Pesquisar este blog

Carregando...

10 de janeiro de 2011

BISCUIT - MASSA BÁSICA E TINGIMENTO

Oi, pessoal!

Estou gravando uma matéria com uma técnica muito linda! Muito linda, mesmo!

Ocorre, que no meio da gravação fiquei sem uma determinada cor de biscuit para poder ser aplicada na técnica. Aproveitei a ocasião e gravei um vídeo ensinando como fazer esse tingimento e dando outras informações importantes sobre o assunto.

Vamos ao vídeo:





Aproveitando a matéria vou deixar aqui uma receita básica de massa de biscuit, com várias dicas da Ana Modugno, feríssima no assunto:
Material
  • 2 xícaras de chá de Maizena
  • 2 xícaras de chá de cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou cola Cascorez Porcelana Fria
  • 1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)
  • 2 colheres de sopa de vaselina líquida
  • 1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
  • Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente (para fogão)
  • Colher de pau
Sobre a cola
A cola, um dos principais ingredientes da receita, deve necessariamente ser Cascorez Extra, a do rótulo azul, ou Cascorez Porcelana Fria, lançada recentemente especialmente para a confecção da massa de biscuit. Outras marcas de cola não proporcionam uma boa consistência à massa.

Sobre o limão
Algumas receitas de massa para biscuit recomendam o uso do formol como conservante. Este produto, além de ser de difícil aquisição, comprovadamente causa danos à pele e à saúde. Nossa receita o substitue pelo limão, fácil de ser encontrado e inócuo à saúde, possui o mesmo poder de conservar a massa após os trabalhos prontos.


Sobre o creme para mãos
Usado somente no momento de sovar a massa e apenas 1 colher de sopa. Deve necessariamente ser não gorduroso, pois o creme com gordura deixa a massa esfarelada. As marcas mais utilizadas são Bella Bel, Yamá, Magilena e Searly, encontradas facilmente em lojas de cosméticos, farmácias ou supermercados.


Modo de faze
- Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente a Maizena.

- Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.

- Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.

- Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.

- Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.

- Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.

Como preparar a massa no fogão

Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento anti-aderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa. Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saquinho plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.

Site da Ana Modugno: Clique aqui para ir ao site

No mais, espero que tenham gostado do pequeno vídeo que fiz ensinando o tingimento e aguardem para muito breve o lançamento dos vídeos ensinando essa técnica maravilhosa que estou preparando com todo o carinho para vocês, ok?

Um beijo super carinhoso e tenham uma ótima semana, para todos!!!

Lu Heringer :)


Visitem meu NOVO SITE: WWW.CASADALATONAGEM.COM


.

4 comentários:

Vânia Pôrto disse...

Jisuis, toma conta!!!
O que você não sabe muiê??? kkkkkkk!
Acho que o que vem por aí, vai abalar Bangu e adjacências!!! kkkkkk!
Beijos amada!!!

Lu Heringer disse...

Kkkkkkkk!! Vânia, não sei muuita coisa. Mas, procuro sempre aprender e isso ajuda.

O vídeo da técnica nova está quase pronto. Logo, logo está aqui, falou querida?

Beijo e obrigada pelo incentivo. Essa é a moeda mais valiosa para mim ;)

Lu Heringer :)

Laline Zacarkim disse...

Lu linda sempre estarei aprendendo com você...
bjos obrigaduuu...

Léia Reis disse...

Lu vc é de mais. Obrigada por nos ensinar a fazer essas coisas maravilhosas. Gosto de ver os seus videos pois a alegria q vc passa por estar nos ensinando é contagiante. Mau termino de assistir o video já quero ir fazer a técnica.
Continue sendo sempre essa pessoa maravilhosa.
Beijos em seu coração.