Pesquisar este blog

26 de maio de 2011

MADEIRA ANTIGA - UMA PÁTINA LINDA!




Click nas imagens todas do post para ver em detalhes.


Oi, pessoal!

Apesar de um certo atraso na atualização de postagens semanais, hoje venho trazendo vídeo de uma técnica que criei e dei o nome de Pátina Madeira Antiga - porque fica muito parecido com madeira antiga, uma madeira mais escura.

Apliquei essa pátina num prato de 25cm de diâmetro e nele apliquei uma latonagem que fiz no estanho. Aqueles que seguem o blog a pouco tempo talvez não saibam que eu fiz um curso de 3 horas de duração, todo em vídeo, onde ensino a técnica básica da latonagem. Para saber mais sobre o curso e material completo para execução da técnica, visitem meu NOVO SITE:
www.casadalatonagem.com



Essa pátina é feita de um modo e usando certos materiais que nos permitem finalizar de mais de uma forma, todas elas muito bonitas e muito chiques. Vamos ver o vídeo e aprender a fazer isso? Bora lá!!



Como digo no vídeo, você pode parar no efeito mogno. Basta aplicar o próprio verniz mogno, dessa vez como verniz mesmo e não tingidor, usando uma trincha macia e aplicando com leveza. Vai ficar com um brilho bem discreto. Querendo mais brilho entra com uma segunda camada, nesse caso, aguarda 24 horas de secagem entre camadas, ok? Ou pode entrar com uma cera ou lustra móveis, conseguindo um efeito mais liso, de brilho bem discreto ou ainda com um verniz transparente. Eu prefiro o verniz geral porque seca bem rápido já que é a base de álcool ou aguarrás - depende da marca. Mas, claro, pode usar o verniz de sua preferência.

Depois que usar o betume, também pode finalizar da maneira como expliquei acima ou como eu faço no vídeo. Os efeitos serão diferente. Se aplicar o verniz mogno (como verniz) vai ficar um escuro avermelhado que fica muito bonito. Se usar o lustra móveis ou, também, óleo de peroba, fica lisinho e com brilho bem discreto. NÃO USE CERA EM PASTA com o betume porque a cera vai retirar todo ele. Usando o verniz geral do modo como demonstro no vídeo, criam-se áreas mais claras e mais avermelhadas, deixando entrever um pouco do mogno passado por baixo. Fica muito bonito! Dá um ar nobre, chique, sabe?

Existem outros tons de venizes tingidores e você pode lançar mão do uso deles, do mesmo modo como fiz no vídeo: primeiro como tingidor e depois finalizando da forma que preferir. Poderá, também, misturar cores diferentes dos vernizes, tipo, Mogno com Ipê, Cedro com Ipê, uma cor clara primeiro com uma fina camada de uma mais escura por cima e finalizar como preferir, também. Ou seja, com pouco material e muita imaginação dá para se conseguir uma infinidade de efeitos que imitam madeira usando os vernizes tingidores. Particularmente, sou fã desse efeito que demonstrei no vídeo.

Espero que tenham gostado! Até a próxima, pessoal!

Beijo grande e fiquem com Deus.
Lu Heringer :)



.