Pesquisar este blog

6 de janeiro de 2014

AFINAL, O QUE É ANTIGUIDADE ,VINTAGE E RETRÔ?

Oi, pessoal!

Iniciando as atividades de 2014 aqui no blog, desejando a todos um excelente ano e que possamos continuar juntos aqui nesse cantinho de paz e criatividade.

Hoje estou trazendo textos elucidativos sobre o que é antiguidade, vintage e retrô, pois tenho notado que algumas pessoas, simplesmente, não sabem e outras fazem alguma confusão ainda, incluindo essa que vos fala - hehe!!

O QUE É UMA ANTIGUIDADE?
A resposta é simples: Qualquer objeto que tenha mais de 100 anos. Isso vale, desde a pré história até 1914 já que estamos no ano 2014 e cem anos atrás era o ano de 1914. Veja alguns exemplos de antiguidades:

Alguns exemplos de antiguidades
Clique nas imagens para ver maior

Caixa de jóias do Século 18 

Caixa de jóias do Século 18 


Bule de prata da Era Vitoriana que vai de 1837 até 1901 
 Fonte da foto: http://www.danddantiques.com

Jogo de chá persa do século X 
Fonte da foto: http://picclick.com

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.

O QUE É VINTAGE?
Bem, a resposta é simples, também: Qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos. Então, peças Vintages são aquelas que foram feitas entre 1994 e 1915, já que a partir de 1914 a peça já é considerada antiguidade por ter ao menos 100 anos de idade (considerando que estamos no ano de 2014). O número 20 tem algo a ver com o nome Vintage? Não, pois, 20 em inglês é 'twenty'.A palavra Vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um bom vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário comum de artistas e artesãos para designar algo antigo, mas não muito.

Os mais tradicionais, têm problemas em aceitar uma peça dos anos 70, 80 como sendo Vintage, pois, para eles o Vintage puro é referente aos anos 20, 30, 40, 50. Então, ao que parece, criou-se uma Subcategoria que seria o Novo Vintage para peças mais perto dos 20 anos de idade (vinte e poucos) e o Vintage para peças mais longe dos vinte e poucos anos de idade, indo mais para 70, 80 anos de idade.


Alguns exemplos de peças Novo Vintage
Mais perto de 20 anos de idade
Clique na foto para ver maior

Lancheira escolar dos anos 80. 

Porta jóias feita nos anos 70 - Muito linda, parecendo uma cristaleirinha.


Caixa e bijuterias dos anos 80 - Totalmente Novo Vintage!
Fonte da foto: http://www.etsy.com/pt/listing/158362509/reduced-was-6500-100-plus-pc-lot-vintage?ref=sr_gallery_8&ga_search_query=80's+jewelry+box&ga_order=most_relevant&ga_view_type=gallery&ga_ship_to=BR&ga_search_type=all


Exemplos de peças Vintage 
Mais longe dos 20 anos de idade, mais antigas, porém, com menos de 100 anos de idade.

Caixa de joias feita nos anos 30 na técnica da latonagem.

 Caixa de joia feita nos anos 20

 Prato pintado à mão dos anos 50

Lindo porta joias, feito na técnica da latonagem, anos 20

Fonte das fotos Vintage, acima: http://www.rubylane.com

~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.

O QUE É RETRÔ:
Bem, Retrô não se refere à datas, ou idades das peças e, sim, ao um estiloRetrô é uma peça nova que imita o estilo de alguma era antiga, diferente da que vivemos. Pode imitar o estilo fora de moda de roupa de 5 anos atrás, ou o estilo de um sofá dos anos 60, um porta jóias estilo art deco, uma cadeira de 500 anos atrás, ou que seja que esteja imitando. Mas, é na essência, uma peça nova - feita em nossos dias.

Ou seja, todas as caixas que fazemos hoje, imitando estilos antigos, são caixas Retrô e não Vintage como costumamos chamar! Pois é, coloquei essa última frase em negrito porque acho que é importante essa informação. O máximo que podemos dizer sobre peças novas que imitam estilo de outra época é que é uma peça Retrô, estilo Vintage, estilo Pop, estilo antigo, ou estilo anos 60, e por aí a fora. 

Quadro Retrô, feito em latonagem com ares de antiga.
By Lu Heringer

Mesinha Retrô, estilo antigo, na técnica da latonagem. Uma coisa essa mesinha!!
By Ingrid Ramanush

Quadro Retrô, estilo antigo, feito em latonagem
By Lu Heringer

Caixa Dolly feita a alguns meses atrás. Retrô estilo, Shabby Chic.
By Lu Heringer

Bom, pessoal, acho que deu para entender, não é verdade? 

RESUMO DAS DEFINIÇÕES:
- Antiguidade: Peças com pelo menos 100 anos e vão daí até a pré história.
Vintage: Peças com pelo menos 20 anos e menos de 100 anos. Isso vai de 1994 até 1915 - já que a partir de 1914 já é antiguidade - considerando que estamos no ano 2014. Lembrando, também, do Novo Vintage que são as peças mais perto dos 20 anos de idade (anos, 90, 80, 70, etc).
- Retrô: Refere-se ao estilo. Peças novas que imitam estilo de alguma outra época que não a atual.

Para terminar, sugiro que SEMPRE assinem e coloquem data nas suas peças, pois, hoje elas são novas, mas daqui a 20 anos já serão Vintage e daqui a 100 serão antiguidades!! Poderão valer uma fortuna! Os filhos e netos agradecerão. Pense nisso ;)

Beijo carinhoso, ótimo ano para você e até a próxima!
Lu Heringer :) 

Meus endereços na Internet - Clique !





Compartilhe ou guarde essa matéria clicando nos ícones abaixo. Por favor, sempre deixar um link direcionado para cá e indicando a autoria da matéria. Caso queira usar as minhas fotos, por favor, entre em contato. Desde já agradeço. Lu Heringer.

Fonte principal das definições dadas nessa matéria: CLIQUE AQUI!