Pesquisar este blog

Carregando...

21 de agosto de 2008

APRENDA A SER UMA (UM) ARTESÃ (ÃO) PROFISSIONAL.

APRENDA A SER UMA (UM) ARTESÃ (ÃO) PROFISSIONAL.

Nessa vida maluca que a gente vive, nunca se sabe se ou quando vamos precisar colocar nossos conhecimentos em prática e faturar algun$$$$$$$ com ele, não é verdade?

Em nossa comunidade existem pessoas que sustentam sua família fazendo artesanato.

Achei esse texto da nossa miguxa portuguesa Krystal muito interessante e bem abragente, com ótimas dicas para quem quer (ou precisa) se tornar profissional no artesanato. Vale a pena ler!

Espero que gostem!
Lu

.

COMO SER UMA(um) ARTESÃ(ão) PROFISSIONAL - by Krystal

1 – Marca

Crie sua marca, ou um logótipo para por nos seus trabalhos. Vc pode imprimir em papel e colar nos trabalhos, ou fazer em etiquetas auto adesivas, ponha seu telemóvel e seu email, ou site se tiver.

2 – Cadastro de clientes

Cadastre seus clientes, pedindo nome, telefone e email, para que vc possa sempre estar divulgando seus trabalhos, não se esqueça de pedir ta a data de aniversario, assim vc poderá oferecer uma gentileza numa data especial. Sempre que houver novidades em seus trabalhos, vc deve informa-los tb.

3- Fotografe seu trabalho.

Fotografe e anotem as peças que fizeram e os preços para venda , no caso de vc querer depois produzir outra igual. Isso tb lhe vai ser útil para fazer seu portifolio de trabalhos, caso alguém queira ver algum trabalho seu feito anteriormente.

4 – Cartãozinho de Apresentação ( de Visitas)

Tenha um cartão de visita, isso é essencial para apresentação , isso demonstra seriedade em seu trabalho. Seria ideal se fosse um cartão feito a mão artesanal, bem criativo.

5 – Apresentação do seu produto.

Papéis de presente bonitinhos, saquinhos plásticos, ou até mesmo uma embalagem idealizada por vc, cativa o cliente , entregando o seu artesanato numa embalagem fofinha..

6 – Valorize seu trabalho.

Lembre-se valorize seu trabalho, e quando alguém pedir desconto, não ceda logo de inicio, pq pode
parecer que vc podia ter feito mais barato e estava pedindo mto pelo trabalho.


7 – Encomendas.

Somente aceite encomendas se receber metade do dinheiro adiantado. Não faça peças, de forma alguma, antes de receber os 50%, alem disso nunca venda fiado, pois você corre o risco de não receber e acaba tb por perder a amiga e o cliente, pq depois ter de cobrar a pessoa é extremamente desagradável para ela e para você.

8- Aprimore-se.

Tente sempre estar aprendendo coisas e técnicas novas de trabalho, leia, atualize-se, há revistas, Internet, enfim mtos meios para vc aprender.

9- Prazo de Execução do seu trabalho.

Ao receber uma encomenda, sempre de um prazo com dois dias a mais do que vc de facto leva para fazer o trabalho, e nunca falhe nisso, porque falhar faz com que vc perca a credibilidade. Organize-se para fazer as coisas com calma, para o trabalho não sair mal feito.

10 – Organize-se

Organize suas peças de trabalho, não deixe tudo jogado. Coloque suas peças em vidros, caixinhas bonitinhas, deixe tudo limpinho, para que na hora de executar o trabalho, para que tudo saia direitinho. Bagunça acumula energia negativa no ambiente.

11 – Anotações de seus lucros e vendas

Anote em um caderninho suas vendas, há períodos no ano de maior venda,os periodos melhores são natal , dia das mães, dia dos namorados.
Se vc trabalha com lembrancinhas, há outros eventos importantes, como aniversários, nascimentos de bebes, casamentos, chá de cozinha, etc.

12 – Sugestões

Dê ideias de onde e como utilizar a peça confeccionada por vc, dê sugestões criativas.
Se vc faz caixas, sugira a caixinha como porta-joia, porta-treco, etc.

