Pesquisar este blog

24 de julho de 2010

TEAR DE PENTE LIÇO - Curso Completo Com Vídeos Que Fiz


Oi, pessoal!!

Já tenho esses vídeos com trabalho em tear de pente liço prontos já a um bom tempo. Só não tinha tido ainda a oportunidade de editar e publicar. Eram quase 3 horas de vídeo que foram resumidas em cerca de 40 minutos, mas as intruções básicas foram todas passadas e acredito que qualquer pessoa que veja o vídeo vai conseguir fazer trabalhos nessa delícia de trabalho que é o tear de pente liço.

A peça que estou fazendo é um cachecol - deu pra perceber que eu adoro cachecóis, né? - riso. É uma forma de ensinar a técnica com uma peça simples de ser feita. Nesses vídeos estou fazendo um cachecol neutro que vai com tudo o que a gente vestir, inclusive, dá para usar desde o esporte, passeio até com um casacão de lã chique para sair a noite.

OUTROS QUE FIZ NESSA TÉCNICA:




Infelizmente, não me lembro os nomes das lãs que usei na trama.
Esses trabalhos são do ano passado
.


Para fazermos a trama (o trabalho em si) podemos usar tiras de tecidos, misturar texturas, fios de seda, barbante, lãs das mais variadas espécies, linhas, sisal (para fazer tapetes), barbante cru ou barbante colorido e uma infinidade de materiais que nos permitem criar as mais variadas peças para os mais variados fins. Os fios usados no Urdume (suporte onde tecemos a trama) também podem fazer composição com a trama em si. Podemos fazer xadrezes, listrados, estampados e tudo o mais que imaginarmos. Sou um pouco conservadora e, infelizmente, ainda não tive tempo para poder exercitar minha criatividade na mistura de materiais e me aventurar nas estampas, mas espero poder fazer isso um dia. Só preciso de um tempo mais livre, mesmo. Tecer no tear de pente liço é uma experiência única e deliciosa.

Vamos aprender a fazer trabalhos no tear de pente liço? É só clicar no 'PLAY'!













Bem, creio que mesmo que você nunca venha a fazer uma peça em tear de pente liço, o conhecimento nunca é demasiado, não é verdade? Um cachecol como esse fica pronto em torno de duas horas, no máximo. Imagine quantos não dá para fazer para vender num único dia de trabalho? Sem contar que enquanto estamos tecendo somos meio que transportadas(os) para um plano muito interessante. Como digo no vídeo, me sinto na Idade Média. Sabe aquelas ilustrações que vemos (e nos filmes também) das mulheres tecendo? Pois é assim mesmo que me sinto - hehe! Posso afirmar que é muito relaxante e bom demais.

Espero que tenham gostado da matéria e qualquer dúvida, esclarecimento que necessite, é só deixar em comentário, combinado?


Um beijo carinhoso e fiquem com Deus.


Lu Heringer


Gostaram do novo visual do blog?



LATONAGEM - 89 RISCOS - NÓS CÉLTICOS.

Oi, pessoal!

Eu tenho verdadeira paixão pelos nós célticos desde muito garota e venho colecionando esse material já a bastante tempo. O primeiro trabalho que fiz na vida na técnica da latonagem, usando uma latinha de cerveja, foi um nó céltico. Acho esses designs tão interessantes, tão intrigantes, que fui pesquisar um pouco sobre a história deles:

'O uso de padrões interlaçados na arte teve origem no antigo império Romano. Apareceram primeiramente nos século III e IV- AC e podem ser vistos nos mosaicos que cobriam os chãos da antiga Roma. Interessantes evoluções no uso artístico dos nós são encontrados na arquitetura Bizantina, arte gótica, celta, islâmica, rússia medieval, etiópia e na arquitetura européia. Uma incrível variedade de padrões criados pelos interlaces são motivos dominantes na arte Celta antes da influência cristã que começou por volta de 450 DC. Os designs abriram caminho dentro dos manuscristos cristãos e na arte com a adição de representações tiradas da vida, como animais, plantas e até mesmo humanos.

