Pesquisar este blog

8 de dezembro de 2009

O PATCHWORK NO ISOPOR É FEBRE NO BRASIL!!!

Embora a técnica exista já a muitos anos (calcula-se que iniciou nos anos 50), voltou recentemente com tudo! Uma verdadeira febre no Brasil. De execução simples e usando materiais relativamente fáceis de serem encontrados, além de baratos, o Patchwork No Isopor está se transformando numa das técnica mais executadas pelas moçoilas ligadas no artesanato e em tudo de novo que acontece nesse área.

Basicamente, a técnica consiste em se fazer cortes que acompanham as linhas de um desenho já feito em um pedaço de isopor depron (isopor pluma- parecido com o que é usado em bandejas de frios, pizzas congeladas, carnes, etc.,) e prender recortes de tecidos nessas fendas de modo a preencher as áreas dos desenhos formando, desse modo, quadros completos recobertos com tecido. É muito interessante o resultado!

Eu aprendi a técnica com a Cleusa M., uma querida amiga lá da comunidade e que já trabalha com isso a bastante tempo. A Cleusa tem sido a mestra maior para muitas pessoas interessadas em aprender a técnica e é uma pessoa maravilhosa, sem qualquer egoísmo, e sempre disposta a ensinar todos os detalhes para quem quiser aprender. Aproveito e deixo aqui o meu agradecimento à ela em meu nome e em nome de várias outras garotas que, como eu, aprenderam tudo o que sabem com ela.

Vejam meus primeiros trabalhos nessa técnica:










Os três primeiros foram feitos com isopor de bandeja e, confesso, não ficaram muitos bons, não. Apesar de ser o mesmo material a qualidade não é muito boa, os desenhos tendem a afundar nas extremidades e os sulcos ficam um pouco mais largos do que deveriam.

Já no pássaro, usei a placa de isopor depron comprada em casas do ramo. A execução fica muito mais facilitada e a qualidade final do trabalho é absolutamente perfeita! Para quem quiser testar a técnica acho até válido usar as bandejas, mas se quiser fazer um trabalho mais sério é melhor comprar a placa. Ela tem 60x100cm de altura com 5mm de espessura, ou seja, é bem grande e com uma placa é possível se fazer vários trabalhos. Podemos fazer quadros (que é o que gosto de fazer) ou caixas. No caso das caixas elas devem, preferencialmente, ser inteiramente forradas com tecido por dentro e por fora. A forração das caixas com tecido já é uma outra técnica que, em breve, trago aqui para vocês.

Já comecei a gravar um vídeo ensinando o básico dessa técnica e em muito breve estará pronto. Enquanto isso não acontece, deixo vocês com alguns trabalhos da Cleusa M. e de outras amigas, assim como alguns outros encontrados na internet. Deliciem-se!!!


ALGUNS TRABALHOS DA CLEUSA M.











A Cleusa M tem um estilo todo próprio de fazer seus lindos trabalhos.


TRABALHOS DE OUTRAS AMIGAS:

Esses são da Renata Ribeiro




Esses da Silvia Raele:




Esses são da talentosa Harue - uma especialista na técnica, também:




Trabalhos encontrados na net - Infelizmente não possuem o nome das autoras ou autores:






Esse aqui é simplesmente divino!!

Caso queira ver mais trabalhos feitos nessa técnica digite os seguintes termos na barra do google:

- carton mousse, ou
- tableaux carton mousse, ou
- patchwork sans aiguile (sem agulha)
- mas a melhor pesquisa é com os termos: PATCHWORK sur CARTON MOUSSE - que é como a técnica é conhecida na França.

Depois clique em 'imagens' na barra do google e divirta-se porque existem muuuitos trabalhos feitos com a técnica do Patchwork No Isopor.

Aqui no Brasil percebe-se uma nítida tendência à escolha de motivo infantis para a execução da técnica, porém, qualquer motivo é viável de ser feito. Basta que se tenha bom senso na escolha das cores e padronagens que vão compor o trabalho final. Evite começar o trabalho sem antes ter feito uma escolha cuidadosa dessas cores e padronagens, porque o uso de muitas cores ou estampas em um mesmo trabalho podem interferir na leitura do mesmo. Como já disse algumas outras vezes, se essa técnica não existesse a tanto tempo eu a batizaria de 'Pintura Com Tecidos' - hehe! Porque, na realidade, é isso mesmo o que acontece. Pintamos um quadro, só que ao invés de tintas usamos tecidos. Então, todo cuidado nessa é escolha é fundamental mesmo para um bom resultado.

