Pois é... A técnica tem todos esses nomes mesmo.
- Inlay - No caso, Marble Inlay (incrustração em mármore), porque o Inlay- que quer dizer 'incrustração', em Português - pode ser feito com uma grande variedade de materiais.
- Pietra Dura e Pietre Dure é o nome em Italiano (o primeiro é plural e o segundo singular)
- Parchin Kari é como é chamada na Índia.
São nomes para uma mesma técnica de se cortar, polir e encaixar pequenos pedaços de mármore em um design feito numa peça, também, feita de mármore. Como se fosse um quebra cabeças ou uma marchetaria feita com mármore. Em alguns casos, são usadas pedras preciosas e semi preciosas como a Água Marinha, Lapis Lazuli, Ágata, Madrepérola, etc. É diferente de mosaico, pois as peças são cortadas e lixadas em vários formatos de modo que se encaixem nas imagens pré desenhadas e, quando colocadas juntas, encaixam-se perfeitamente uma ao lado da outra, sem deixar espaços. Sem contar que não são unidas com rejunte e, sim, coladas na peça depois que essa foi escavada (entalhada), embora um substrato seja passado por cima de tudo de modo a cobrir pequenas falhas. A receita desse substrato é guardada a sete chaves. Essa técnica é basicamente arquitetônica (paredes, chãos, etc.), mas é muito usada em tampos de mesa, quadros, painéis, medalhões, painéis inserido em portas, esculturas, em porta jóias, entre outros. O resultado é simplesmente ma-ra-vi-lho-so.
Essa arte teve seu início em meados do século XVI em Florença - Itália, onde uma grande variedade de trabalhos eram feitos, sendo que os quadros eram os mais valiosos e eram chamados de 'Pittura per l'eternità' - 'pinturas eternas'. Porém, foi no século XVII, em AGRA - Índia - local onde fica o Taj Mahal, que essa técnica conheceu seu auge. Foi introduzida pelos Mughals, povo com grande paixão pela arte e arquitetura. SHAH JAHAN, o grande imperador dos Mughals, mandou construir o Taj Mahal - hoje uma das sete maravilhas do mundo - como um túmulo para sua amada eterna, Mumtaz Mahal. Seu amor pela imperatriz e pela arte fez com que mandasse vir mais de 20 mil mestres artesãos especializados que levaram 22 anos para realizar o projeto do imperador. Muitas das paredes, tetos, fontes e aposentos do Taj Mahal são feitos com a técnica do Parchin Kari usando, basicamente, pedras preciosas e semi preciosas, além do mármore. Obras de infinita beleza e durabilidade. Esses artesãos fixaram residência em Agra, criando assim toda uma geração de novos artesãos que dão continuidade à técnica, até os nossos dias. Ah, eu simplesmente adoro esses aspectos culturais, históricos, por detrás de cada arte existente - hehe!
Espetacular, não é verdade?
Nas minhas incansáveis pesquisas, achei esse vídeo demonstrando a feitura de um tampo de mesa. Foi gravado na Índia. Nem acreditei quando eu achei esse video. É o único que existe até o momento. Dá uma olhada!
O resultado final é simplesmente deslumbrante! Que técnica espetacular! Dá até um pouco de pena dos artesãos, não é verdade? Fico imaginando que não devam ganhar muito dinheiro, enquanto que o dono da loja deve encher os bolsos. Esse trabalho custa bastante caro aos compradores. Uma caixinha pequena, tipo porta jóias, não sai por menos de U$200,00. Outro pensamento que tive quando vi o vídeo é que, quando vemos as fotos das peças, imaginamos a técnica sendo realizada em um ambiente sofisticado, fino... kkkkkkk!! O local de trabalho é um pouco bagunçado e há um ar de cansaço e uma quase tristeza no semblante dos artesãos. Mas, assim é o nosso mundo de artesãos: muito trabalho e pouco glamour.
MAS... VAMOS AO QUE INTERESSA?
