Pesquisar este blog

8 de dezembro de 2009

O PATCHWORK NO ISOPOR É FEBRE NO BRASIL!!!

Embora a técnica exista já a muitos anos (calcula-se que iniciou nos anos 50), voltou recentemente com tudo! Uma verdadeira febre no Brasil. De execução simples e usando materiais relativamente fáceis de serem encontrados, além de baratos, o Patchwork No Isopor está se transformando numa das técnica mais executadas pelas moçoilas ligadas no artesanato e em tudo de novo que acontece nesse área.

Basicamente, a técnica consiste em se fazer cortes que acompanham as linhas de um desenho já feito em um pedaço de isopor depron (isopor pluma- parecido com o que é usado em bandejas de frios, pizzas congeladas, carnes, etc.,) e prender recortes de tecidos nessas fendas de modo a preencher as áreas dos desenhos formando, desse modo, quadros completos recobertos com tecido. É muito interessante o resultado!

Eu aprendi a técnica com a Cleusa M., uma querida amiga lá da comunidade e que já trabalha com isso a bastante tempo. A Cleusa tem sido a mestra maior para muitas pessoas interessadas em aprender a técnica e é uma pessoa maravilhosa, sem qualquer egoísmo, e sempre disposta a ensinar todos os detalhes para quem quiser aprender. Aproveito e deixo aqui o meu agradecimento à ela em meu nome e em nome de várias outras garotas que, como eu, aprenderam tudo o que sabem com ela.

Vejam meus primeiros trabalhos nessa técnica:










Os três primeiros foram feitos com isopor de bandeja e, confesso, não ficaram muitos bons, não. Apesar de ser o mesmo material a qualidade não é muito boa, os desenhos tendem a afundar nas extremidades e os sulcos ficam um pouco mais largos do que deveriam.

Já no pássaro, usei a placa de isopor depron comprada em casas do ramo. A execução fica muito mais facilitada e a qualidade final do trabalho é absolutamente perfeita! Para quem quiser testar a técnica acho até válido usar as bandejas, mas se quiser fazer um trabalho mais sério é melhor comprar a placa. Ela tem 60x100cm de altura com 5mm de espessura, ou seja, é bem grande e com uma placa é possível se fazer vários trabalhos. Podemos fazer quadros (que é o que gosto de fazer) ou caixas. No caso das caixas elas devem, preferencialmente, ser inteiramente forradas com tecido por dentro e por fora. A forração das caixas com tecido já é uma outra técnica que, em breve, trago aqui para vocês.

Já comecei a gravar um vídeo ensinando o básico dessa técnica e em muito breve estará pronto. Enquanto isso não acontece, deixo vocês com alguns trabalhos da Cleusa M. e de outras amigas, assim como alguns outros encontrados na internet. Deliciem-se!!!


ALGUNS TRABALHOS DA CLEUSA M.











A Cleusa M tem um estilo todo próprio de fazer seus lindos trabalhos.


TRABALHOS DE OUTRAS AMIGAS:

Esses são da Renata Ribeiro




Esses da Silvia Raele:




Esses são da talentosa Harue - uma especialista na técnica, também:




Trabalhos encontrados na net - Infelizmente não possuem o nome das autoras ou autores:






Esse aqui é simplesmente divino!!

Caso queira ver mais trabalhos feitos nessa técnica digite os seguintes termos na barra do google:

- carton mousse, ou
- tableaux carton mousse, ou
- patchwork sans aiguile (sem agulha)
- mas a melhor pesquisa é com os termos: PATCHWORK sur CARTON MOUSSE - que é como a técnica é conhecida na França.

Depois clique em 'imagens' na barra do google e divirta-se porque existem muuuitos trabalhos feitos com a técnica do Patchwork No Isopor.

Aqui no Brasil percebe-se uma nítida tendência à escolha de motivo infantis para a execução da técnica, porém, qualquer motivo é viável de ser feito. Basta que se tenha bom senso na escolha das cores e padronagens que vão compor o trabalho final. Evite começar o trabalho sem antes ter feito uma escolha cuidadosa dessas cores e padronagens, porque o uso de muitas cores ou estampas em um mesmo trabalho podem interferir na leitura do mesmo. Como já disse algumas outras vezes, se essa técnica não existesse a tanto tempo eu a batizaria de 'Pintura Com Tecidos' - hehe! Porque, na realidade, é isso mesmo o que acontece. Pintamos um quadro, só que ao invés de tintas usamos tecidos. Então, todo cuidado nessa é escolha é fundamental mesmo para um bom resultado.

Da próxima vez que voltar a falar sobre esse assunto já estarei com meus vídeos prontos. Isso leva um tempo ainda porque a execução da técnica é um pouco lenta e leva-se horas e horas tomando-se decisões sobre o motivo que vamos usar, na escolha dos tecidos (cores e padronagens) e coisas assim. Pretendo fazer alguns vídeos esmiuçando bem todos os aspectos desse trabalho, assim como todas as fases dele. Junto com os vídeos vou deixar endereços onde podem ser encontradas as placas de isopor e todo o material usado na técnica, ok? Aguardem!!

Um grande beijo e fiquem com Deus!

Lu Heringer