Pesquisar este blog

11 de outubro de 2008

TÉCNICA INDIANA

Essa técnica nos foi passada pela artesã e nossa amiga Brisa que tem uma comunidade no orkut chamada 'Fanáticas por Guardanapos'.

Na verdade não é bem um passo a passo e sim uma idéia das coisas que têm que ser feitas para que vc termine com uma peça que tenha as características da técnica indiana.

- Primeiro, ache um guardanapo com motivos que lembrem a Índia. Vc pode imprimir no papel sulfite ou couchê, também, alguma imagem bem legal que encontre na net.

- Dica da Lu: Caso imprima, deixe a impressão 'descansar' de um dia para o outro. Depois passe com ferro quente pelo lado do avesso e depois do direito. Isso ajuda a segurar mais a tinta no papel sem manchar. Isso feito, passe uma demão de goma laca incolor do lado do avesso e depois de seco, no lado direito. Pronto! Sua impressão não vai mais desbotar e estará protegida. Isso, inclusive facilita o corte da figura que fica menos mole e mais fácil de ser cortada em detalhes. Vc pode mandar imprimir a laser, também. A tinta dessa máquina impressora não mancha nem desbota, falou?

- Depois que estiver com a figura em mãos, cole sobre a peça do modo que achar melhor.

- Daí para frente é adornar o mais que puder com relevos metálicos, pedrarias, pingente no fecho de modo que fique com aquele 'ar' indiano. O que vale depois da decoupage é a sua criatividade!

Veja alguns trabalhos da Brisa e de outras artesãs e artesãos:












Muito linda essa técnica, né não?

Espero que tenham gostado!

Beijos!

Lu Heringer
(:)

Visitem o gigafoto da Brisa! Essa garota sabe tudo!
http://arcoirisartesanato.gigafoto.com.br/?id_foto=19704002