Depois que eu conheci o Parchin Kari fiquei pensando numa maneira de poder imitá-lo, com o uso de materiais mais baratos. Afinal, o artesanato é isso: uma maneira de imitar técnicas caras, fazendo peças que usem materais mais baratos e cuja execução seja mais simples, também. Não foi tão difícil. Pus minha cabeça e minha criatividade para funcionar a todo o vapor - hehe! - e acho que consegui um bom resultado. Deixo vocês, agora, com os vídeos que fiz demonstrando a idéia que tive:
A minha idéia originária era a de fazer a imitação do Parchin Kari com aplicação de resina e não com biscuit. Eu fiquei um pouco chateada quando descobri que não poderia fazer o prato do vídeo com a aplicação de resina, como eu queria - rs. Eu não tinha percebido que ele era ligeiramente côncavo, o que impossibilita totalmente a aplicação da resina, já que essa tem que ser aplicada numa superfície completamente plana ou o material irá escorrer para a parte mais baixa. Mas, ficou interessante do modo como fiz, também. Acho até que, com o inlay de biscuit (porcelana fria), fica mais fácil e mais em conta para a maioria das pessoas. Vou fazer outra peça imitando o Parchin Kari usando a minha idéia, que é aquela onde a resina colorida é aplicada nos entalhes. Deve ficar muito bonito e com o aspecto mais parecido ainda com o da técnica original. Quando eu fizer usando a resina, gravo um vídeo demonstrando como fazer essa aplicação, certo? O processo da aplicação de resina é bem diferente desse que se utiliza de biscuit.
Estou bastante ciente de que essa técnica, muito provavelmente, não vai ter um uso muito prático para a grande maioria das pessoas devido ao uso obrigatório de uma mini retífica. Se bem que muita gente tem comprado a Dremel ou a mini retífica Black&Decker para fazer as luminárias de pvc, tão em moda hoje dia. Se você que tem alguma máquina parecida com essa deveria tentar a técnica. É uma delícia de se fazer! Caso precise de uma determinada cor de biscuit e não tenha, e só acessar a matéria do tingimento de biscuit que deixei aqui. Clique aqui para ver a matéria. Eu usei o Turbo Carver. Já falei dele aqui no blog e já fiz algumas peças usando essa máquina. Para ver os trabalhos que fiz, clique aqui. Para ver o incrível trabalho de entalhe em ovos de Gary LeMaster usando o Turbo Carver, clique aqui.
Para aquelas que não vão fazer, acredito que conhecer a técnica original e um modo de imitá-la, já é uma coisa boa. Vocês concordam? Na minha modesta opinião, conhecimento nunca é demais. Pessoalmente, estou bastante satisfeita por ter encontrado um meio de imitar o Marble Inlay - Pietra Dura - Parchin Kari. Era algo que eu, realmente, queria fazer porque considero uma das mais belas artes do mundo. Assim que fizer o trabalho usando mármore e resinas coloridas, gravo o vídeo e trago para vocês verem, ok?
Espero que tenham gostado, meninas e meninos.
A gente se vê na próxima!
Beijo carinhoso e fiquem com Deus.
Lu Heringer :)
Nota: Copiei essas imagens da internet, apenas, como demonstração dos trabalhos que podem ser feitos nessa técnica. Caso alguma pessoa ou empresa se sinta incomodada com essa publicação, por favor, entrar em contato comigo que retiro.
Visitem meu NOVO SITE: www.casadalatonagem.com
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MAS... VAMOS AO QUE INTERESSA?
Depois que eu conheci o Parchin Kari fiquei pensando numa maneira de poder imitá-lo, com o uso de materiais mais baratos. Afinal, o artesanato é isso: uma maneira de imitar técnicas caras, fazendo peças que usem materais mais baratos e cuja execução seja mais simples, também. Não foi tão difícil. Pus minha cabeça e minha criatividade para funcionar a todo o vapor - hehe! - e acho que consegui um bom resultado. Deixo vocês, agora, com os vídeos que fiz demonstrando a idéia que tive:
A minha idéia originária era a de fazer a imitação do Parchin Kari com aplicação de resina e não com biscuit. Eu fiquei um pouco chateada quando descobri que não poderia fazer o prato do vídeo com a aplicação de resina, como eu queria - rs. Eu não tinha percebido que ele era ligeiramente côncavo, o que impossibilita totalmente a aplicação da resina, já que essa tem que ser aplicada numa superfície completamente plana ou o material irá escorrer para a parte mais baixa. Mas, ficou interessante do modo como fiz, também. Acho até que, com o inlay de biscuit (porcelana fria), fica mais fácil e mais em conta para a maioria das pessoas. Vou fazer outra peça imitando o Parchin Kari usando a minha idéia, que é aquela onde a resina colorida é aplicada nos entalhes. Deve ficar muito bonito e com o aspecto mais parecido ainda com o da técnica original. Quando eu fizer usando a resina, gravo um vídeo demonstrando como fazer essa aplicação, certo? O processo da aplicação de resina é bem diferente desse que se utiliza de biscuit.
