Pesquisar este blog

2 de novembro de 2010

AROMATIZADOR DE AMBIENTES - Aprenda a fazer em casa!

Oi, pessoal!

Todo mundo gosta de ter a casa e os ambientes sempre cheirosos, não é verdade? Daí, usamos esses aromatizadores em spray e o cheiro é bom por uns minutos e depois some. Ou seja, não resolvem nada. Sem contar que vários sprays ainda emitem o CO2, um gás que rompe a camada de ozônio do nosso planeta. Isso não é ecologicamente correto e devemos evitar ao máximo o uso de spray, concordam?

Vinha pensando numa maneira de deixar minha casa sempre perfumada. E não é que deu certo - hehe!? O pessoal que tem vindo aqui em casa sempre comenta o cheirinho gostoso e isso é bom demais. Hoje, tirei um tempinho para gravar o vídeo demonstrando como fazer esse aromatizador. Vocês vão ver que é muito fácil de fazer e o resultado é perfeito!

Vamos aprender a fazer o aromatizador de ambientes? Bora, lá!!!







Eu explico uma maneira mais fácil de dissolver e preparar a gelatina no vídeo, mas vou deixar aqui a receita:

- Coloque 5 colheres de sopa de água fria para cada pacote de gelatina que for usar, em uma vasilha. Essa água deve ser retirada daqueles 200ml, ok? Os 200ml são para dois pacotes, ou seja, são 100ml por pacote. Vamos fazer uma gelatina super concentrada, bem firme.
- Acrescente a gelatina sem sabor e mexa muuuito bem.
- Acrescente o restante da água e mexa mais um monte.
- Leve ao FOGO BAIXO e vá mexendo, mexendo, até dissolver tudo. NÃO PODE DEIXAR FERVER! Se começar a querer a ferver e ainda não estiver tudo dissolvido, levante a panela, continue mexendo e volte ao fogo até ficar tudo transparante.
- Isso vai agilizar o processo e ajuda a gelificar mais rápido.


LEMBRETES IMPORTANTES:

- Não leve à geladeira porque estraga a gelatina depois, quando ela ficar na temperatura ambiente, mesmo com o sal colocado na mistura.

- O corante líquido deve ser acrescentado depois que desligamos o fogo. Vá colocando aos poucos e mexendo até achar que a cor já está boa. Vai do gosto de cada pessoa.

- Use o corante de acordo com o cheirinho: por exemplo, um cheirinho de morango vai ficar mais legal numa gelatina vermelha, lavanda numa gelatina violeta e por aí a fora, certo? É sempre legal associar uma cor ao cheiro e uma gelatina verde com cheiro de morango vai criar uma confusão no cérebro de quem vê - hehe! Mas, isso sempre dentro do possível. É uma sugestão.

- Se colocar a essência do aromatizador na panela, depois não deve mais usar essa panela para cozinhar porque o cheiro e o gosto vai passar para a comida. Ou coloque fora da panela ou separe uma panela só para isso. A hora correta de colocar a essência é depois que o fogo for desligado. Tem que mexer muuuuito, mas muito mesmo. As essências demoram para se agregar à gelatina e se não mexer bem depois ficam boiando por cima dela quando ela se solidificar.

- Ainda sobre as essências: existem essências oleosas, em álcool e em água. As que contém água são as mais fracas e tem que colocar um monte. As oleosas são as mais forte e tem que colocar aos poucos até sentir que o cheiro já está bom, senão fica enjoativo. Essas oleosas demoram muito mais para se agregar à gelatina. Tem que mexer durante um longo tempo, mesmo, ok?

- Quanto maior o vidro mais cheiro será espalhado no ambiente. Quanto menor o vidro, mais discreto será esse cheirinho. Vai do gosto de cada pessoa, também.

- Para fazer para vender terá que usar vidros com tampa.

- Usando vidro com tampa em casa: Você poderá deixar fechado e só abrir quando for receber alguém. Com o vidro tampado o cheirinho se conserva por muito mais tempo. Quando o cheiro acabar - demora muitos e muitos dias para que isso aconteça - é só jogar a gelatina fora e fazer mais.

- A decoração dos vidros pode ser feita com verniz vitral, passar um primer e decoupar, pintar - se for usar tinta que não seja a vitral tem que passar o primer antes, amarrar fitinhas, colar chatonzinhos, biscuit, massa plástica, colocar glitter dentro do frasco antes de colocar a gelatina e mexer bem - fica lindo! O que a sua imaginação e criatividade mandar! Ou então... Não fazer nada no vidrinho. Nesse caso é melhor usar o corante para que fique mais decorativo. Ah, claro, os vidros já podem estar decorados antes da gente colocar a gelatina.

- A idéia que dou no vídeo de colocar numa caixinha decorada para presentear ou vender é bem legal! É o tipo da coisa que qualquer pessoa vai gostar de ganhar, não é verdade? Se combinar a decoração da caixinha com o vidrinho - como fazemos com sabonete e caixinha - vai ficar mais lindo ainda.

- Se for fazer para vender, tenha uma boa variedade de cheirinhos porque o que uma pessoa gosta a outra detesta. Então é importante ter vários, certo?


Espero que tenham gostado da matéria que fiz com muito carinho, mas acima de tudo, como sempre, espero que seja útil para vocês!


Super beijo, pessoal!

Lu Heringer :)



VISITEM MEU NOVO SITE!

www.casadalatonagem.com



.