13 – Como vender seus produtos.

- Participe de feiras de artesanato local .
- Ofereça seus trabalhos em lojas.
- Anuncie em jornais de bairro.
- Divulgue pelas comunidades do Orkut
- Divulgue através de emails para suas amigas, enviando foto e preços de algumas peças.

14 - Consignação

Em algumas lojas podem pedir para que vc deixe em consignação, eu já não acho isso uma boa ideia, por vários motivos:

- A peça pode se estragar, e qdo vc for a loja retira-la estará já em péssimo estado, devido ao manuseio diario de clientes curiosos, o pó, e falta de cuidado.
Vc deixa na loja e ao final de um mês, ninguém compra e vc perdeu tempo, pq enqto a peça ficou la parada vc deixou de oferecer a outros clientes potenciais.
Portanto pense antes de deixar em consignação.
A decisão final é sua.

15 - Como calcular o preço que vc deve cobrar.

"Antes de produzir, vc deve verificar:
Quem é seu publico alvo, ou seja vc quer vender pra quem?.
Quais são os seus gastos mensais com a produção.
Qual o tempo dispensado na mão-de-obra.

Normalmente, o certo é se vc gastou R$20,00 tem de vender por R$60,00.
20,00 pelo material gasto
20,00 pela mão de obra
20,00 pelo seu lucro

Mas se ficar mto caro, você pode fazer um pouco mais baratinho, tem de usar o bom senso.

Preço para mais de uma peça, ou pedidos em grande quantidade, observe com cuidado o tempo que vc vai gastar, e material a utilizar, para não se empolgar na hora e fazer um preço muito baixo.

6 - Cautela com os amigos.

Por vários motivos:
*Porque pedem descontos.
*Pedem para fazer fiado. Faz fiado perde o fregues e o amigo.
*E por vezes elogiam tanto, e dizem que não tem dinheiro, e por vezes vc acaba presenteando o amigo com a sua peça, por ficar sem jeito, por isso…

Amigos..amigos, negócios a parte.

17 – Promessas

Não prometa o que não tem capacidade de fazer e cumprir.

18 – Administrando o seu lucro.

Sempre que vc fizer uma venda, guarde uma parte do dinheiro, aprenda a organizar-se e poupar seu dinheiro.

19 – Educação

Seja simpática, e bem humorada, cara feia e grosserias espantam clientes, afinal todo mundo tem problema, mas nem toda a gente tem de participar dos seus problemas pessoais.

20 – Assuntos proibidos para quem trabalha com vendas.

*Religião
Se vc tem sua crença, não é indicado que comente com todo mundo, porque cada pessoa tem a sua crença, e discutir sobre elas, normalmente a conversa não acaba bem.

*Politica
Pelo mesmo motivo da religião.

*Doenças
Limite-se a ouvir qdo alguém lhe falar, mas contenha-se ao narrar as suas, não é agradável falar essas coisas, com alguém que esta comprando suas lindas peças e num momento de descontração total.

*Falar mal de pessoas conhecidas ou não da sua cliente, pq ela vai pensar que na ausência dela, vc tb fala dela.

21– Criatividade

Para se enriquecer de idéias, leia revistas de artesanato, visite livrarias, exposições, feiras, pesquise na Internet, etc.

22-Bom humor e positivismo.



Alto astral, positivismo, e pensamentos bons, atraem boas energias, por isso, alegria sempre!

23- Atenção para hábitos.

*Não fume na presença de clientes.

*Cuide de sua higiene pessoal, limpeza nas mãos é essencial, não é pq vc é uma artesã que pode viver com as unhas sujas e mal cuidadas.

*Não use perfumes fortes que podem impregnar nas peças que vc está a confeccionar.

*Mesmo que vc seja uma pessoa simples, procure estar sempre arrumada, ao receber uma cliente em sua casa para comprar suas peças.

24- Conheça seus clientes.

Procure observar seus clientes, o que mais procuram, o que mais gostam, conhecendo-os, vc poderá com o tempo saber que tipo de trabalho ele mais gosta; e quando vc produzir novidades poderá lhes oferecer, aumentando assim sua chance de vendas futuras.

