Pesquisar este blog

13 de setembro de 2010

GUARDANAPO FEITO EM CASA COM TERMOCOLANTE - PEÇAS FEITAS!

CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS COM MELHOR DEFINIÇÃO.


Oi, pessoal!

Dias muito corridos, com viagens, shows, encomendas, vendas do material para fazer latonagem - uau! Tem horas que acho que não vou conseguir dar conta, mas no final acaba dando tudo certo - riso. Amo muito tudo isso!



Antes de partir para a viagens de shows junto ao meu patrãzinho amado, o Rei Roberto Carlos, preparei as 15 caixinhas usando a técnica que bolei do Guardanapo de Decoupage Feito em Casa com o uso do termocolante. Dessa vez, levei cinco caixinhas que dei para minhas amigas do grupo a até o momento foram só essas cinco que fotografei. Tem mais dez já prontas, embora ainda não estejam fotografadas.



Tenho recebido algumas perguntas sobre essa técnica em minha comunidade e, ao que parece, algumas pessoas não entenderam muito bem o processo. Pensando nessas pessoas e nas perguntas que recebi a respeito do processo, vou deixar escrito aqui como a coisa toda funciona. Acho que com texto o processo ficará mais claro e ajudará àquelas pessoas que não tem banda larga a conhecer a técnica sem ter que esperar pelo download dos vídeos. É realmente, muito simples!

- Coloque um suporte (madeira, cerâmica, etc.) sobre uma mesa e cubra com um tecido, tipo um lençol. Isso é para separar o calor da mesa. Pode ser feito sobre uma tábua de passar roupas devidamente protegida com um tecido comum ou do tipo térmico que, hoje em dia, acompanham essas tábuas.

- Agora anote aí a sequência:

- Coloque o papel que protege o termocolante com o lado brilhante para cima. Esse papel não deverá ter o termocolante. Usamos as sobras ou descolamos o termocolante de parte dele. O lado brilhante irá impedir que o papel de seda fique grudado nele. Se usar o lado opaco, a seda irá grudar. Então, fique atenta(o)!

- Coloque sobre esse papel a folha de seda branca com o lado brilhante, também, para cima. Ou seja, o lado opaco da folha de seda fica em contato com o lado brilhante do papel suporte que foi colocado antes e o lado brilhante da seda fica exposto, virado para nós.

- Coloque a folha de papel COM O TERMOCOLANTE sobre a folha de seda. O termocolante fica em contato com o lado brilhante da seda e o lado oposto dele, o opaco, fica voltado para nós.

- Passe o ferro com a TEMPERATURA MÉDIA por cima disso tudo. É sempre muito importante usar a temperatura média para não consumir o termocolante antecipadamente, não gastá-lo.

- Recorte no tamanho de uma folha A4 (tamanho de uma folha de impressão comum - sulfite) - se já não estiver recortado.

- Então agora temo um papel de seda branco temporariamente colado ao papel suporte do termocolante. Esse papel, dará suporte à impressão. Não precisa prendê-lo a papel cartão, etc.

- Leve esse papel recortado à impressora. A impressão deve ser feita no lado que tem o papel de seda, certo? Esse papel de seda será o seu guardanapo caseiro, com a impressão feita com a imagem que você quer, no tamanho que você quer. É uma liberdade maravilhosa poder escolher o que queremos decoupar!

- Imprima!

- Separe a folha de seda do papel suporte do termocolante.

- Seu guardanapo de decoupage está pronto para ser usado!



COMO COLAR ESSE GUARDA NA PEÇA:

É bastante simples:


- Recorte a figura a ser decoupada com todo o capricho. O recorte de uma decoupage sempre deve ser executado com todo o cuidado e capricho, de modo que não hajam sobras nesses recortes, sejam eles retos (como no caso das minhas caixinhas e sabonetes) ou recortados ao redor (como um ramo de flores). Nunca deixe sobras. Recorte bem junto à figura. Esse cuidado irá distinguir um trabalho bem feito de outro, digamos, feito de qualquer jeito. Isso conta muito! Tanto para demonstrar que você é uma pessoa caprichosa na execução de seu trabalho quanto para demonstrar que você é uma pessoa que leva a sério os seus trabalhos, mesmo que o faça por hobby.

- Aqueça o ferro de passar. Dessa vez na temperatura máxima! Observe que quando separou o papel de seda do papel suporte, o termocolante estava brilhante. Isso significa que a fase onde papel de seda e termocolante foram agregados foi executada corretamente. A partir de agora, poderá ser colado a qualquer superfície que não derreta com calor.

- Aplique sua decoupage sobre a peça, posicionando-a em seu lugar definitivo.

- Segure em uma ponta e passe o ferro levemente por toda a superfície. A leveza é importante nessa fase para evitar rugas, dobras. Vá do centro para as pontas, como se estivesse 'penteando' a decoupage, com a ponta do ferro, ok?

- Uma vez feito isso, passe o ferro com maior pressão de modo a consolidar a decoupage.

- Está pronta sua decoupage!


PRÓXIMA FASE: PROTEGER A DECOUPAGE!

Antes de tudo, você terá que proteger a sua impressão, pois, como foi feita com jato de tinta ela poderá borrar.

- Aplique um FINÍSSIMA CAMADA DE GOMA LACA INCOLOR. Finíssima, mesmo! Esse papel é muito fininho e poderá enrugar se entrar com o pincel cheio, ok? Aguarde secar bem e repita o processo para garantir uma boa impermeabilização.

- No meu caso, entrei com uma camada generosa de VERNIZ GERAL, tanto nas decoupages das caixas quanto dos sabonetes todos. Acho que o sabonete fica lindo com um verniz que dê brilho por cima dele, sem contar o fato de que muitas pessoas usam esses sabonetes, então, a figura tem que estar protegida contra o uso da água. Pode usar o Verniz Vitral Incolor, também. Nas decoupagens das caixa (no caso) você poderá usar o verniz ou acabamento de sua preferência, ou mesmo não fazer mais nada, pois, como foi aplicada a goma laca incolor a figura já fica com um certo brilho e totalmente protegida.



A decoupage feita com o termocolante agiliza imensamente o trabalho como um todo. Levei menos de meia hora para decoupar as quinze caixinhas e sabonetes! Imagine o tempo que levaria num processo normal de passar cola, aplicar a decoupage, esticar, esperar secar? O termocolante agregará a figura à superfície para sempre e com muita rapidez. Bom para encomendas ou quando temos uma quantidade maior de peças a realizar, não é verdade?

Bem, espero que com essas explicações, o processo tenha ficado claro e espero, também, que tenham gostados das caixinhas que fiz com muito carinho para minhas amigas. Caso tenha restado alguma dúvida, não hesite em deixar aqui mesmo em 'comentários' que respondo, combinado?



Um beijo carinhoso a cada um(a) de vocês e espero que todos tenham uma ótima semana, com baste inspiração!

Lu Heringer :)



Visitem meu site: www.aprenda-a-fazer.com
Nos vemos lá, também!
Beijooooooooooo!



.