Da próxima vez que voltar a falar sobre esse assunto já estarei com meus vídeos prontos. Isso leva um tempo ainda porque a execução da técnica é um pouco lenta e leva-se horas e horas tomando-se decisões sobre o motivo que vamos usar, na escolha dos tecidos (cores e padronagens) e coisas assim. Pretendo fazer alguns vídeos esmiuçando bem todos os aspectos desse trabalho, assim como todas as fases dele. Junto com os vídeos vou deixar endereços onde podem ser encontradas as placas de isopor e todo o material usado na técnica, ok? Aguardem!!

Um grande beijo e fiquem com Deus!

Lu Heringer



39 comentários:

Dinorah Lau disse...

Nossa, Lu... Superou minhas espectativas! rsrsrsrs...
Lindo!
Parabéns pelo blog e pelo seu talento e criatvidade!
Aguardo ansiosa pelo vídeo! rsrsrsr

Liliana disse...

Muuuito lindo mesmo!!!!! E acho mais lindo ainda, o fato de vc dividir todas essas técnicas, disponibilizando os seus vídeos.
Vc é uma pessoa especial. Obrigada e um abraço

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

Surpreendente o efeito dessa técnica.
Fiquei mito curiosa para conhecer melhor.
Um abraço,

Cris Turek

Cleusas disse...

Quero ver logo o vídeo..estou curiosa..
cleusa m

Raquel Galloro disse...

Lú, amei essa técnica. Ficarei esperando para aprender a forrar as caixinhas, ok?!
Seu quadro com o pássaro é lindíssimo. Seu altruismo em passar adiante o que sabe é maravilhosa viu! No isopor faço bolas de natal em patchwork, aprendi num curso e ficam lindas!
Grande abraço e brigada !!! Raquel.

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá

Que técnica surpreendente.
Adorei!
Fiquei com vontade de saber mais sobre o assunto.
Beijinhos e obrigada pela partilha.

Helena

Adelaide Mesquita disse...

Olá Lucia, eu fiz umas bolas para a árvore de Natal que aprendi no Youtube com um vídeo brasileiro e ficaram muito bonitas. Mas nunca me passava pela cabeça fazer quadros...
Ainda bem que vai ensinar pois eu acho que eles ficam fantásticos.
Beijinhos e obrigada pela partilha dos
seus conhecimentos.

Atellier Dannyart`s disse...

Oi linda , confesso que nunca tinha me interessado pela tecnica afinalnão sou muito boa com agulhas mas nessa vou me aventurar... estou ansioa esperando pelos videos... um super bj e parabéns...

Linda disse...

Olá!
Esta técnica é espetacular, não fazia ideia, que se podiam fazer trabalhos tão bonitos. Continuação de boa semana.
bjs.
Linda

http://encantodaarte.blogspot.com disse...

Lu amada,o que seria de mim sem os teus ensinamentos?Essa do isopor achei maravilhosa.E mesmo fazendo com a bandeja ficou lindo.E os da Cleusa então nem se fala,essa mulher é um gênio.Tenho várias perguntas prá fazer,como por exemplo se usamos cola p/isopor p´ra colar o tecido,entre tantas,mas se eu conseguir assitir ao video vou esperar,é que meu pc pede prá instalar um negocio prá assistir aos videos mas ele não funciona depois de instalado.
Mas pode ter certeza que vou dar um jeito,e quero mais uma vez agradecer por existires e dividir conosco o sabes.Parabéns querida e saiba que tens em mim uma fã incondicional.
Um grande abraço

Cleusas disse...

Linda .........genio que nada..normal....normal rsrsrsrsr

Herondina disse...

Não imaginava que se pudessem fazer coisas tão lindas com isopor.
Obrigada por nos mostrar.
Fiquei sua fã e seguidora.
Bjs.

www.cha-com-biscuit.blogspot.com disse...

Olá Lú, tava procurando blogs legais e me deparei com o teu, parabéns amiga, teu blog é 10, estou te seguindo como Marlenny Art Biscuit. Teus trabalhos ficaram um encanto, tanto quanto os da tua professora.
Aguardo tua visita.
Abraços e sucesso.

