Pesquisar este blog

27 de junho de 2013

CAIXA DOLLY 7 - FLOR DE TECIDO SHABBY CHIC + O QUE É SHABBY CHIC E VINTAGE


 FLOR SHABBY CHIC - BY LU HERINGER

Oi, pessoal!

Hoje trago o vídeo passo a passo ensinando a fazer essa flor de tecido shabby chic! FOI ESSA FLOR QUE GRAVEI NO PROGRAMA ARTE BRASIL, mas aqui nesse vídeo, com mais calma e tempo, pude explicar explicar melhor porque programa de TV é uma correria só em função do pouco tempo.

DEPOIS DO VÍDEO, VEJAM O QUE É SHABBY CHIC E UMA COMPARAÇÃO COM O VINTAGE, OK?

ENTÃO, VAMOS AO VÍDEO!


 Clique nas imagens para ver maior!

O QUE É SHABBY CHIC?
Shabby Chic, na raiz do nome, se refere à decoração dos chalés ingleses e do Reino Unido (UK) de muito antigamente. Como ficavam fechados quase o ano todo, por vezes ficavam anos a fio, os móveis, tecidos das cortinas, dos sofás, etc, iam ficando com a aparência de gastos, desbotados, desfiados, empoeirados, etc. Isso é o Shabby Chic no princípio, quando esse termo foi criado. Shabby, significa isso: desgastado, envelhecido, com aparência de antigo. E Chic é chique! Ou seja, Shabby Chic é algo chique e com aparência de antigo, desgastado pelo tempo. Depois vejam abaixo a comparação com o Vintage e verão que eles tem pouco em comum a não ser o fato de ser ou parecer antigo. Hoje em dia, esse termo Shabby Chique é utilizado para os móveis com a aparência de desgastado pelo tempo em combinação com tecidos e cores suaves, pastéis, tons neutros e terrosos, branco, todos envelhecidos e se utiliza muito de rendas, babados, pérolas e tudo que remeta ao passado com forte influência feminina. O termo surgiu na Grã Bretanha (Reino Unido), ganhou força nos anos 80, mas esse estilo vem desde o século XVIII.

 Clique nas imagens para ver maior!



Em nossos dias, esse termo se aplica à decoração, roupas ou qualquer peça que tenham essas características explicadas acima. Como sempre acontece, esse estilo de decoração foi adaptado à feitura atual de caixas e scrapbooking que usam os mesmos elementos citados acima. O objetivo geral do shabby chic é alcançar um efeito elegante, feminino, mas que tenha ar antigo, desgastado pelo tempo em oposição ao estilo feminino muito certinho e 'limpo' (clean) do estilo Victoriano. Veja alguns exemplos de CAIXAS SHABBY CHIC:

 Clique nas imagens para ver maior!









VINTAGE  E SHABBY CHIC SÃO A MESMA COISA?

A única coisa que Vintage e Shabby Chic têm em comum é o fato de parecerem antigos (ou serem antigos de verdade!). O Vintage legítimo tem que ter, ao menos, 20 anos de idade e menos de 100 anos (de 100 anos em diante já é antiguidade). Como um adicional cultural, a palavra 'vintage' em si refere-se à colheita da uva e todo o processo de se fazer vinhos! Nada a ver com o que pensamos de vintage, não é verdade? Mas, é isso mesmo que quer dizer - rs.

Como última informação, Retrô = Peças que tenham aparência de antigas, mas que sejam novas. Ou seja, imitam estilos antigos, sendo que foram feitas nos tempos atuais.

Vejam explicações completas sobre Antiguidade - Vintage e Retrô clicando aqui! Matéria que fiz com carinho aqui mesmo no blog.

Clique nas imagens para ver maior








Bom, pessoal, espero que as explicações que dei sobre Shabby Chic e Vintage, tenham ficado claras o suficiente para vocês entenderem. No resumo entre esses dois estilos podemos dizer que Shabby Chic é Vintage, mas Vintage não quer dizer Shabby Chic, necessariamente, certo?

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO VÍDEO COM A FLOR SHABBY CHIC QUE FIZ, também! hehe!

Depois que eu tiver montado a Caixa Dolly, trago as fotos para cá, combinado?

Beijo enorme e fiquem na paz
Lu Heringer :)



.