Pesquisar este blog

5 de agosto de 2009

TEAR DE PREGOS - Gráficos de Pontos.

Oi pessoal!

Realizando um desejo antigo, estou fazendo uns gráficos de pontos para o tear de pregos paralelo. Olha, isso dá um trabalho que vocês não tem idéia. Talvez por isso mesmo é que vejamos tão poucos gráficos por aí - rs. Demora um tempão para se fazer cada um deles, viu?

Estes gráficos abaixo foram feitos de maneira diferente daquela à que estão acostumadas(os). Resolvi usar setas indicando a direção e o local certo por onde passar as lãs nos pregos. Às vezes passamos pelo lado direito, outras pelo esquerdo e isso eu nunca vi em gráfico nenhum. Linhas retas ou pontilhadas não nos mostram esse detalhe fundamental e podem, muitas vezes, nos confundir principalmente quando os pontos são muito complexos. Fiz um teste em minha comunidade e todas conseguiram uma boa leitura desses gráficos que bolei.

O que observei é que, com esse sistema de flechas que criei, o desenho do ponto no gráfico fica idêntico ao desenho da lã no tear. Acho que isso colabora imensamente para vermos se estamos fazendo tudo direitinho, não é verdade?

Vou deixar aqui os que já estão prontos e voltem sempre para conferir essa página porque irei adicionando outros conforme forem ficando prontos, combinado?

Então vamos aos gráficos:

Clique nas imagens para aumentá-las!











Obs: Os gráficos que tiverem '17 pregos' escritos são referentes ao tear de pregos para fazer cachecol que usa 18 pontos. Caso o ponto seja feito em teares maiores do que 18 pontos devem ser feitos com número ímpar de pregos, ok?

Um detalhe muito importante: Observem que todos os meus gráficos começam e terminam, na outra ponta, com a lã fazendo uma volta completa nos pregos. Isso porque, normalmente, os pontos das laterais ficam frouxos, mais abertos, se não fizermos isso. É um truque que emprego e que faz com que esses pontos externos fiquem sempre bem feitos, acompanhando o restante do trabalho. Fica aí essa dica!

Por hora é o que já tenho feito. Assim que preparar mais outros (ainda tem bastante!) trago para cá. Então fique de olho nas atualizações dessa página, combinado pessoal?

Beijão e fiquem com Deus.

Lu Heringer.