Pesquisar este blog

1 de agosto de 2010

LATONAGEM - CAIXA PRINCESA


Clique na imagem para vê-la com mais detalhes

Essa caixa tem cerca de 12x12cm na área da tampa e é maior na altura. É bem mais difícil trabalhar em áreas pequenas, mas é um exercício bem interessante. O risco usado para fazer esse trabalho é um dos que publiquei aqui no blog na matéria 'Latonagem -72 riscos maravilhosos'. É só procurar lá que vocês irão achá-lo.

Fiz algumas coisas que nunca havia feito antes, como a incrustração de chatons e a cobertura completa da tampa (incluindo laterais) com o alumínio totalmente liso para fora da área do medalhão. As laterais possuem, apenas, um arabesco com a inscrustração de um chaton no centro dele. O alumínio é inteiriço e a dobradura e colagem das quinas das laterais da tampa foi um desafio dentro do desafio - riso. Entretanto, não se nota sobreposição no acabamento dessas quinas o que me leva a crer que consegui meu intento.

Outra novidade para mim foi a de juntar duas técnicas que a tempos tinha vontade de ver qual seria o resultado visual: Latonagem + Mármore Italiano. O corpo da caixa foi feito na técnica do Mármore Italiano usando uma cor de verniz vitral no tom dos chatons (azul cobalto). Concluí que o resultado é muito interessante, plasticamente falando, com a mistura dessas duas técnicas. O fato de ter usado a mesma cor dos chatons ajudou a criar uma unidade entre as duas produzindo um efeito visual muito agradável.

O interior da tampa e caixa foram feitos na técnica da Flocagem usando, também, um azul igual ao azul dos chatons (a cor do floc usada foi o azul royal). Ou seja, essa peça possui, apenas, as cores prata do alumínio e da purpurina e a cor azul real dos chatons, verniz vitral e floc. É sempre mais seguro usarmos pouco contraste entre cores e texturas quando estamos em busca de um resultado mais clássico, mais fino, para as nossas peças. Caso opte por fazer um trabalho com cores quentes, sugiro que faça uso da técnica da Latonagem Dourada que ensino no meu Manual do Repujado e que trabalhe com a purpurina dourada. Cores frias (azul, verde, lilás, violeta, etc) combinam melhor com o prata e cores quentes (vermelhos, laranjas, marrons, etc) combinam mais com o dourado.

Bem, espero que tenham gostado do trabalho e que as explanações sobre ele sejam úteis.


Beijo carinhoso e até a próxima!


Lu Heringer.



Veja também:
Latonagem - 89 riscos - Nós Célticos.
Heringer's Preenchedor para Latonagem.

Informações sobre o material que vendo para latonagem, clique aqui.
Meu email: luciaheringer@uol.com.br