda não fotografei, mas pretendo trazer em breve o resultado para cá. Já estou com outros projetos de entalhe em andamento e, ao menos por enquanto, não me arrisco a entalhar ovo, não - riso. Mas, quem sabe um dia? Caso deseje maiores informações sobre esse aparelho é só clicar no link acima. O site é todo ele em Inglês. IMPORTANTE: Ao receber o aparelho aqui no Brasil você terá que pagar entre 100 e 300% do valor que pagou originariamente. Ou seja... Fica bem caro importar. Quase enfartei quando recebi a notificação da Polícia Federal sobre os custos para liberar o aparelho no correio. Mas, acabei dando um jeito. Depois quando trouxer minhas caixas trago maiores informações sobre o aparelho e tudo o que se pode comprar junto com ele, ok?

Continuando com o processo, uma vez finalizado o entalhe é usado um abrasivo leve para que sejam retiradas todas as marcas de lápis que tenham ficado. O ovo é então, mergulhado em dois banhos de água sanitária para que sejam retirados todos os resíduos de membranas de dentro do ovo (aquela pele branca). O ovo é então assinado e coberto com 3 camadas de verniz. Daí poderá ser colocado sobre um pedestal ou outros tipos de displays.

O processo do entalhe em si não é explicado pelo Mr. Gary já que ele dá aulas online para todo o mundo, vende dvd, etc. Claro! Ele pode ser um gênio, mas tem que comer como todo o resto de nós, simples mortais - riso. Mas, imagine entalhar em uma superfície tão fina e tão frágil sem quebrar, sem imperfeições. Tem que ter uma mão muito firme, muito treino e, claro, um excelente aparelho. Segundo Mr. Gary, leva-se em torno de três meses para se completar o entalhe em um ovo que seja completamente entalhado em toda sua superfície, trabalhando-se nele todos os dias, várias horas por dia. Tem que haver um imenso comprometimento, mesmo. Aliás, sempre digo que esse tipo de comprometimento é que separa os comuns dos especiais na área da arte. Talvez por isso existam tão poucos artistas especiais, não é verdade?


Nos trabalhos acima foi usado um processo diferente: Foram feitos com ovos de pato azul pintado
com esmalte preto, em seguida, foram cozidos no forno - os ovos já estavam vazio, claro. Uma vez que o esmalte tenha sido curado, foi usada uma broca para remover o esmalte e o revestimento azul característico do ovo desse pato, a fim de expor a camada branca. Imagine só retirar a pigmentação natural de uma casca de ovo para expor a parte branca - gente isso é uma superfície de mílésimos de milímetros! - e ainda por cima formando uma figura com o escuro que permaneceu no ovo. O mesmo pode ser feito usando ovos de coloração marrom natural, como o nosso conhecido ovo de galinha caipira. Segundo ele, ver a imagem se formando com esse processo é algo muito viciante e ele fez uma série de gueixas usando esse método. Bem, Mr. Gary e eu - com certeza! - temos algo em comum: amamos essas garotas como forma de expressão na nossa arte. Ele com os ovos e eu com minha latonagem - hehe! Falando nisso, já estou quase terminando a minha segunda gueixa de uma série que estou fazendo. Esse é um processo lento, também.

O que trouxe do site do Mr. Gary é, apenas, uma pequena parte do trabalho, só uma amostra. Querendo ver o trabalho todo é só clicar aqui que será dirigida(o) para o site que é todo em Inglês. É uma viagem que vale à pena para os amantes das artes e amantes de pessoas especiais que fazem um trabalho mais especial ainda.

Espero que tenham gostado, meninas e meninos.

Beijo carinhoso!

Lu Heringer :)







.

19 comentários:

virartes disse...

Nossa Lú !!!!!
Que lindo!!!!
Deus abençoe essa santa paciencia!!!kakakaka
Muito lindo mesmo !
Beijos
Virginia

Gisela disse...

Luuu...que santa paciência!
O resultado é lindo demais. Fico imaginando a mãozinha com peso de pena para fazer isso.
Cada um realmente tem um dom, eu com certeza, iria despedaçar logo tentando tirar a gema de dentro...kkk
beijão

Adelaide Mesquita disse...

Olá Lu!
A primeira vez que vi este tipo de trabalho foi nos japoneses mas acabei descobrindo em Portugal o Carlos Neves
que tem o blogue ovoseven.blogspot.com
Fiquei tão maravilhada que fiz a divulgação dele no meu blogue. Faça-lhe uma visita e vai ver que não se vai arrepender. Afinal é um português que também consegue fazer destas maravilhas.
Eu já tenho três. Dois de galinha,um dos quais me foi oferecido por ele e um de gansa que
é espectacular. Depois de iluminado,então fica maravilhoso.
Bjs e obrigada por mais esta descoberta

Amanda Fonseca disse...

Nossa, perfeição é pouco pra essa arte. Adorei o post. Bjks.

Kika De Pauli disse...

Lu,
Seu blog é bem legal. Gostaria de postar o passo-a-passo do patch no isopor em meu blog, dando os créditos a vc e incluindo um link para a visualização em seu blog, o q acha? Passa lá pra conhecer o blog: www.praticaecriativa.blogspot.com
Bjos,
Kika De Pauli

Gary LeMaster disse...