25 – Peças inacabadas

Quando vc produzir uma peça que vc não goste, ou que não tenha ficado como planejou, não a deixe sem acabar. Faça uma forcinha, concentre-se e tente terminar, tudo que fica inacabado gera frustração e energia negativa, portanto, termine sempre.

26– Peças que vc não conseguiu vender.

As vezes ocorre de fazermos uma peça que gostamos muito, entretanto não cai no agrado dos nossos clientes, nesses casos não hesite em dar descontos, e fazer um precinho camarada.

No mais é esbanjar simpatia e paciência. Tudo na que vale a pena na vida demora um pouco para acontecer.

Beijooooos!!


22 comentários:

Valda disse...

Otimas dicas! super importantes para quem como eu, quer e precisa vender suas peças e ganhar um dimdim! obrigada! saiba que ajudou muito! bjus...

ARTESANATO - APRENDA A FAZER!! disse...

Oiee, Valda!!

Que bom que pudemos ajudar em algo. Esse é o intento do nosso blog.

Fique de olho que em breve vou colocar um texto com dicas ótimas para quem está pensando em abrir um ateliê ou dar aulas, falou?

Beijão!
Lu:)

Juliana Joaquim disse...

Olá Lú! Tem um prêmio para vc lá no meu blog, passa lá depois...Bjos

Luh disse...

adorei suas dicas comecei a fazer flores em e v a quando precisei ficar de repouso na gravidez e estou adorando .suas dicas vão me ajudar muito a vender minhas peças .obrigada

Leiriane disse...

Oi Lú! Descobri seu blog no blog da Luci (http://postandosobreartes.blogspot.com). Adorei, pois estou sempre procurando dicas para aprender mais e melhorar meu trabalho. Adorei este texto e tomei a liberdade de publicá-lo no meu blog. Se vc se importar é só me avisar que eu tiro, mas acho que ele será útil pra todas as minhas amigas. OBRIGADA PELOS PAP´S, principalmente pelos vídeos.

Artesanatomania disse...

Lu,

Voce tem sido minha orientadora em várias técnicas de artesanato e com isso tenho cosneguido oferecer peças elaboradas para minhas clientes.

Esta novidade então de impressão em papal de seda vai revolucionar meus negócios, uma vez que trabalho com Noivas e tenho que produzir os presentes para os Padrinhos, muitas vezes 12, 18 peças iguais, e tenho dificuldades em encontrar o mesmo guardanapo em grande quantidade, e quando ele some do mercado então... rsrsrs.

Bjos e sucesso.

Sonho e Arte Eliane disse...

OLÁ QUERIDA, BOM DIA!
SOU ELIANE DE SONHOEARTEELIANE.
ADOREI AS SUAS DICAS, COMO ESTOU NESSE MOMENTO NO TRABALHO QUERO DAR UMA OLHADINHA EM SUAS IDÉIAS COM MAIS CALMA.
AMO FAZER ARTESANATO.
BJS.

lu barbosa disse...

Oi Lú...adorei seu blog, e suas dicas para quem está começando tbm, como eu, vai me ajudar e muito com certeza. Bjusss e fica com Deus.

Adricca Ono disse...

Adorei as dicas...valiosas!

sirley .artes disse...

amiga voce deve ser muito simpatica sempre visito teu blog amei estas dicas,parabens,e muito dificil alguem dar sertas dicas como voce deu amei mesmo!!

Anônimo disse...

É A PRIMEIRA VEZ QUE À VISITO.
AMEI SEU BLOG.NELE A GENTE APRENDE ALGUNS SEGREDO QUE MUITAS PROFISSIONAIS,"PROFESSORA" NÃO NOS PASSAM.
ADICIONAREI EM MEUS FAVORITOS.
MAIS UMA VEZ REEITERO MARAVILHOSAMENTE LINDO!
BJINHOS NO CORAÇÃO.

star_brasil disse...