Estou bastante ciente de que essa técnica, muito provavelmente, não vai ter um uso muito prático para a grande maioria das pessoas devido ao uso obrigatório de uma mini retífica. Se bem que muita gente tem comprado a Dremel ou a mini retífica Black&Decker para fazer as luminárias de pvc, tão em moda hoje dia. Se você que tem alguma máquina parecida com essa deveria tentar a técnica. É uma delícia de se fazer! Caso precise de uma determinada cor de biscuit e não tenha, e só acessar a matéria do tingimento de biscuit que deixei aqui. Clique aqui para ver a matéria. Eu usei o Turbo Carver. Já falei dele aqui no blog e já fiz algumas peças usando essa máquina. Para ver os trabalhos que fiz, clique aqui. Para ver o incrível trabalho de entalhe em ovos de Gary LeMaster usando o Turbo Carver, clique aqui.
Para aquelas que não vão fazer, acredito que conhecer a técnica original e um modo de imitá-la, já é uma coisa boa. Vocês concordam? Na minha modesta opinião, conhecimento nunca é demais. Pessoalmente, estou bastante satisfeita por ter encontrado um meio de imitar o Marble Inlay - Pietra Dura - Parchin Kari. Era algo que eu, realmente, queria fazer porque considero uma das mais belas artes do mundo. Assim que fizer o trabalho usando mármore e resinas coloridas, gravo o vídeo e trago para vocês verem, ok?
Espero que tenham gostado, meninas e meninos.
A gente se vê na próxima!
Beijo carinhoso e fiquem com Deus.
Lu Heringer :)
GALERIA DE FOTOS - Clique nas imagens para ver em detalhes.
Nota: Copiei essas imagens da internet, apenas, como demonstração dos trabalhos que podem ser feitos nessa técnica. Caso alguma pessoa ou empresa se sinta incomodada com essa publicação, por favor, entrar em contato comigo que retiro.
Visitem meu NOVO SITE: www.casadalatonagem.com
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23 comentários:
Lu,
Apaixonei geral!!! rs
Minha Nossa!! ... Que danada que você é!! Brilhante!!!
Parabéns por mais essa descoberta e pela desprendimento de nos presentear!!
Beijos amada!!
Lu,
A técnica é linda, um show. Parabéns.
Ah, adorei a abertura do vídeo também. Muito criativa.
Bjo.
Oi Lu, que linda arte...eita nome dificil...mas amei o post, quanta riqueza de detalhes. Obrigada por partilhar conosco. bjo
Nossa Lu, que trabalho mais rico em detalhes e tão trabalhoso porém perfeito. Como sempre vc nos ensinando a arte e cultura dos trabalhos. A sua peça também ficou muito bonita, como semore né?! Bjoooo,
Alê
Lu lindo o trabalho, parabéns mais uma vez, ficou perfeito.
bjs
Ellen
http://www.ateliedoceinspiracao.elo7.com.br
Perfeito! Lu, ja tinha visto essa arte em pecas aqui no Japao. Creio que tenha vindo da India. Mas, nao tinha a minima nocao de como era executada e nem o nome da arte.
Seu blog e tudo de bom! Parabens pelo seu trabalho e criatividade!
Bjs
Estou amando! Que trabalho bárbaro! Obrigada por dividir aquele vídeo. Bom final de semana.
Beijos,
Iray
Um trabalho de uma grande beleza, eu vi de meus olhos trabalhos,de Embutido e Talha na madeira,trabalhos de grande paciência e por vez duro.. como vemos no video
Parabéns Lu,Para o seu espaço!
Beijinhos
Alguem que sabe ensinar. Agora é só praticar e aprefeiçoar. Pelo que vi no blog esta excelente e da maneira como se expoem os temas.
Passa a ser Arte a partir do momento que deixa de ser cópia.
Parabens
Carlos
Pessoal, muito obrigada pela força e incentivo! Isso é tão importante para qualquer pessoa que tenha um blog e que tenta sempre fazer e dar o seu melhor.