Lu,­ muito obrigado para mostrar as minhas obras de arte sobre o seu Blog! E obrigado a todos aqueles que aqui escreveram palavras tão amáveis. Se tem umas perguntas, por favor não hesite entrar em contacto comigo. O seu Blog é muito lindo! Eu explorei durante horas, passando por um artigo para o próximo.

Com gratidão,

Gary

Lu Heringer disse...

Meninas, queridas, muuito obrigada pelos recadinhos que estão deixando.

Realmente, é um trabalho de muita paciência e de muita habilidade. Para poucos mesmo!

Milai, fui ver o site que recomendou e é maravilhoso! Obrigada pela recomendação!

Beijo carinhoso!!

Lu Heringer :)

Lu Heringer disse...

Garyyyyy!!

Meu Deus do céu!! Que prazer, que honra ter recebido seu email e ler o recadinho que deixou aqui para mim e para o pessoal.

Para quem não fala Português a 40 anos (como me disse no email) está muito afiado.

Fiquei extremamente emocionada com seus contatos e com tudo o que disse, viu Gary? It meant the world to me.

It is very late here in Brazil, now. I promisse to answer you kind email, tomorrow.

Thanks again and comeback whenever you want! It'll be a honor for all of us!

Take very good care of you and those blessed hands!

Lu Heringer :)

Lu Heringer disse...

Kika! Desculpe, esqueci de te responder. Claro que pode publicar no seu blog. Deixando o link para cá, então, mais ainda - riso.

Beijo grande!

Lu Heringer :)

NORMA GEANE disse...

OI LU, PARABÉNS POR TUDO. PELO BLOG...PELA VISITA ILUSTRE DO GARY E POR OUTROS FAMOSOS QUE VIRÃO. VOCÊ MERECE TODO RECONHECIMENTO DO MUNDO, PELA SUA DEDICAÇÃO Á ARTE E SEMPRE E POR ESTAR INCANSAVELMENTE COMPARTILHANDO COM TODOS. AMEI A TÉCNCIA DO RELÓGIO QUE PODEMOS APALICAR EM MUITAS OUTRAS PEÇAS. POBRIGADA E SUCESSO SEMPRE.

Lu Heringer disse...

Norma, muito obrigada por essas coisas lindas que disse, querida. Muito obrigada por votos tão alto astral!

Só queria esclarecer que a vista de todas vocês é muito importante para mim e quando deixam recadinhos, então, me incentivam a nunca desistir desse trabalho. O Gary é uma pessoa especial? Com certeza é! Mas, vocês também são, viu?

Beijo carinhoso e fica com DEus!

Esperança disse...

Obrigada Lu por nos presentear com um artigo tão rico,abraços

Malu Souza disse...

Oi Lu,
Prá quem gosta de artesanato, seu blog é show, nem tem como não ser sua seguidora, rsrsrs. Aqui aprendi muita coisa, tirei muitas dúvidas(e eu te achei só agora, heim), obrigado por compartilhar seu conhecimento, pode ter certeza que sua colheita será farta, afinal vc está plantando ótimas sementes quando compartilha o que sabe.Quando puder, visite-me.Bjusssss, Malú.

Lu Heringer disse...

Esperança, fico feliz que tenha gostado da matéria. Beijo, querida!

Malu, muito obrigada! Que bom que pude ajudar em algo. Volte sempre, viu?

Beijo carinhoso e bom final de semana para todos!!

Lu Heringer :)

Jussara Machado disse...

Lu,
eu já tinha visto ovos pintados, mas esses...são maravilhosos!!!
Magnifica arte, estou de boca aberta!!!
Parabéns ao artista, e que ele tenha a proteção Divina!
Beijos
Jussara

SIMPLESMEN - TE ANA disse...

Realmente qdo penso já ter visto maravilhas em forma de arte,deparo-me com estes ovos entalhados com preciosidade de detalhes e que Deus abençoe as santas mãos de Mr.Gary e a vc por compartilhar conosco estes tesouros. Parabéns ao nosso artista. Gde bjo

Anônimo disse...

Terezinha disse: OI...Lu... Tenho seu blog no meus favoritos a muito tempo. Como artista, voçe é muito talentosa. Em todas as artes que pratica. Dividir o que sabe, então torna voçe muito mais querida entre as blogueiras, com certeza. Seus vídeos são muito bons, e ricos em detalhes. Parabens. Mr. Gary com seu talento faz coisas divinas para nós todos apreciar.Um boa semana para voçe. Que sejas sempre iluminada. Abraços T.

Lu Heringer disse...

Jussara, Ana e Terezinha: Muito bom ter vocês aqui com a gente, viu?

Obrigada pelo carinho!

Beijoooo!

Lu Heringer :)

Anônimo disse...

Lu. seus trabalhos são lindíssimo, você está de parabéns. Isso que é saber trabalhar com a paciência...rssss.
Meu Blog...http://veraluciamatosribeiro. blogspot.com
Ainda sou uma pequena iniciante, mas chego lá.