É A PRIMEIRA VEZ QUE À VISITO.
AMEI SEU BLOG.NELE A GENTE APRENDE ALGUNS SEGREDO QUE MUITAS PROFISSIONAIS,"PROFESSORA" NÃO NOS PASSAM.
ADICIONAREI EM MEUS FAVORITOS.
MAIS UMA VEZ REEITERO MARAVILHOSAMENTE LINDO!
BJINHOS NO CORAÇÃO.

IVETE disse...

menina nunca recebi uma explicação tão bem feita.....vc realmente é posuidora de muitos dons....que Deus a abençoe, porque não se imorta de passar suas dicas as suas seguidoras.....seus trabalhos são lindos e suas explicações são de um entendimento impar.....vc é uma professora e tanto...PARABeNS....desde já sou sua seguidora para sempre.....

estava muito precisando de um impulso pra ajudar nas economias da casa....mais uma vez DEUS TE ABENÇOE!

Artesanatos da Berthy disse...

me ajuda muito suas dicas, principalmente, na hora de fazer os preços. Fiz 40 lembrancinhas de nascimento, gastei R$36,40 e cobrei R$75,00 .porque achei que se cobrasse mais, não iriam mais querer. Ainda acharam um absurdo! pq não vale tanto, e outras coisas, nessas horas, eu não sei o que fazer, e sinto-me insegura para falar!mas, vou colocar em prática suas dicas, e fazer um contrato e preços já estabelecidos na hora, pra quando for receber, não acharem demais!!!Obrigada!Berthy

Camila Schone disse...

O seu blog é o máximo! Descobri ele hoje e já me ajudou muito! Em relação ao texto.. perfeito! Todas as boas dicas estão aí.. muito obrigada! :)
Grande Beijo

Ateliê Artesanato e Terapia Tudo a Ver disse...

Oi querida lú,
Você é minha professora particular aqui em casa, adoro suas matérias, e sou sua fã.
Diariamente te visito, mas às vezes passo na coreira e não dá tempo para deixar comentários.
Tenho aprendido coisas lindas com vc. As duas últimas técnica que aprendi com vc foi ponto russo e patch com cartão mousse.
Tomei a liberdade de publicar suas dicas de como vender nossos produtos, se por acaso é ilegal, me avise que eu retiro.
Mais uma vez lhe parabenizo, pela sua criatividade, dedicação e amizade.
venha me visitar ficarei muito honrrada.
bjos, fique com Deus.
Magali Portella

Andréa Silva disse...

Amei!!!!

Lauisa Sousa disse...

Oi querida..conheci teu blog hoje e me apaixonei..quero muito ver com calma todos os videos de patch embutido..como agora estou no trabalho não deu..adorei as dicas sobre a venda e já me cadastrei na comunidade e quero muito montar minha loja..preciso me organizar e virá arteira de sucesso..beijos e muito obrigada!!!

vania disse...

Lu, achei ótima esta matéria. Nós que estamos começando no comércio de artesanato precisamos deste tipo de ajuda! obrigada!

rafaellebernardo disse...

Adorei suas dicas eu estava mesmo precisando,seu trabalho é maravilhoso.

Cristiane Ohara disse...

Querida artesã, seu trabalho é maravilhoso, suas dicas são super válidas e você tem o dom de saber ensinar, compartilhar.E isso é importantíssimo! Eu estou passando aqui hoje pela primeira vez e estarei lhe seguindo de perto com muito carinho e admiração. Viver exclusivamente de artesanato é o meu grande sonho e estou buscando os caminhos, as técnicas para poder obter os resultados desejados.
Muito obrigada por tudo, boa sorte e parabéns!

Luísa Neto disse...

Lu preciso muito da sua ajuda. Sou portuguesa e participo em feiras de artesanato, mas agora estão a exiguir que a pessoa tenha cartão de artesão. Eu estou coletada nas finanças e tenho a minha marca ConfiArte regista. Disseram-me que fuxicos não era artesanato, isso é verdade? Agradeço muito a sua opinião. Poderá ver o meu artesanato em: http://confiarte.blogspot.com

Com amizade
Luísa Neto
luisarineto@gmail.com