Quero agradecer a visita do CARLOS NEVES (Arte em Casca de Ovo), português, com um trabalho belíssimo de escultura em ovos, vale a pena conferir o trabalho que ele faz. Agradeço o comentário tão gentil, Carlos. Uma honra e um prazer imenso para mim e todos os seguidores.
Deixo um beijo super carinhoso pra todo mundo e desejo uma ótima semana!
Lu Heringer :)
Fantastico seus trabalhos, não me canso de velos,tudo tão bem esplicado e perfeito que dá gosto.DEUS sabe escolher as pessoas certas você foi uma dessas. um abraço da amiga Esmeralda de Portugal
Parabéns, amiga!
Me apaixonei pelo seu trabalho..Mmais achei difil, complicado..Risos..Depois vou dar outra lida, ver se consigo mis clareza!!
Amei... Você uma verdadeira artista..
Parabéns!!!!!!!!!!!!
bjos
Muito obrigada, Esmeralda e Maria das Graças.
Não é difícil. É um pouco trabalhoso - rs. Eu gosto de fazer trabalhos que me desafiem. Sei que o resultado do biscuit não se compara à beleza do resultado da técnica original. Mas, ainda não desisti de encontrar um meio melhor de imitá-la - hehe! Sou muito persistente (embora algumas pessoas achem que sou 'teimosa' - hehehehe!!
Beijo carinhoso e muito obrigada pela participação!
Lu :)
Lu,
Estou completamente boquiaberta com esse trabalho.
Confesso que não conhecia a técnica original, que é uma loucura.
A adaptação, que não sei se é sua, ficou incrível, perfeita.
Com certeza eu jamais farei uma coisa assim, pois não sou a rainha da paciência, mas você deu um show de detalhes, de delicadeza na escolha e preparo da peça.
Mil vezes parabéns!
Beijo gigante
Didi
Didi, querida, a adaptação é invenção minha, sim. Mas, confesso que não fiquei completamente satisfeita com o resultado (ser perfeccionista não é mole - hehe!). Ainda estou em busca de novos materiais e meios porque eu, também, acho essa técnica original uma loucuraaaa de linda. Muito obrigada pela mensagem tão carinhosa. Vc é uma flor de pessoa.
Beijo!
Lu :)
Parabénsssssssssssss
Belo seu trabalho, dedicação e profissionalismo
Ameiiiiiiiiiiiiiiii
Deus lhe abençoe ricamente com mais e mais o Dom da Criatividade
Bj
Att: Ester Barros Salvador Bahia
estrelabarros27@yahoo.com.br
Pirei, pirei, pirei...que coisa mais linda Lu....só vc mesmo com esse generosidade nata para mostrar-nos e ensinar-nos esta arte tão linda...
Obrigada...
Que Deus te abençoe....
P.S. amiga...você sabe onde posso comprar esta "turbo carver" aqui em~São Paulo?
OI MIGA
Q COISA LINDAAAAAAAAAAAA
QUERIA TE PERGUNTAR UMA COISA
ONDE EU ENCONTRO ESSA MAQUININHA A TURBO CARVER????
BJUSSS LINDA
MEU EMAIL É mislenegarcia2010@hotmail.com
Oi, Lu, em primeiro lugar quero parabeniza-la pelas suas aulas, são contagiantes, admirável o seu trabalho, grata pela oportunidade que vc oferece a nós...pesquisei no site informado, fiquei um pouco perdida, pois aí vai a primeira pergunta:1- pra quem tem compressor, como no meu caso, pois trabalho com aerógrafo, vc sabe com quantos PCI seria necessária para o tubo caver?
2- no site, do turbo caver, quais seria as ferramentas imprescindível adquirir para o trabalho de esculpir a madeira? Pois creio que daria para eu adapta-lo no compressor que ja tenho.
3- Vc conhece aqui no Brasil quem importa essa ferramenta?
a Dremel tem essa ferramenta onde só poderíamos adaptar as brocas do Turbo Carver, e qual o nome dessa ferramenta?
onde posso comprar essa maquina?
Usem resina acrílica tixotrópica, que não escorre e pode ser colorida em todas as cores e tons.
O turbo carver pode ser substituído por caneta odontológica usada(+-R$500,00)+ compressor.
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