Pesquisar este blog

4 de setembro de 2010

LATONAGEM - Minha peça mais recente - Setembro-2010.

Minha peça mais recente, feita na maravilhosa técnica do Repujado/Latonagem.

Clique nas imagens para poder ver com mais definição.

Simplesmente, amo fazer figuras! As chinesas e japonesas tradicionais, então, me encantam. São trabalhos que sempre nos desafiam em nossa capacidade de execução e na análise prévia de algumas armadilhas que podemos criar para nós mesmos, durante a execução da técnica. É necessário ter um bom conhecimento do comportamento do alumínio que temos em mãos, saber até onde podemos ir, o que esperar e o que não esperar. É necessário ter experiência para fazer um trabalho desse tipo. Antes do primeiro boleado já tenho o trabalho todo feito na mente e bem ciente dos locais que podem vir apresentar algum tipo de problema e os contorno, antes. Com tudo previamente já solucionado, dou início à execução da peça.

Vestimentas com dobras são, realmente, desafiantes. E eu adoro desafios - rsrs. Porém, no caso dessa figura o que deu realmente mais trabalho foram as flores e folhas nos vasos, por serem pequenas e sobrepostas em várias camadas. Algumas por cima das alças dos vasos, outras por baixo, outras subindo pelas vestes. Foi onde mais demorei. Os próprios vasos, por serem áreas maiores, sem recortes, também exigem bastante na execução já que essas áreas tendem a amassar com mais facilidade.


Não que as dobras das vestimentas não tenham representado desafios. Com certeza, exigiu bastante de mim para fazer isso, também. Daí termos que ter o conhecimento da técnica básica em si em primeiro lugar, a experiência, a calma, a paciência da espera do término e o esmero na execução em cada pequeno ou grande detalhe. Não se faz um trabalho desse tipo em algumas horas e, sim, em alguns dias.

Tudo isso é conquistado com o tempo. Esse conhecimento você pode adquirir através do CURSO BÁSICO DE LATONAGEM que fiz. Está tudo lá! Do primeiro ao último passo, com muitas fotos, muitos segredos e dicas importantes. Um curso de primeira, feito com seriedade e responsabilidade.

Esse quadro foi executado no alumínio 008 Flex - mas também poderia ter sido feito no cobre ou latão dourado, embora esse alumínio seja perfeito para ser usado com placas moldes, pré desenhadas, é muito bom para repujar, também. Bons boleadores são importantes, pois um bom boleador irá deixar os relevos bem feitos e graciosos. Depois de pronto, usei o meu Preenchedor para latonagem no verso dos boleados, para proteger o trabalho contra amassados.

Você acha que latonagem é difícil? Huummm... Seria legal, dar uma olhada nos trabalhos de alguns dos meus alunos. Muito legal, né? Essas pessoas nunca haviam tido contato com a técnica antes de ler e por em prática o meu Manual. E olha só quantas coisas lindas eles fizeram.

Quer fazer parte dessa turma, mas acha que jamais vai conseguir? Nunca vai saber se não tentar, não é verdade?! Com as intruções corretas, todo mundo pode fazer repujado/latonagem e você tem acompanhamento contínuo. Vou lhe orientando onde melhorar e como melhorar, com o maior prazer. Amo meus alunos e alunas e quero, sempre, que eles possam alcançar a maior execelência de que são capazes. É um trabalho fascinante de ser feito...

Enfim, caso esteja interessada(o) em aprender a fazer a técnica do repujado/latonagem, você encontra todo o material necessário e todas as instruções comigo mesma. Os preços são bem camaradas, nada que assuste - rs. Depois é só clicar nos links que deixei nas palavras acima e conferir, ok? Os links dirigem ao meu NOVO SITE www.casadalatonagem.com . Aguardo a sua visita!


Espero que tenha gostado da peça!

Beijo carinhoso!

Lu Heringer.
:)


.