Pesquisar este blog

12 de agosto de 2010

DECOUPAGE COM TECIDO + TERMOCOLANTE em TOALHA - SABONETE e CAIXA.

Pessoal, essa matéria deu trabalho para ficar pronta, viu? Não a técnica em si, porque é muuito fácil. Foi mais a edição dos vídeos, mesmo, que levou algum tempo para ser finalizada.

A idéia de fazer esse trabalho já estava na minha cabeça a um bom tempo. Tive contato com termocolante a alguns anos atrás e depois ficou, literalmente, guardado na gaveta - rs. Vinha observando alguns trabalhos de Patchcolagem em tecido que se utilizam do termocolante e pensei: 'Mas, o termocolante dá para aplicar em qualquer lugar que não derreta com calor. Seria legal poder mostrar isso para as pessoas.' Então, arregacei as mangas, bolei um projeto bem simples de ser executado e com um resultado, simplemente, MARAVILHOSO! As pessoas próximas a mim, que puderam ver de perto, ficaram encantadas com o resultado final das peças em separado e no conjunto. Já recebi encomendas. Esse é o trabalho pronto (clique para ver maior):



Então, vamos primeiro aprender a técnica básica do uso do TERMOCOLANTE + TECIDO. O principal aqui, é que os tecidos sejam, todos, previamente molhados, secados e passados, incluindo a toalha. Isso é para evitar que, depois de pronto, os tecidos venham a encolher e enfeiar todo o trabalho. Vamos acompanhar o vídeo com as explicações de como fazer o trabalho básico. É muito fácil:




Segunda e última parte da técnica básica

LIBERADO PARA TODOS OS PAÍSES! Editei novamente e troquei a música que era o que estava bloqueando a execução para vários países:




Agora vamos aprender a fazer a técnica na TOALHA:





Agora, vamos aprender a fazer a técnica no sabonete.




Depois de tudo pronto, entrei com uma farta camada de Termolina. Achei que escureceu o tecidinho claro do centro da flor. Talvez, se entrar com um squizz adesivo, bem esticado, bem pincelado sobre o tecido, isso não venha acontecer. É muito importante que o tecido seja impermeabilizado para poder receber os vernizes, ok?


Agora, vamos aprender a fazer a técnica na caixa:




Bem, a caixa recebeu uma camada de goma laca indiana. Depois, passei BOMBRIL nela toda. Gente, bombril deixa tudo lisiiiiinhooooo! Tira todas as imperfeições sem arranhar, sem riscar e com muita facilidade. Depois da caixa bem limpa com um pano levemente úmido, entrei com 3 camadas de LÁTEX BRANCO diluído ao ponto de poder fluir na pincelada. Usei o LÁTEX PREMIUM da Suvinil. Bem espesso. Rende que é uma maravilha. Dilui usando ÁGUA DESTILADA. A gente compra baratíssimo em posto de gasolina. É importante entrar com a água destilada na diluição desses tipos de produtos para que não criem fungos e, consequentemente, bolor, não somente na tinta em si como nos trabalhos feitos com ela, ok?

Depois da caixa toda seca com a tinta branca, entrei com a cor Vermelho na parte de fora da parte de baixo da caixa, incluindo fundo. Usei tinta PVA. Ficou um vermelho lindo porque tinha o fundo o branco por baixo dele. Se entrar com o vermelho direto no mdf vai ficar um vermelho escuro. Fica aqui a sugestão: sempre que for entrar com uma cor na caixa de mdf, passe uma ou duas camadas de branco por baixo, bem homogênea, sem manchas, que a cor irá manter o seu brilho e intensidade.

Ainda sobre a pintura da caixa, mais uma dica: Pinte com um quantidade razoavel de tinta e passe um rolinho de espuma para homogeinizar a pintura. Faça isso por áreas, ok? Fica perfeita! Lembrando que NÃO PODE PASSAR TINTA PVA ONDE FOR RECEBER O CALOR DO FERRO. A tinta pva é uma mistura de tinta acrílica com cola e a cola derrete e sai toda da caixa na hora da colagem.

Mais uma sugestão: Que tal entrar com um Flotado ao redor dos motivos? Para quem não sabe, flotado é aquela técnica de fazer sombreamento usando um pincel chanfrado com um pingo de tinta na ponta maior do pincel e água (ou o diluente da tinta) no restante. Faz um sombreado esfumaçado, aquarelado, que dá a impressão de que o elemento está flutuando. É muito bonito.

Mais ainda? Que tal colocar um relevo sobre os motivos da caixa? É só entrar com um squizz relevo transparente ou mesmo com a cascorez azul. Depois que a cola seca fica um elevado transparente que dá um efeito muito bacana. Acho que o mais importante, no caso da caixa feita do jeito que fiz, é não entrar com mais cor, esponjado ou qualquer outra coisa que venha adicionar informação visual a mais porque a caixa já está bem 'enfeitada' do jeito que está. Pode virar uma bagunça visual. No caso de não aplicar o passa fita, aí já tem mais campo para brincar.

Qualquer dúvida, é só deixar em 'comentários' que tento ajudar, combinado?

Bem, espero que vocês tenham gostado da técnica que bolei e que possam fazer muito bom proveito dela! Muito em breve, mais novidades! Minha cabeça anda fervilhando com idéias, ultimamente - rs. Amo muito tudo isso!


Beijo carinhoso e fique todos com Deus.


Lu Heringer. :)




ONDE ENCONTRAR O TERMOCOLANTE - AVBOND:

http://www.atelievirtualbr.com.br/

Clique em 'AVBond Plus' e depois em 'AVBond'. Lá tem endereços de lojas que vendem, também. Esse produto é de minha querida amiga Jane, pioneira, que trouxe toda a tecnologia dos USA para fabricar esse e outros produtos muito bons para as quilteiras e afins.