Pesquisar este blog

5 de agosto de 2009

TEAR DE PREGOS - Gráficos de Pontos.

Oi pessoal!

Realizando um desejo antigo, estou fazendo uns gráficos de pontos para o tear de pregos paralelo. Olha, isso dá um trabalho que vocês não tem idéia. Talvez por isso mesmo é que vejamos tão poucos gráficos por aí - rs. Demora um tempão para se fazer cada um deles, viu?

Estes gráficos abaixo foram feitos de maneira diferente daquela à que estão acostumadas(os). Resolvi usar setas indicando a direção e o local certo por onde passar as lãs nos pregos. Às vezes passamos pelo lado direito, outras pelo esquerdo e isso eu nunca vi em gráfico nenhum. Linhas retas ou pontilhadas não nos mostram esse detalhe fundamental e podem, muitas vezes, nos confundir principalmente quando os pontos são muito complexos. Fiz um teste em minha comunidade e todas conseguiram uma boa leitura desses gráficos que bolei.

O que observei é que, com esse sistema de flechas que criei, o desenho do ponto no gráfico fica idêntico ao desenho da lã no tear. Acho que isso colabora imensamente para vermos se estamos fazendo tudo direitinho, não é verdade?

Vou deixar aqui os que já estão prontos e voltem sempre para conferir essa página porque irei adicionando outros conforme forem ficando prontos, combinado?

Então vamos aos gráficos:

Clique nas imagens para aumentá-las!











Obs: Os gráficos que tiverem '17 pregos' escritos são referentes ao tear de pregos para fazer cachecol que usa 18 pontos. Caso o ponto seja feito em teares maiores do que 18 pontos devem ser feitos com número ímpar de pregos, ok?

Um detalhe muito importante: Observem que todos os meus gráficos começam e terminam, na outra ponta, com a lã fazendo uma volta completa nos pregos. Isso porque, normalmente, os pontos das laterais ficam frouxos, mais abertos, se não fizermos isso. É um truque que emprego e que faz com que esses pontos externos fiquem sempre bem feitos, acompanhando o restante do trabalho. Fica aí essa dica!

Por hora é o que já tenho feito. Assim que preparar mais outros (ainda tem bastante!) trago para cá. Então fique de olho nas atualizações dessa página, combinado pessoal?

Beijão e fiquem com Deus.

Lu Heringer.

24 comentários:

Lucy disse...

Oi Lu.
Adorei, agora vou ver se aprendo a realizar algo com os pontos fornecidos.
Obrigado por ensinar, sua dedicação não é em vão...
Beijos Lucy

ஜ♥ஜDenikytஜ♥ஜ: disse...

Oi Lú estou aqui apreciando seu cantinho e amnado tudo isso!
Vc é maravilhosa em tudo que faz!
Muito obrigada por partilhar conosco seu telento que Deus lhe concedeu vc é uma benção em nossas vidas !
Amo-te
Carinhosamente di Denikyt

Unknown disse...

Olá Lu! Gostaria de saber se você tem alguma receita para fazer casaco com tear de pregos?
Obrigada!

Lisandra Meneses disse...

Olá! Adorei o seu blog e as suas explicações sobre o tear de pregos e adorei estes gráficos. Eu sou de Portugal, mais propriamente das ilhas dos Açores (não sei se já ouviu falar) e cá nunca tinha ouvido falar do tear de pregos e tenho aprendido a fazer é pela net. Tambem nao encontrei teares por aqui por isso meu pai me fez um mas acho que as medidas não são as correctas. Gostaria de lhe pedir para me enviar para o meu blog ou mail as medidas do tear. Tanto da largura, como do comprimento assim como da diztancia entre os preguinhos e também da largura do buraquinho do meio, por onde vai saido o trabalho. Agradecia imenso. O meu mail é isam@live.com.pt e o meu blog é cantinhodaterceira.blogspot.com, lá pode ver alguns cachecois que fiz no meu tear com o ponto zigue-zague. Por favor, responda-me.
Obrigada.

Lu Heringer disse...

Meninas, obrigada pelas palavras tão carinhosas. Esse é meu cantinho na net que mais gosto. Pena que não possa estar por aqui tanto quanto gostaria.

O carinho e incentivo de vocês é minha moeda corrente - hehe!

Beijos, lindinhas!

Lu Heringer.

Lu Heringer disse...

Lisandra: Seguem as medidas

duas ripas de 2cm de largura, por 2cm de altura e 24cm de comprimento.

Vão (espaço) entre as duas ripas: 2cm

Quantidade de pregos: 18 de cada lado.

Distância entre os pregos: 1cm

Colocar um prego em cada uma das pontas externas das ripas para servirem de apoio.

Fazer uma ranhura nas pontas (na altura da ripa) para poder prender a lã.

Olhe bem nos meus vídeos o tear que uso por que é esse que estou te passando as medidas, ok?

Ah, já fui muitas vezes a Portugal, inclusive nos Açores muito conhecida pelos bordados. Lugar maravilhoso! Ès muito abençoada de poder viver aí.

Beijos e fique com Deus!

Lu Heringer.

Lisandra Meneses disse...

Olá novamente!!
Obrigadão pelas medidas! Foste muito precisa e rápida. Agora é só chatear o meu pai para me fazer mais um tear.lol.
Ainda bem que já tiveste cá nos Açores pois são lindos!!(Modestia à parte)lol.
Vou a partir de agora seguir o teu blog assiduamente e ficar atenta.
Obrigada mais uma vez. beijos.

