Pesquisar este blog

24 de novembro de 2010

PÁTINA FERRO + RELEVO DE LINHOLENE


Clique nas imagens para vê-las maior e com detalhes.


Oi, pessoal!

Olha... eu ando numa roda viva com muitos shows seguidos, renovação de carteira de motorista, dentista, e mais um monte de coisas. Mas, eu não poderia deixar de fazer alguma coisa nova para postar aqui, para o pessoalzinho do blog, né?

Eu virei a madrugada acabando de fazer essa técnica, filmando e editando. Mas, valeu a pena, viu? E claro que eu fiz isso, como sempre, com muito carinho.

A Pátina Ferro é uma pátina muito bonita, com um efeito final de ferro antigo, tipo medieval. Bolei essa técnica outro dia e, quando pus em prática, adorei o resultado. Bem, vejam bem, o que quero dizer é que não li ou vi essas instruções em nenhum lugar. A técnica foi surgindo na minha cabeça e, por isso, digo que 'eu bolei essa técnica' - mas não posso afirmar que outra pessoa já não tenha feito em outra época. O mundo do artesanato é infinito e aquilo que nos parece ser inédito já pode ter sido feito antes, inclusive, a séculos atrás.

Como digo no vídeo, a Pátina Ferro fica mais bonita quando aplicada sobre alguma peça que tenha relevo. Você pode fazer esse relevo desenhando com dimensional, aplicando falso entalhe com estêncil, colando tachinhas ou outros objetos e por aí a fora.

Aqui no vídeo estou ensinando a fazer o relevo com o Linholene - que são aquelas toalhas plásticas desenhadas. É uma forma rápida e simples de se fazer relevo. Vamos ver o vídeo?




Vocês viram como é fácil e como fica chique? Adorei ter tido essa idéia - hehe! Na parte interna uma flocagem de preto vai bem, hein? Ou então, forrar com veludo preto, marinho, vinho, verde pinheiro ou outra cor sóbria. Acho que com a forração de veludo, igual a que fiz no meu entalhe, vai ficar mais chique e o resultado final vai ajudar a relembrar as peças medievais, mais ainda.

Variando a cor da cera metálica para bronze ou mesmo prata escura, você consegue variar a aparência final da peça. O efeito final da cera aplicada sobre relevo feito com dimensional ou o falso entalhe (feito com estêncil), também, dá outro 'ar' para a caixa. Ou seja, com a mesma técnica você pode conseguir outros resultados bem interessantes variando o modo como faz e cobre o relevo, certo?

Pensei numa outra maneira de fazer essa técnica:

- Passa goma laca na caixa e pinta de preto - duas camadas.
- Passa as três camadas do primer nos recortes de linholene, aguardando secagem entre demãos.
- Pinta os recortes de preto - ainda sem colar na caixinha.
- Aplica a pátina ferro - de acordo com a receita mostrada no vídeo - tanto na caixa quanto nos recortes de linholene.
- Dá lustro na caixinha.
- Aplica a cera dourada nos recortes, dá lustro e SÓ ENTÃO, cola na caixinha, já finalizando.
Acho que assim o trabalho vai ficar mais limpo. Fica aí a sugestão!


Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só deixar em 'comentários' que eu procuro entrar todos os dias para vê-los, ok?


Um super beijo para vocês e agradeço o carinho que recebo de todas as pessoas que seguem esse blog! Obrigada, de coração, viu? Vocês são meus tesouros.

Fiquem todos com Deus.

Lu Heringer :)


CURSOS E MATERIAL PARA LATONAGEM NO MEU NOVO SITE!
AGUARDO SUA VISITA!

WWW.CASADALATONAGEM.COM



.