No começo os motivos eram cordões entrelaçados, chamados 'tranças', que também podem ser encontrados em outras áreas da Europa, como a Itália no século VI. Um fragmento de um livro gospel, agora na biblioteca da Catedral de Durham que foi feito norte da Grã Bretanha no século VII, contém os primeiros exemplos de nós atados na maneira céltica de se fazer esse trabalho.
O estilo está mais comumente associado às terras Célticas, mas é também praticado extensivamente na Inglaterra e foi exportado para a Europa pelos irlandeses. Porém a denominação mundial para esse tipo de trabalho é a de 'Nós Celtas'.'

O Blog Aprenda a Fazer também é cultura - riso.

Para mim a principal e mais interessante característica dos nós célticos é não ser possível se dizer onde começam ou terminam. São entrelaçados que parecem não ter começo, meio ou fim, numa dança constante muito bonita e muito envolvente com resultados maravilhosos.

Nos riscos que estou trazendo para cá vocês vão encontrar desde os nós célticos mais clássicos, como no primeiro risco, até os mais modernos como no segundo risco. Quando se fala em nós célticos estamos falando de trabalhos mais parecidos com o primeiro risco, e vários níveis de elaboração, de um modo geral. Entretando, há uma nova corrente dedicada a representações mais intrincadas que incluem animais, pássaros, dragões que, de um modo geral, são entrelaçadas de forma muito complexa e por vezes de difícil entendimento e aceitação popular. Mas, na arte há espaço para tudo, não é verdade? Gostar ou não é uma decisão individual de cada pessoa.

Procurei trazer para vocês uma boa diversidade, não somente em formas (retângulos, círculos, bordas, quadrados, etc), mas também em níveis váriados de dificuldade de execução. A bem da verdade, não é uma tarefa muito simples fazer-se a latonagem com a representação dos nós celtas. Quanto mais complexo for o desenho, maior a dificuldade em executá-lo. Porém, existem vários motivos de execução simples para as que as iniciantes possam testar a mão. Por outro lado existem alguns literalmente 'infazíveis' - riso - e só estão aqui como registro da beleza dessa arte.

Os riscos não foram editados para que tivessem resolução grande. Portanto, haverá a necessidade de aumentar de acordo com o tamanho do trabalho a ser executado, seja num editor de imagem ou em uma copiadora. Deixo, agora, com vocês a seleção que preparei.


CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS NO TAMANHO ORIGINAL


























































Nota: A marca dágua do meu blog nos riscos não indica a propriedade ou autoria dos mesmos e, sim, autoria de postagem. Infelizmente, pessoas copiam e colocam em seus próprios blogs como tendo sido elas que tenham feito, fora outra mais inescrupulosas que imprimem e vendem. O que as pessoas recebem aqui, com facilidade, é fruto de anos de trabalho e pesquisas. Como nem todo mundo valoriza e respeita isso, copia e não coloca a autoria de postagem e nem o link para cá, me obriga a fazer isso.


Bem, talvez agora vocês acreditem que eu estava falando muito sério quando disse que tenho riscos para latonagem para mais de dez vidas - hehe!!

Aproveito para dizer que esses riscos podem ser usados em uma infinidade de outros trabalhos. É um tema que normalmente agrada a maioria das pessoas por ter essa aura de mistério quanto à construção básica, não é verdade?

Espero que vocês tenham gostado mas, principalmente, que seja útil à vocês, de alguma forma!



Um beijo carinhoso.

Lu Heringer.




Vocês poderão ver a lista completa do material para latonagem que tenho disponível, no meu site, com fotos, preços, incluindo trabalho do pessoal que comprou o meu Manual e o material.

Clique aqui para ver os materiais e fotos de trabalhos de alunas(os) no meu site.


Caso estejam interessadas(os) em iniciar nessa arte maravilhosa é só me mandar um email, combinado?

luciaheringer@uol.com.br



Ainda essa semana, vou trazer fotos do meu trabalho mais recente.