Pesquisar este blog

29 de janeiro de 2015

COMO FORMATAR CARTÃO DE MEMÓRIA USANDO O WINDOWS

Oi, pessoal!!

Pois é... O tema hoje não tem nada a ver com artesanato em si, mas tem uma certa relação... A gente que gosta de fotografar as peças para postar na net, guardar de lembrança, fotos e vídeos de amigos, filhos, pessoas que gostamos, lugares, etc. Quem usa celular para fotografar, forçosamente tem que ter cartão porque a memória interna acaba logo, ou usa o tablet, uma câmera digital. No meu caso os vídeos que gravo, enfim... Chega uma hora que o cartão está lotado de fotos que já não queremos, documentos ou outros que já salvamos, dados que não precisam mais ficar lá ocupando o espaço de memória.

No meu caso da câmera de vídeo eu uso o programa PBM, que vem com a câmera, para baixar os vídeos. Nele tem um alternativa que a gente clica para excluir tudo após baixar. Só que nas últimas vezes que usei não formatou, não deletou o conteúdo. Como todos já estão salvos no meu computador e em pen drive e já eram muitos e muitos vídeos no cartão... Precisava ser formatado. Daí me lembrei de um recurso que tem Windows para a gente fazer isso. Aprendi há alguns anos e tinha me esquecido - rs.

Como eu imagino que sempre vá ter alguém na mesma situação que estive, resolvi fazer esse pequeno tutorial demonstrando como formatar cartões de memória através do windows, de modo rápido e seguro. Vamos lá!

AVISO: Esse método sempre deu certo comigo - 100% da vezes. Porém, não posso me responsabilizar por qualquer dano eventual que alguém venha a ter ou causar com o uso (ou mal uso!) desse tutorial. Faça-o por sua própria conta e risco.


INSIRA O CARTÃO NO COMPUTADOR, no local apropriado caso o tenha, ou use um cabo leitor de cartão com saída usb. É o que eu uso.

Clique em 'Iniciar'


Clique em 'Meu computador'


ATENÇÃO!: Fique londe do Disco C e algum outro HD externo que tenha. 
Procure na área dos 'removíveis' a porta onde o cartão está inserido e 'CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE' sobre ele.


Vai abrir essa lista. CERTIFIQUE-SE de que está formatando o que quer formatar mesmo e clique em 'FORMATAR'.


Vai aparecer essa tela com os dados técnicos do cartão. 
Clique em 'formatação rápida', senão pode demorar e, depois, clique em 'Iniciar'


Essa é sua última chance de parar o processo - basta clicar em 'cancelar'. 
Porém, caso esteja seguro do que está fazendo, clique em 'ok' e aguarde alguns segundos.


Quando a formatação estiver concluída, aparece o aviso. 
Clica em 'ok' e seu cartão de memória estará formatado!


Esse processo dá para usar no Disco C, no HD externo e em outros locais. Portanto, muito cuidado ou poderá formatar seu computador, seu sistema, toda sua memória, enfim... Deletar o que não era para deletar de forma alguma. Estou bastante acostumada a usá-lo e nunca tive qualquer problema, porém, prevenção e canja de galinha não fazem mal para ninguém, não é verdade? hehe! Olho no lance, combinado?

Espero que seja útil para alguém em algum lugar, como tem sido para mim.

Beijos mil e fiquem com Deus!
Lu Heringer :)




.