Pesquisar este blog

22 de setembro de 2010

ENTALHE EM OVOS!

Pessoal... O Gary, autor das maravilhosas obras de arte dessa matéria, visitou o blog e deixou recado que pode ser visto nos 'comentários' (escreveu em Português, olha só que gracinha de pessoa). Fiquei muuito emocionada com isso. Nem dá para explicar o que significou para mim.

Deixo aqui o meu agradecimento ao talentosíssimo Gary pela visita. Um artista de primeira linha, um exemplo a ser seguido por todas as pessoas que buscam a excelência em suas artes. Significou muito para mim, Gary! Volte sempre. Será uma honra para todos nós.

Lu.





Mr. Gary LeMaster




É isso mesmo! Entalhe feitos em ovos é um tipo de arte que existe em várias partes do mundo e eu tive a oportunidade de entrar em contato com um dos maiores artistas desse setor, Mr. Gary LeMaster, a cerca de uns três anos atrás. O trabalho dele é algo assim difícil de descrever com palavras e tira o fôlego da gente, como vocês podem ver pelas fotos nessa matéria. Assim como ele, existem centenas de artistas ao redor do mundo dedicados a trabalhar, exclusivamente, nesse tipo de arte.






OS OVOS SÃO DE VERDADE?
Pois é, muitas pessoas pensam que são feitos de cerâmica, biscuit ou qualquer outro material parecido. Mas, são ovos de verdade das mais variadas aves como gansos, avestruz, ema, perus, galinhas, etc. Cada um com sua espessura característica o que pode vir a limitar o tipo de trabalho a ser realizado neles.




Clique nas imagens para vê-las com detalhes. Isso vale para todas as fotos da matéria.




COMO É O PROCESSO?
Primeiro é feito um minúsculo furo em ambas as pontas e todo o material interno é soprado para fora dele. Com muita calma, muita paciência e muito cuidado para que o processo não venha a romper a casca. Li, em outro site, que é possível se fazer esse processo usando uma seringa e agulha de insulina, sugando o conteúdo interior do ovo. Tudo com muito cuidado, pois, trata-se de material delicadíssimo. Isso feito o ovo é lavado e seco. Em seguida, o artista desenha aquilo que pretende esculpir.


O processo de entalhe é feito com aparelho chamado TURBO CARVER que usa brocas tão finas quanto as que os dentistas usam e gira na incrível rotação de 400 mil vez por segundo. Uau! Dá para imaginar isso? Esse aparelho é leve e pequeno como uma caneta e funciona com um compressor de ar - Mr Gary está usando na foto ao lado. Bem, recentemente comprei esse aparelho e já entalhei minha primeira caixa. Ainda não fotografei, mas pretendo trazer em breve o resultado para cá. Já estou com outros projetos de entalhe em andamento e, ao menos por enquanto, não me arrisco a entalhar ovo, não - riso. Mas, quem sabe um dia? Caso deseje maiores informações sobre esse aparelho é só clicar no link acima. O site é todo ele em Inglês. IMPORTANTE: Ao receber o aparelho aqui no Brasil você terá que pagar entre 100 e 300% do valor que pagou originariamente. Ou seja... Fica bem caro importar. Quase enfartei quando recebi a notificação da Polícia Federal sobre os custos para liberar o aparelho no correio. Mas, acabei dando um jeito. Depois quando trouxer minhas caixas trago maiores informações sobre o aparelho e tudo o que se pode comprar junto com ele, ok?

Continuando com o processo, uma vez finalizado o entalhe é usado um abrasivo leve para que sejam retiradas todas as marcas de lápis que tenham ficado. O ovo é então, mergulhado em dois banhos de água sanitária para que sejam retirados todos os resíduos de membranas de dentro do ovo (aquela pele branca). O ovo é então assinado e coberto com 3 camadas de verniz. Daí poderá ser colocado sobre um pedestal ou outros tipos de displays.

O processo do entalhe em si não é explicado pelo Mr. Gary já que ele dá aulas online para todo o mundo, vende dvd, etc. Claro! Ele pode ser um gênio, mas tem que comer como todo o resto de nós, simples mortais - riso. Mas, imagine entalhar em uma superfície tão fina e tão frágil sem quebrar, sem imperfeições. Tem que ter uma mão muito firme, muito treino e, claro, um excelente aparelho. Segundo Mr. Gary, leva-se em torno de três meses para se completar o entalhe em um ovo que seja completamente entalhado em toda sua superfície, trabalhando-se nele todos os dias, várias horas por dia. Tem que haver um imenso comprometimento, mesmo. Aliás, sempre digo que esse tipo de comprometimento é que separa os comuns dos especiais na área da arte. Talvez por isso existam tão poucos artistas especiais, não é verdade?


Nos trabalhos acima foi usado um processo diferente: Foram feitos com ovos de pato azul pintado
com esmalte preto, em seguida, foram cozidos no forno - os ovos já estavam vazio, claro. Uma vez que o esmalte tenha sido curado, foi usada uma broca para remover o esmalte e o revestimento azul característico do ovo desse pato, a fim de expor a camada branca. Imagine só retirar a pigmentação natural de uma casca de ovo para expor a parte branca - gente isso é uma superfície de mílésimos de milímetros! - e ainda por cima formando uma figura com o escuro que permaneceu no ovo. O mesmo pode ser feito usando ovos de coloração marrom natural, como o nosso conhecido ovo de galinha caipira. Segundo ele, ver a imagem se formando com esse processo é algo muito viciante e ele fez uma série de gueixas usando esse método. Bem, Mr. Gary e eu - com certeza! - temos algo em comum: amamos essas garotas como forma de expressão na nossa arte. Ele com os ovos e eu com minha latonagem - hehe! Falando nisso, já estou quase terminando a minha segunda gueixa de uma série que estou fazendo. Esse é um processo lento, também.

O que trouxe do site do Mr. Gary é, apenas, uma pequena parte do trabalho, só uma amostra. Querendo ver o trabalho todo é só clicar aqui que será dirigida(o) para o site que é todo em Inglês. É uma viagem que vale à pena para os amantes das artes e amantes de pessoas especiais que fazem um trabalho mais especial ainda.

Espero que tenham gostado, meninas e meninos.

Beijo carinhoso!

Lu Heringer :)







.