Lu Heringer disse...

Meninas, obrigada pelas mensagens tão legais que deixaram! Isso dá uma força para a gente continuar, sempre e sempre.

Como disse, a técnica é um pouco demorada para se finalizar e o vídeo só fica pronto quando o trabalho estiver pronto. Estou procurando colocar o máximo de informações sobre a técnica e é capaz que, no final, existam alguns vídeos sobre esse assunto. Só vou saber isso na hora de editar o que leva mais um tempo para fazer, também.

Acho que não vão restar muitas dúvidas, não. E se restar, estou aqui pra tentar responder, falou?

O Patch no Isopor agora, junto com o repujado (latonagem) se tornou um vício pra mim - hehe!!

Um super beijo para cada uma de vocês que tiraram um tempo para deixar os comentários!!!

Lu Heringer.

Amanda Fonseca disse...

Oi, Lu! Amiga, já vi alguns recadinhos seus lá no Pingos e Gotas, mas só agora consegui ir respondendo na sequência e chegar aqui. Tenho demorado um pouco por causa dos trabalhos, me desculpe. Tenho tido um pouco de dificuldade em responder todos porque as amigas não deixam e-mail ou o nome do blog pra que eu responda, aí tenho que ficar procurando o perfil de cada uma pra ver o nome do blog, e nem sempre tenho tempo de fazer isso, infelizmente.
Mas estou encantada com seus trabalhos. Nossa, quando eu crescer quero ser como você. rsrsrs
Obrigada pelas suas dicas e PAPs fantásticos. Adorei!
Já estou seguindo esse blog encantador. Bjs e fica com Deus.
Amanda Fonseca
pingosegotas.blogspot.com

Adriana disse...

Olá Lu Heringer,acabei de conhecer o seu blog,voce esta de parabens por seus trabalhos,são maravilhosos,e sua generosidade em ensinar é emocionante,continue assim,voce já esta nos meus favoritos.Um beijo de sua mais nova fã.
Adriana.
Maringá-Pr.

Unknown disse...

Bom dia. Parabéns pelo seu interessante blog e pela sua arte do Patchwork. Fiquei interessado em consultar apostilas, cursos ou vídeos que explicassem mais detalhadamente essas técnicas. Um abraço.

Iris Bernardo disse...

Amei...quanta coisa linda!!!!Parabéns

Dalila Ferreira disse...

Meu Deus que coisa linda, por favor divida conosco eu imploro.....quero muito muito apreder essa arte maravilhosa!!!! Bjs e parabéns.

Fernanda Fernandes disse...

Lú que linda técnica,não conhecia mas pelo que vi não é tão difícil de fazer,mas vou esperar ansiosa seu vídeo,assim não tem erro!!lindo blog,veja conhecer o meu!!bjs

Lu Heringer disse...

Gente, comecei a editar hoje os vídeos. A peça já está pronta e tem muuuitos vídeos para cortar, emendar e fazer uns poucos. Mais um pouco de paciência que logo, logo, já estarão aqui, falou?

Muito obrigada pelas mensagens tão carinhosas que deixaram para mim. Agradeço de coração!

Beijãozão a todas(os)

Lu Heringer

Margaret disse...

Lu, essa técnica é maravilhosa quem sabe um dia me arrisque a faze-la!


Beijos e obrigada por dividir

Unknown disse...

Lu , maravilhosa essa exposição , quanta coisa linda , obrigada por compartilhar.

Dalila Ferreira disse...

Lu, desculpe incomodar.....mas enquanto edita os vídeos pode nos informar onde comprar esse isopor depron 5mm, estou tendo uma dificuldade muito grande e olha que moro no RJ capital. Até entrei em contato com uma fábrica chamada Isoporlândia - Fica em Minas, mas eles não respondem. Já queria estar com o material para quando botar os vídeos....bjs

Maria Cecília disse...

Lu,

Vim conhecer seu Blog e me apaixonei por esta técnica Patchwork no Isopor.
Tenho interesse em adquirir o vídeo.
Deixo meu e-mail:
mariaceciliaamaral@gmail.com

Aguardo ansiosa,

Bjuss
Maria Cecília.

