Pesquisar este blog

4 de maio de 2009

FALSO RICHELIEU NO MDF - Pap

Fiz essa caixa para o primeiro concurso que organizei la na minha comu. É o concurso da caixa preto e branco.







Vamos ao pap:


- Lixe a peça.

- Passe uma demão de goma laca indiana.

- Pinte toda a caixa com a tinta acrílica preta fosca - usei da Acrilex.

- Passe grafite na parte detrás do risco e transfira-o para a caixa. Se tiver carbono amarelo ou branco é melhor.

- Contorne todas as linhas usando dimensional branca.

- Preencha todos os desenho usando tinta Duco na cor branca. Faça essa aplicação com pequenos pontos e não muita tinta no pincel que deve ser redondo. Exatamente como foi feita na peça de Arte Fiorentina (tem vídeo meu aqui demonstrando). É melhor ficar com o desenho na sua frente para não se confundir onde pintar.

- Refaça todos os contornos com a dimensional perolada, pois, o branco da tinta duco + o branco da dimensional deixam a leitura do motivo um pouco confusa. O perolado dá um contraste com o branco e a leitura fica mais fácil.

- Cole chatons na barra que tem, originalmente os furinhos usando cola quente para isso. Uma gotinha no furinho, uma gotinha no chaton. Fica beeem firme.

- Contorne toda a lateral da tampa com a dimensional perolada para dar acabamento.

- Aplique verniz spray na peça toda. Usei o brilhante.

Observações:

- Pode usar qualquer tinta para pintar os motivos. Não tem que ser necessariamente a tinta Duco. Optei por ela porque dá excelente cobertura e seca com um brilho discreto de laqueado acetinado. Se for usar outra tinta, pincele com cuidado e chegue bem perto dos relevos. Talvez seja necessária a aplicação de uma outra camada para dar total cobertura.

- Refazer todo o relevo com o perolado, foi outra decisão pessoal. Achei que ficou mesmo com a leitura confusa tudo naquele super branco da dimensional e da tinta duco. Mas, fica bonito assim também.

- Não precisa ser necessariamente em branco. O richelieu pode ser feito colorido, porém, é aconselhavel o uso de um colorido discreto, em cor clara.

- Não é necessário haver esse contraste entre efeito de richelieu e cor de caixa. Pode ser tudo na mesma cor. Fica muito bonito, também.

Atendendo a pedido, deixo aqui o risco que usei nessa caixa:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTÁ-LA




Espero que vocês tenham gostado e que, principalmente, seja útil para vocês de alguma forma.

Grande beijo!!

Lu Heringer :)


Em breve trago o vídeo demonstrando como fiz essa caixa, falou?;)