Pesquisar este blog

21 de outubro de 2008

Prato Natalino Com Decoupage e Craquelê


Natal chegando e já está mais do que na hora de começar a arrumar a casa para receber a família e os amigos, não é mesmo?

Vai aqui uma sugestão fácil e bonita.

Fonte: Artesanato na Rede.


PRATO NATALINO COM DECOUPAGE E CRAQUELÊ DOURADO:

    Material:
  • Prato
  • Verniz vitral
  • Guardanapo com motivo natalino
  • Tinta craquelê branca
  • Tinta acrílica dourada
  • Pincel
  • Pincel de cerdas macias
  • Tesoura grande e pequena
  • Esponja
  • Pano com álcool para tirar gordura do prato transparente
1- Limpe o prato com um pano com álcool.

2 -Passe 2 demãos de verniz vitral.

3- Acelere a secagem.
OBS- Para secagem sem o secador, a demora é de aproximadamente 30 minutos, ou até o ponto de mordência,
passe a 2º demão de verniz vitral e aguarde a secagem.


4- Retire as 2 camadas do guardanapo centralize no prato, e cole na parte traseira.

5- Com o verniz vitral cole a imagem passando o pincel do centro para as bordas.

6- Acelere a secagem com o secador.

7- Mexa bem a tinta craquelê usando um pincel.

8- Para craquelar aplicar a tinta com a esponja dando batidas suaves na mesma direção sem passar por cima.

9- Acelere a secagem com o secador.

10- Colocar bastante tinta dourada no pincel, e passe 2 demãos bem generosas intercalando a secagem.

E está pronto!!

Dicas da Lu :

- Vc poderá fazer variações usando o Vermelho, o Verde (cores natalinas), ou uma mistura dos dois ao invés de usar o branco. Vai do gosto de cada um.

- Use pincel macio para aplicar o craquelê. A esponja deixa a parte de trás do prato muito áspera e irregular. Uma das coisas que distingue um bom trabalho é o fundo do prato bem macio.

- Finalize com o dourado e proteja com uma camada de verniz marítimo ou laca chinesa. Como o fundo do prato vai estar liso, vc gastará menos tinta e poderá cobrir com uma camada, apenas.

No mais é só diversão - hehe!!

Beijooooossssss!
Lu Heringer
(:)

7 comentários:

Olivia Mosqueira disse...

Lu, este prato fica tão bonito que parece que os enfeites estão "saindo"!,né? Olha já coloquei o PAP da arte cigana no blogger. OK. Bjs

Luiana Maia disse...

Amiga, adorei seu Blog, principalmete pq ensina tudo direitinho...
Lindissimo
Bjsssssss

Anônimo disse...

bom dia lu sou eliana e faso parte da sua comunidade no orkut que por sinal adoro tudo por la só nao tenho muito tempo devido o meu trabalho seu blog esta 10000 parabens entao eu gostaria de saber se tem um passo a passo desse prato mas sem craquele só pintado mesmo sou totalmente inesperiente em artesanato mas acho lindo cada trabalho das pessoas tenho vontade de fazer qnd me arrisco nao sai nada bonito mas nem ligo tento ate dar certo o interessante é que quase nunca da mas tudo bem entao gostaria demais fazer um proto desse e gostaria muito da sua ajuda tem como?desde ja agradeço e se vc puder me escrever no meu email agradeço lynacristal@gmail.com

Rodrigo disse...

Oi estou encantado com o teu trabalho,tenho uma dúvida quanto a utilização do prato,eu posso usa-lo normalmente?A lavagem do prato segue de forma natural em comparação a pratos pintados?
Posso usar alguma tinta ao invés do craquele?
Obrigado e parábens!

Unknown disse...

olá, adorei... só que tenho uma dúvida, a tinta p/ craquelar é o verniz crauquelador ou outra?
obrigada
bjs

Cissa Gomes - Klaus Marvin Coicev disse...

Olá Lu,
Depois que te encontrei na net tenho aprendido muito com seus ensinamentos, adoro seu trabalho e vc ensina muito bem.
Conheça um pouco do meu trabalho, me visite.
www.klausecissa.blogspot.com
Bj
Cissa Gomes

paula disse...

ola! eu posso usar verniz maritimo para colar e impermeabilizar a decoupagem em prato de vidrom?
prato esse que pretendo usar para jantares.