Pesquisar este blog

19 de junho de 2009

A Antiga Técnica do VERRE EGLOMISÉ - Videopap

Verre Eglomisé é uma técnica de pintura decorativa que vem sendo feita desde o século X. Foi bastante usada para quadros feitos em vidros com douração na parte de trás. Os materiais usados para pintar esses lindos quadros eram tinta a óleo, folha de ouro e muita criatividade. Existem verdadeiros mestres dessa arte e, mais tarde, vou deixar aqui uma galeria com obras lindíssimas que encontrei na net. Hoje em dia essa arte está mais voltada para a decoração e não são muitas as pessoas que a praticam. Atualmente usam-se outros materiais, também, como a tinta duco e o verniz vitral, que confere uma característica única de cor e transparência deixando entrever o dourado da folha de ouro por detras e muita coisa bonita pode ser feita tanto na área da arte quanto do artesanato.

Os vídeos que fiz demonstram a execução dessa peça aqui:




É o tampo de uma bandeja de cama usando apenas o preto e o dourado. Essa mesma técnica empregada nessa peça é usada para se fazer letreiros com letras douradas e, hojem em dia, dispomos de materiais que facilitam essa execução como o papel contact.

Confiram a técnica e as dicas que dou nos vídeos:











Espero que vocês gostem! Caso reste alguma dúvida não hesitem em perguntar através do 'comentário', combinado?

Super beijo e fiquem na paz.

Lu Heringer.

Esses vídeos estão liberados, gratuitamente, por mim Lu Heringer, sua proprietária, para serem colocados entre os favoritos na sua página do orkut. Liberados, também, para outros blogs e comunidades no orkut. No caso de comunidades e blogs a única coisa que peço é que deixem o link da origem do vídeo, ou seja, o link daqui do blog de onde foram tirados, ok? Agradeço a consideração, antecipadamente. Não autorizo gravação dos vídeos em DVD.