Pesquisar este blog

24 de novembro de 2010

PÁTINA FERRO + RELEVO DE LINHOLENE


Clique nas imagens para vê-las maior e com detalhes.


Oi, pessoal!

Olha... eu ando numa roda viva com muitos shows seguidos, renovação de carteira de motorista, dentista, e mais um monte de coisas. Mas, eu não poderia deixar de fazer alguma coisa nova para postar aqui, para o pessoalzinho do blog, né?

Eu virei a madrugada acabando de fazer essa técnica, filmando e editando. Mas, valeu a pena, viu? E claro que eu fiz isso, como sempre, com muito carinho.

A Pátina Ferro é uma pátina muito bonita, com um efeito final de ferro antigo, tipo medieval. Bolei essa técnica outro dia e, quando pus em prática, adorei o resultado. Bem, vejam bem, o que quero dizer é que não li ou vi essas instruções em nenhum lugar. A técnica foi surgindo na minha cabeça e, por isso, digo que 'eu bolei essa técnica' - mas não posso afirmar que outra pessoa já não tenha feito em outra época. O mundo do artesanato é infinito e aquilo que nos parece ser inédito já pode ter sido feito antes, inclusive, a séculos atrás.

Como digo no vídeo, a Pátina Ferro fica mais bonita quando aplicada sobre alguma peça que tenha relevo. Você pode fazer esse relevo desenhando com dimensional, aplicando falso entalhe com estêncil, colando tachinhas ou outros objetos e por aí a fora.

Aqui no vídeo estou ensinando a fazer o relevo com o Linholene - que são aquelas toalhas plásticas desenhadas. É uma forma rápida e simples de se fazer relevo. Vamos ver o vídeo?




Vocês viram como é fácil e como fica chique? Adorei ter tido essa idéia - hehe! Na parte interna uma flocagem de preto vai bem, hein? Ou então, forrar com veludo preto, marinho, vinho, verde pinheiro ou outra cor sóbria. Acho que com a forração de veludo, igual a que fiz no meu entalhe, vai ficar mais chique e o resultado final vai ajudar a relembrar as peças medievais, mais ainda.

Variando a cor da cera metálica para bronze ou mesmo prata escura, você consegue variar a aparência final da peça. O efeito final da cera aplicada sobre relevo feito com dimensional ou o falso entalhe (feito com estêncil), também, dá outro 'ar' para a caixa. Ou seja, com a mesma técnica você pode conseguir outros resultados bem interessantes variando o modo como faz e cobre o relevo, certo?

Pensei numa outra maneira de fazer essa técnica:

- Passa goma laca na caixa e pinta de preto - duas camadas.
- Passa as três camadas do primer nos recortes de linholene, aguardando secagem entre demãos.
- Pinta os recortes de preto - ainda sem colar na caixinha.
- Aplica a pátina ferro - de acordo com a receita mostrada no vídeo - tanto na caixa quanto nos recortes de linholene.
- Dá lustro na caixinha.
- Aplica a cera dourada nos recortes, dá lustro e SÓ ENTÃO, cola na caixinha, já finalizando.
Acho que assim o trabalho vai ficar mais limpo. Fica aí a sugestão!


Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só deixar em 'comentários' que eu procuro entrar todos os dias para vê-los, ok?


Um super beijo para vocês e agradeço o carinho que recebo de todas as pessoas que seguem esse blog! Obrigada, de coração, viu? Vocês são meus tesouros.

Fiquem todos com Deus.

Lu Heringer :)


CURSOS E MATERIAL PARA LATONAGEM NO MEU NOVO SITE!
AGUARDO SUA VISITA!

WWW.CASADALATONAGEM.COM



.

25 comentários:

ILKA SKORNICKI ARTESANATOS disse...

Lu,voce é o máximoooooooo!!!!!Parabens!!!!sou sua fã de carteirinha!!!!!
SUCESSO SEMPRE!!!!!
bjusssssssss
Ilka Skornicki

Adelaide Mesquita disse...

Obrigada Lu, por mais esta peça maravilhosa. Gostei imenso.
Bjs e bem haja!

Sandra somente Sandra disse...

Que lindo Lu...Obrigada querida por sempre compartilhar conosco coisas linda e com um requinte...bjs e felicidades..

Dança Cigana disse...

Lindo, lindo , lindo!!!! Adorei Lu, obrigada por partilhar mais este conhecimento.
Grande beijo.

Ingrid

Vânia Pôrto disse...

Lu...
De babar!!! ... Putz, Adorei!!
Essa técnica é muito bacana!! ... Quanta criatividade você guarda aí, hein!! rsrs
Show mesmo! :)
Beijos, my flower!

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Lu menina
Como vc consegue ser tão criativa e inventar essas coisas tão lindas
Menina parece ferro mesmo
Eu adorei futuramente vou tentar fazer tb
Beijo Lu parabens viu

Rosemeire disse...

