Pesquisar este blog

17 de fevereiro de 2011

ENTALHE COM FOLHEAÇÃO A OURO E PREENCHIMENTO DE RESINA



Oi, pessoal!

Voltando do cruzeiro Costa Serena - 2011. Muito feliz porque foi uma viagem maravilhosa, com momentos inesquecíveis e muuuitas emoções - hehe!! Fotos da viagem no meu Orkut e no meu Facebook.

Antes de partir pelos mares do Brasil varonil, fiz essa caixinha - é bem pequenina, cabe na palma da mão. Vou deixar aqui o pap de como ela foi feita:

- Lixei com a lixa 400 e apliquei goma laca em toda ela.

- Lixei novamente, bem de leve, usando lixa 400 - lixa dágua - para tirar os 'pelinhos' que ficam levantados. Ficou muito lisa e muito gostosa ao tato.

- Passei o desenho para a tampa usando carbono azul, de tecido. Esse carbono de tecido é o melhor porque, como ele tem uma cera na sua composição, não deixa borrar.

- Usando meu Turbo Carver, entalhei toda a tampa, rebaixando os desenhos como fiz na peça do Parchin Kari.

- Apliquei verniz mordente da Gato Preto - para mim o melhor que há no Brasil porque é mais consistente e não escorre.

- Depois que o verniz ficou mordente, ou seja, ficou uma 'pega' ao toque sem que saísse nenhuma película ou ainda estivesse alguma parte molhada, coloquei luvas de malha e apliquei a folha de ouro usando um pincel redondo e macio. Aplica a folha bem esticada e vai fazendo emendas - elas não aparecem depois do trabalho pronto. Uma vez que eu já tinha toda a superfície coberta com a folha de ouro, entrei girando o pincel e depois alisei com a luva de malha. A aplicação ficou perfeita! Veja um vídeo que fiz com um resumo da aplicação da folha de ouro > clique aqui!

- Tingi resina transparente nas cores vermelho, verde escuro, verde claro e azul real usando corantes - a resina Cristal que você encontra na Siquiplás. Os corantes deixam a resina colorida e ainda transparente. Se usar pigmento, fica colorida e opaca. Queria a transparência para deixar mostrar por baixo da aplicação o dourado da folha de ouro. Aplica-se o catalizador - produto que faz a resina endurecer - somente na hora da aplicação, pois, ela começa a endurecer em menos de 10 minutos.

- Com palitos de churrasco, fui pegando as resinas e preenchendo os ocos dos entalhes. Nessa aplicação há que se levar em conta que a resina 'encolhe' um pouco depois de seca. Então, preenchi até que ficasse um pouco mais alto do que os entalhes, certo?

- Deixei de um dia para outro para garantir a secagem completa da resina.

- Na parte debaixo, pintei com a pva azul real. Duas camadas para cobertura perfeita.

- Estava pronta!


Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, deixem em comentários, ok?


Super beijo e fiquem com Deus!

Lu Heringer :)