Anônimo disse...

Olá, adorei conhecer seu blog e me impressionei ao tentar imaginar como você acha tempo pra tudo isso. Bom, sou bem leiga no assunto tricô. gostaria de saber se com o tear consigo fazer blusas ou somente cachecol. Me atrapalho demais com as agulhas e com o tear me pareceu bem fácil. um abraço Lauri Francis

Andressa Lopes disse...

Oi Lú!Minha cunhadaque é apaixonada por tear,vivia me falando de você.Eu também sou artesã,e blogueira,então resolvi conhecer teu cantinho.Fiquei maravilhada,amei tuas dicas,eu conhecia só o básico e me virava assim mesmo.Tenho alguns cachecois feito no tear,com aplicações em crochê.E fazem bastante sucesso.Agora vou poder caprichar mais.Grande beijo e me sentirei honrrada com sua visita.

Yoko disse...

Comprei um tear para minha filha no domingo passado, ela só tem 11 anos e ficou apaixonada qdo viu um uma moça trabalhando como o tear em uma feirinha de artesanato. Hj acabou de montar o seu primeiro cachecol, ficou lindo! Demorou somente 2 dias para preparar. Como foi a primeira vez que fazia, encontramos o seu vídeo no youtube e acabamos aprendendo como fazer o acabamento com franja. Suas aulas são maravilhosas, dá para aprender direitinho. Estou muito feliz por ter encontrado você rs. Nos proporcione mais momentos felizes com novidades em tear e também outros trabalhos que vc faz tão bem. Obrigada! bjs

lucineia disse...

Oi Lu, aprendi o básico do tear de pregos com uma professora e estou me "aperfeiçoando" através de seus gráficos.Está muito bem feito.Estou tentando fazer o ponto quadrado e acho que tem algo errado pois quando puxo a franja ela não desce. Coloco uma a uma ou envolvo dois pregos para uma franja ?
Um abraço
Lucineia

Josi Antunes disse...

olá Lú, tudo bem?^
Gostaria de ver você fazendo o ponto infantil, é que quero fazer um cachecol para meus sobrinhos de 1 ano.
Obrigada.
Bjs

Larii Soares disse...

olá! Eu gostaria de saber como faço para diminuir pontos no tear.
responda assim que puder > larissa341_9@hotmail.com

agradeço.

ROSANGELA disse...

ADOREI A FORMA QUE EXPLICA, EU NUNCA HAVIA FEITO ALGUM PONTO EM TEAR, EMBORA SEMPRE TIVE VONTADE DE APRENDER E JA CONSEGUI FAZER ALGUNS PONTO, SUA EXPLICAÇÃO É CLARA, MUITO OBRIGADA. FICA COM DEUS.

ROSANGELA

Maria Silva disse...

OI LU
QUE CARINHO VC DEDICA ÀQUELAS(ES) QUE NÃO TEM TANTA HABILIDADE E/OU CONDIÇÕES DE TEMPO, DINHEIRO PARA DISPOR A APRENDER! PARABÉNS, ISTO É DOM DE DEUS...
"HÁ FELICIDADE MUITO MAIS EM DAR DO QUE SÓ EM RECEBER"
DEUS TE ABENÇOE!
Maria Silva

Eu gostaria de aprender a fazer esses cachecóis em forma de babados, enrolados como estão usando. Vc. pode me ensinar?

Anônimo disse...

oi...amo os seus videos...fiz meu primeiro cachecol com a sua ajuda rsrs.

agora tenho um dilema, comprei uma lã muito bonita (by flock pompom)porem nao sei como trabalha-la n tera de pegos. vi varios pontos mais nenhum especifico para este tipo de lã. vc pode me dar uma luz...

evelynstefano21@hotmail.com

te agradeço
evelyn

Marcia Ribeiro disse...

Olá !! estou maravilhada com o seu blog, simplesmente ADOREI !!, não vou escrever muito pois ainda tenho muito para aprender e ver no seu blog, e o tempo se tornou curto depois que a conheci, tchauzinho.... AMEI!!

Sônia Lúcia Nunes Silva disse...

Adorei seus trabalhos, parabéns por ensinar o que sabe, é muito nobre da sua parte.
fique com Deus!

Anônimo disse...

Parabéns, Lu!
Excelente seu trabalho! Que generosidade em nos ensinar e com tanto carinho. Muito obrigada mesmo, estou aprendendo muito com você. Esses gráficos estão ótimos. Bj
Ana Izabel

Anônimo disse...

olá lu amei seu site vc por um acaso teria algum molde de tear pra fazer toalha de mesa bjs que deus te abençoe meu email é dayse-cristina1@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Lu, adorei os gráficos vou tentar fazer todos os pontos pata poder aprender a melhorar meu trabalho. Amei obrigada pele sua dedicação. Beijos.

Graças Fernandes disse...

Parabéns pelo seu blog , meu nome é Graças Fernandes do blog artgeracy.blogspot.com e face mgracas2.
Fique com Deus
Beijo

Anônimo disse...

Olá, Lu. Gosto muito de fazer artesanato. Mas o trabalho no tear está "difícil" de entender as beiradas, ou melhor, no início e final da volta no tear, não o início do trabalho, os tais arremates nas carreiras. Poderia me ajudar?

Daniele de Carvalho disse...

Obrigada Deus abençoe sempre vc,estou começando agora no tear já salvei os gráficos, obrigada ����