Lucia Cabete disse...

oi, Lu!
Obrigada por conpartilhar toda essa beleza de trabalhos. Elas tem mãos de fada, mesmo.
Como vi em outo comentário, também tenho tido dificuldade de comprar este tipo de isopor. Achei um isopor em loja especializada, com 5mm. Mas, é isopor comum, embora fininho.
Bjks
Lu Cabete

Unknown disse...

Lu,boa tarde.
achei lindo esse trabalho já vi os videos e estou encantada.Comprei os materiais pra fazer.
Gostaria se possivel receber uns riscos,adorei a menina de maiôr.Aguardo sua resposta.
Um beijo e fique com Deus.
Enir

marcia disse...

oi soi iniciante em artesanato e é com seus trabalhos q me animei a começar,em especial a tecnica do isopor mais ñ entendo as caixas,na verdade ñ sei se elas tem a tampa vasada e vc sobrepoem o isopor ou vc cola por cima da tampa ou... desculpe se a pergunta é mto "boba" mais ñ entendo visualizando talvez seja pq tenho dislexia ou pq ñ sei nada de artesanato só sei q amei o seu trabalho,se puder me ajudar aqui vai meu meu email
marcia_pellegrini@hotmail.com
desde já agradeço...Marcia

☼ Carolina ☼ disse...

Hola!
que maravillosos trabajos
te felicito!
te visito desde Chile!
me haré tu seguidora para no perderme tus publicaciones!!
c@

Sirlene disse...

Lu, fiquei encantada com o seu profissionalismo e decência moral e ética com o artesanato. É de pessoas como voce que precisamos, profissionais. Parabéns pelos trabalhos e pela disposição em ensiná-los que qualquer custo, pois os videos e as fotos são totalmente gratis, e quanto ao roubo de trabalhos também concordo com voce, artesanato é um campo tão grande que há espaço para todos criarem e exporem seus trabalhos.Um grande abraço e que Deus te ilumine mais e mais

Sandra Binotto disse...

Oi ,LU
Adorei a técnica de patchwork no isopor, fiz no isopor de frios, mas não ficou tão legal.Gostaria de saber onde posso comprar a placa de isopor depron.Mora em Taubaté.
Beijocas

Anônimo disse...

Que maravilha desse trabalho no isopor;nunca tinha visto...amei e gostaria mto de aprender,será q consigo?Será uma gde novidade aqui em mha cidade...mas n sei se vou encontrar material aqui;Bambui-MG.Bjos.

Luna disse...

Amei seus trabalhos no isopor....gostaria e fazer, mas não sei onde posso encontrar o depron pluma.....Sou de SPaulo....Se puder me ajudar ficarei muito feliz. e parabens pela sua generosidade em dividir seus dons com todas.

Ana Maria disse...

Lu, Parabéns por estes magníficos trabalhos!!! Estou adimirada por eles e pela sua simpatia ao ensinar algum trabalho em vídeo...
Obrigada por compartilhar conosco todas estas coisinhas...
Bjos
Ana Maria

Marilia de Virgiliis T. Santos disse...

Lu, adorei seus vídeos. Maravilha!!!!!! Procurei em seu blog o endereço de onde achar depron de 5mm mas não localizei. Se puder me mande o endereço, meu e-mail é: zada.marilia@terra.com.br. Tenho 62 anos, estou aposentada e adoro fazer trabalhos manuais, esta técnica no isopor, é BÁRBARA. PARABÉNS.

Anônimo disse...

Lu, Bom dia, e prazer em conhece-la.Vc é simpática e tem uma boa di-
datica.Gostei demais dos videos so-bre "pintura com tecido"conforme
seu batismo genial.Até breve.Bjs.

Unknown disse...

Adorei td estou querendo fazer tm mas está dificil de encontrar uma loja q venda esse material se for possivel me mande o endereço meu mail rosalinda.mendes@hotmail.com desde já te agradeço bjs E Parabens

JOANA disse...

Eu peguei todos os seus videos do youtube passo a passo de patch no isopor e coloquei mãos a obra....essa tecnica é tudo de bom, Lu passa ´la no meu blog pra conhecer os meu trabalhos e o quadrinho de patch que eu fiz e estão lá no meu blog.
maosqueciam-gigi.blogspot.com

JOANA disse...

Ha acabei de me tornar a sua seguideira quer minha também?! Será um prazer.beijokasss