Pesquisar este blog

20 de setembro de 2010

RELÓGIO ANTIGO COM CRAQUELÊ E FOLHEAÇÃO A OURO.




Oi, pessoal!

Estou gravando um vídeo que está levando um bom tempo para ficar pronto porque resolvi fazer um efeito nele que é feito com um processo bem lento, mas com resultados muito legais. Acho que vocês vão gostar tanto da técnica quando do efeito.

Bem, não queria deixar vocês sem alguma matéria nova na semana e estou trazendo uma que achei muito legal no site Mundo da Arte. Estava passeando por lá e vi alguns vídeos meus publicados no site e algumas outras matérias. Achei essa bem legal e resolvi trazer para cá.

É uma técnica de se fazer um relógio com aparência de antigo que inclui a folhação a ouro e o craquelê. Bem, não sei a quanto tempo esse pap foi feito, mas ele usa o verniz craquelê da Acrilex, aquele que eu costumo chamar de 'tudo em um', querendo dizer que não é base e verniz craquelador. Mas, nada impede que se use um com base, ok? Você poderá ver como aplicar esse verniz com dois componentes assistindo ao vídeo que fiz demonstrando a técnica em uma caixa de mdf clicando aqui! Lembrando que quanto mais do verniz craquelador depositar, maiores serão os cracos e quantos menos depositar, menores serão os cracos.

Uma coisa nesse pap me incomodou um pouco que é o modelo do mostrador do relógio. Não quero de modo algum desrespeitar a autora do pap - que não é citada na matéria - mas achei que os números não combinaram muito com um relógio antigo. Então, resolvi copiar alguns outros mostradores e vocês escolhem aquele que acharem melhor. Vou deixar o original do pap, também (é o primeiro).

Então vamos a lista de material e ao pap:

LISTA DE MATERIAL:
• CÍirculo de madeira ou eucatex de 32 cm de diâmetro - pode fazer no tamanho que quiser.
• 1 máquina de relógio
• Folha de Ouro
• Xerox do molde do mostrador do relógio

• Pincel Tigre nº: 146-18
• Goma laca Indiana - Acrescento a Goma Laca INCOLOR.
• Verniz Craquelê - Pode usar o que tem base e craquelador como disse, acima.
• Verniz Geral e Verniz Mordente
• Tinta a óleo na cor Sépia - Sugiro a Cera Pátina Bronze da Mural para usar no lugar da tinta a óleo. Veja no pap porque.
• Cola branca
• Secante de Cobalto - Se for usar a cera, não precisa do secante de cobalto.

MATERIAL DE APOIO:
• Álcool (para diluir a goma laca e limpar o pincel)
• Aguarrás (para limpeza dos pinceis com tinta)
• Pano de malha
• recipiente com água
• Tesoura

A primeira coisa a fazer é tirar um xerox de uns dos mostradores abaixo. Os que eu copiei coloquei na cor sépia, por achar que essa cor irá combinar muito com a técnica. Mas, podem imprimir em preto e branco.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA PODER VER E COPIAR EM MELHOR DEFINIÇÃO

Atenção se for usar a madeira com 32cm, você deve imprimir 1º uma metade do relógio e depois a outra, porque não cabe em uma folha A4.
Pessoal, numa copiadora poderão imprimir no tamanho que quiser em uma folha só.




Esse acima é o meu favorito.

PAP:


1. Recorte com cuidado a folha impressa do mostrador.




2. Coloque o molde no recipiente com água por 10 minutos.

Dica:
Qualquer papel umedecido com água adquire leveza e elasticidade.

Assim, a formação de rugas e diminuída e o acabamento fica muito melhor.

3. Aplique uma camada de cola branca toda a peça de madeira ou eucatex. Use o pincel, passando em círculos e preenchendo toda a superfície

4. Coloque delicadamente o molde do mostrador sobre a madeira. O papel desliza sobre a superfície e permite um posicionamento correto.

5. Retire o excesso de água com o pano, dando batidinhas na superfície. Repita até sentir que está somente úmido.

6. Em seguida, cubra toda a superfície com uma camada de Goma Laca Indiana. Use o pincel sempre no mesmo sentido.

Dica:
A goma laca faz o efeito de envelhecimento.
Ela reage quimicamente com o papel e a cola branca e pode ficar amarelada ou rosada.

7. Aplique uma camada de verniz mordente somente no centro do relógio. Aguarde dar o ponto de mordência (fica grudento sem sair verniz no dedo).


8. Posicione a folha de ouro na area central do relógio e fixe com um pincel seco. Faça movimentos leves para não danificar a folha de ouro.

Se quiserem ver como é a aplicação de folha de ouro, com todos os detalhes, tem dois vídeos meus ensinado a técnica completa, aqui no blog. É só clicar nos links, abaixo:

- Decoupage Reversa.

- Relevo Bidimensional.

9. Cubra toda a peça, principalmente a folha de ouro, com goma laca indiana. Faça movimentos verticais e contínuos. Aguarde 15 minutos para secar tudo.

Nota da Lu: Pessoal, minha experiência com a aplicação da goma laca indiana sobre a folha de ouro não é das melhores. Ficou tudo embaçado. Se sobrepuser pincelada, ou seja, passar onde já passou, fica mais embaçado ainda. Por isso, tenho usado a GOMA LACA INCOLOR para fazer essa proteção da folha de ouro (é importante fazer!). O que poderiam fazer é passar a goma laca indiana no restante da peça e a incolor sobre a folha de ouro. Fica aí a minha sugestão.

10. Sobreponha uma camada de verniz sobre o mostrador. Use o mesmo pincel e aguarde 15 minutos.

11. Cubra toda a peça com verniz craquelê. Aqui podem entrar com o verniz base e depois que a base estiver seca, com o verniz craquelador.

12. Dilua a tinta Sépia em secante de cobalto e pinte as folhas de ouro. Faça movimentos na mesma direção. Aguarde 30 segundos. Limpe com um pano macio de modo a deixar o escuro da tinta aplicada aparecer entre os cracos. Tem que fazer isso com cuidado (essa parte não está lá no pap original, mas é assim que fazemos, ok?).

DICA DA LU: Ao invés de usar a tinta óleo, podem usar a Cera Pátina na cor Bronze da Mural. Vai ficar linda e é bem mais fácil de aplicar e limpar. É só aplicar a cera, em movimentos circulares, e em seguida tirar o excesso com um paninho macio, uma malha. A cera penetra nos cracos e não mancha o verniz craquelê.

Impermeabilize a peça toda. Use o verniz geral com movimentos na mesma direção. Aguarde 4 horas para secar tudo. Monte a máquina e os ponteiros.

Está pronto!

Eu achei essa técnica bem bacana! Deve ficar muito bonito. Se, depois de pronto, mandar colocar uma moldura de madeira arrendondada ao redor do relógio, vai ficar mais bonito ainda. É uma técnica simples de fazer, com um efeito muito bonito e perfeita para colocar em casa, dar de presente ou vender. Existem muitas pessoas que gostam de coisas com esses ares antigo - eu entre elas - riso!

Até o final da semana que vem venho trazendo o vídeo novo e, talvez (se ficar pronta) uma nova peça de latonagem que estou fazendo com uma apresentação bem diferente que eu bolei. Acho que vai ficar bem legal.

Espero que tenham gostado da matéria e desejo a todos uma ótima semana!


Lu Heringer :)


VISITEM MEU NOVO SITE!

WWW.CASADALATONAGEM.COM




.