Que vídeo maravilhosos. amei a técnica.. obrigada por compartilhar essa técnica comigo. ficou surpreendentemente lindaaaaa.. bjos lindos e fica c Deus

Maite - vitoma disse...

Magnífico trabajo, gracias por el video.
Bss.

Anônimo disse...

Linda demais!!! Amei muito!!!
Bjs...

Sil disse...

Lu, vc é demais!
Sempre fazendo suas artes com muito capricho e cheio de detalhes!
Adoro seu trabalho!
Um beijão,
Silvia

Mércia disse...

Simplesmente maravilhoso o seu trabalho. Admiro muito suas peças e seu talento. Vou te seguir sempre. Sucesso cada vez mais p/ vc. Beijos.

Lu Heringer disse...

Muito obrigada, meninaaassss!! Fico muito feliz que tenham gostado da idéia.

Muito obrigada pelos recadinhos tão carinhosos e tão incentivadores, viu?

Amo cêis tudo!! :D

Beijoooo!

Lu Heringer :)

iray disse...

Amei! Quando passar toda essa minha correria, quero fazer essa técnica. Achei elegante.
Beijos,
Iray

Lu Heringer disse...

Iray, faz que vai amar! O resultado ao vivo é muito mais lindo do que aqui nas fotos ;)

Beijoo

Lu Heringer :)

Lu's Arts disse...

Lu Amei esta técnica, na hora que vi, ja queria fazer rsrs...fiz esta tarde e ficou linda a peça!!!
Assim que sobrar um tempinho vou enviar a foto para vc ver rsrs..
Muito obrigada por compartilhar conosco suas técnicas.
Que Deus te abençoe muito
Bjus

Renata Janaína disse...

Acabei de achar o seu blog e já me apaixonei, simplesmente maravilhoso, parabéns!!!!
Essa técnica é show, vou fazer e depois te conto, ainda sou iniciante no artesanato, seu blog vai me ajudar muito.
Obrigada por dividir seus conhecimentos!!
Beijos.

Esboço de Ideias disse...

encantada com o seu requinte!
abraço

Adricca Ono disse...

Oi Lu, que trabalho maravilhoso esse heim...como que vc consegue ter tanta criatividade assim? que bom que vc tem e passa pra gente, pobres mortais...rsrsrsrsr
Parabéns e ja estou fazendo e quando ficar pronto vou colocar no meu blog para vc ver..Obrigada de novo pelas suas aulas

Bjs...Adricca Ono

By Van e By Val disse...

Lu,
Me encantei logo de cara!
Já estou viciada nos post´s...rsrsrsrs.
Estou aqui viajando na imaginação e um monte de encomenda pra fazer...rsrsrs...deixa eu namorar as coisinhas daqui mais um pokim!
Ta de parabéns!
Lindo lindo lindo!

Beijão!
Sua mais nova fã
Vanessa

Marcia disse...

Lu, há mais de um ano aprecio seus trabalhos. A sua calma, a sua tranquilidade e a sua didatica faz com que eu aprenda sem pestanejar a fazer os trabalhos com um pouquinho de perfeição, e aí eu demoro muito rsrsrs, e faz com que fique até altas horas na frente de um pc rsrsrsr. Voce é 10 ,amiga. Seus trabalhos são lindíssimos, classudos e de mto bom gosto. Que Deus ilumine a sua vida e seus caminhos!!!
Parabéns!!
Um super beijo.
Marcia
PS: Vou tentar colocar uma identidade, caso não consiga, vai no anonimo mesmo e depois vou ver como é que faz.

Marcia disse...

Lu, não consegui colocar a foto. Como faz?
Parabens pelo dia de hoje!!!!!!
DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!!HEHE
Bjocas
Marcia

Marinelza disse...

GURIA!!! Tu é demais!! Melhor aula em video que já vi! Agora vou vonhecer todo teu blog e já garanto que fiquei tua fã! PARABÉNS
Marinelza

Isabel Coutinho disse...

Lu, acabei de fazer uma caixinha com essa técnica! Se é linda na foto, pessoalmente então é de se emocionar! Fico olhando pra ela o tempo todo! Ficou lindo! Adorei! Tirei foto e postei no meu blog. Obrigada! Beijos, Isabel Coutinho.

Anônimo disse...

Lú! o seu video ficou lindo a peça nem se fala, bom! eu fis a minha caixa, mas ela ficou prata kkkkkkk
qual foi a cor da purpurina que voce usou?

Maria Rozani disse...

Olá...mto lindo teu trabalho!! Adorei conhecer!!
Será que posso usar a tinta pva preta? E cera e pasta dá o mesmo efeito??
Boa noite, bjosss!!
Maria Rozani