Pesquisar este blog

10 de dezembro de 2013

ARTES E ARTESANATOS QUE VI NO NORDESTE DO BRASIL

Oi, pessoal!

Como disse na última postagem, estive no nordeste para uma mini turnê de shows com o artista Roberto Carlos, de cuja banda faço parte como back vocal (para quem não sabe). Nessas andanças, achei algumas peças bem interessantes de arte e artesanatos local e mundial e fui fotografando o que achava legal. Nessa matéria vou colocar as fotos que tirei com uma breve explicação sobre a técnica de cada uma. Vamos lá!

Essa foi minha favorita! Prato feito em latão na técnica da latonagem. Porém, essa latonagem não foi feita à mão livre já que o latão é beeem espesso e duro. Com certeza foi feito com prensa e tem em torno de 40cm de diâmetro. Achei muito linda essa peça e pretendo fazer algo parecido.

Clique nas imagens para ver maior!

Esse pássaro e o galo (abaixo), acreditem, foi feito com latas vazias de óleo de cozinha! Essa garça abaixo achei um encanto! O galo, não me agradou muito. Mas, há que se analisar como sendo excelente a ideia que o artesão teve e todo o processo para a montagem dessas peças. Imagino que deva ser bem trabalhoso de se fazer e aplaudo a iniciativa do artesão que, além de reciclar, criou algo bonito, né?



O barro foi a matéria prima dessas peças altamente decorativas! Muita criatividade e imaginação, com certeza! O barro é um dos materiais mais usados no Nordeste do Brasil. Vemos peças de todas as formas, cores, tamanhos e temas por onde passamos. Algo realmente bastante típico de toda a região.









Conjunto de vaso em couro repujado com outras laterais em palha trançada! Repujado é o nome que se dá à técnica da latonagem em Espanhol e utilizamos essa palavra aqui no Brasil para nos referirmos à técnica aplicada . Uma peça é 'repujada' e não 'latonada', ou 'latonageada', ok? Porém, o couro também pode ser repujado! Esse trabalho nos vasos é lindo demais! Os detalhes das flores foram cobertos com folha de ouro própria para isso. Ao vivo esse conjunto é muito bonito e altamente decorativo!






Folha de latão espesso feito na técnica da latonagem com prensa - já que esse latão é muito duro para ser trabalhado à mão livre. Dentro são imitação de pinhas feitas com tecido envolvendo uma bola de isopor. Muito charmoso e decorativo para qualquer tipo de ambiente, não?


Essas são estatuetas entalhadas na pedra!  As duas primeiras são de Lampião e Maria Bonita os canceiros mais famosos do Brasil. Excelente trabalho, com muitos detalhes e muito bem feito. Abaixo, temos dois elefantinhos (mãe e filho), também entalhados na pedra e com detalhe de cobertura de alumínio nas orelhas. A foto não ficou muito boa, mas esses elefantinhos são muito bonitos e muito decorativos, também, para se usar em vários tipos de ambientes.





Oratório todo ele feito à mão, incluindo a pintura da Madona com Jesus que foi pintado diretamente sobre a madeira. Um trabalho impressionante em todos os detalhes, incluindo a moldura da Madona que é toda entalhada à mão livre, também. Os santos sobre a mesa, também, foram entalhados na madeira e cada um por si só já é uma obra de arte. Uma peça muito bonita de se ver em todos os detalhes!





Imenso mural todo ele entalhado à mão livre na pedra sabão! É uma obra impressionante pelo tamanho (20m de comprimento x 3 de altura) e pela riqueza de detalhes nos entalhes. Uma verdadeira obra de arte regional. Uma pena não ter o nome do autor... 






Tela pintada com tinta à óleo! Fiquei apaixonada por essa pintura! Procurei, procurei, mas não está assinada, então não tenho como saber ou fornecer o nome do pintor ou pintora. De qualquer modo deixo aqui registrada a obra com fotos dos detalhes todos dela.







Bem, como devem imaginar, já andei por todo esse Brasil e sempre voltamos aos mesmos lugares. Não sou muito de sair, bater perna, etc. Gosto de ficar no hotel, com meu ar condicionado e serviço de quarto - hehe! Mas, prometo que sempre que possível faço outras matérias como essas.

Espero que tenham gostado!
Beijo carinhoso e fiquem com ELE!
Lu Heringer :)

Para compartilhar essa matéria no google, basta clicar no 'g+1' logo abaixo dela. Poderá compartilhar, também, usando as redes sociais, email, etc. É só clicar nos respectivos ícones abaixo. Por favor, deixar o link do meu blog, escrevendo o nome do blog e autoria da matéria (Lu Heringer). Com relação às fotos, caso queira utilizá-las em outra publicação só fazê-lo com minha permissão por escrito. Agradeço a compreensão. Beijos mil!