Pesquisar este blog

Carregando...

18 de fevereiro de 2009

TÉCNICA MEDIEVAL - FIGURAS

Taí uma técnica que acho que nunca vai sair de moda. Linda, refinada, permite vários efeitos e sempre agrada a todo mundo.

A maior dificuldade que as pessoas encontram, entretanto, não é com a técnica em si e sim em encontrar figuras adequadas para ela. Nas minhas pesquisas encontrei várias figuras para se usar na medieval e deixo aqui para todos que quiserem copiar, guardar e usar!

O que talvez muitas pessoas não saibam é que as pinturas do movimento Pré Rafaelitas são usadas nessa técnica. Vários foram os pintores dessa época. Entre eles posso citar:

- Pierre August Cot - provavelmente o mais famoso de todos.
- Edward Roberts.
- John Everet.
- John William Waterhouse - com extensa produção.

Entre outros. Portanto, não fique somente nas figuras que deixei aqui já que é praticamente impossível deixar todas que tenho. Faça pesquisa no google - imagens - e procure por 'pre rafaelitas' ou pelos nomes dos autores que deixei acima. Com certeza vai encontrar muitas e muitas figura adequadas ao seu projeto.

Vamos ver como se faz a arte medieval? Esse pap me foi passado pela maravilhosa artesã Ruth Klautau - que dispensa apresentações:


ARTE MEDIEVAL
1. colo com cascorez a gravura selada com goma laca. com a espátula eu passo massa aquacryl (sherwin wiliams) nas partes que eu quero, inclusive eu deixo um pouco nas bordas da gravura e espero secar.

2. coloco o stencil em cima com motivo geralmente de flores ou arabescos e passo novamente a massa nos vazados do stencil e retiro o stencil e deixo secar.

3. pra ficar mais altinho em cima da gravura do stencil eu coloco relevo incolor da corfix e espero secar.


4. selo toda a parte de massa e relevo incolor com goma laca indiana (eu selo essa parte pra poder a tinta pva ficar mais aparente e o relevo incolor nao engilhar com a pva).

5. pinto em cima de tudo (exceto gravura) com pva em cor que combine com a gravura e em algumas partes eu passo suavemente um pano úmido pra fazer uma pátina.

6. em alguns locais eu passo com um pincel desgastado o verniz mordente e espero o tempo de mordência (+ ou - 15 min) e coloco em cima desses locais a folha de ouro e espano pra tirar o excesso.

7. diluo o betume em cera com água raz e betumo toda o trabalho, inclusive a gravura medieval em seguida limpo com trapinho.

8. reponho o stencil em cima dos locais que eu fiz relevo de stencil e passo a cera goldfix ouro pálido (assim o dourado fica somente nos relevos do stencil).

Veja alguns trabalhos:
.


Todos da Ruth Klautau. Lindos, não?

Existem variações incontáveis dessa técnica e sempre com resultados lindos. Um deles é acrescentar um relevo feito com estêncil e textura acrílica em faixas ao lado das figuras, na lateral da tampa da caixa. É fácil fazer:

- Coloca o estêncil na área desejada e passa a massa acrílica com espátula pressionando bem. Fica baixinho o relevo. Você pode repetir essa operação por mais duas ou tres vezes ou então, contornar com relevo incolor (que na realidade é cola cascorez rótulo azul - rs). Fica mais altinho e melhor. Daí, pode colocar folha de ouro, fazer uma pátina, betumar, enfim... Dá para fazer muita coisa.

Outra tendência bem interessante é colocar um cordão de bolinhas metálicas (a gente acha isso em casa de bijouterias ou artesanatos) com cola quente ou a própria cascorez em torno da imagem, como se fosse uma moldura. Fica lindo! Informe-se!


Agora vamos às figuras para que você possa copiar e fazer os seus próprios trabalhos em arte medieval:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTÁ-LAS ANTES DE COPIAR.


























Por hora é isso. Espero que tenham gostado!

Beijos!!

Lu Heringer.
:)

Dica quente passada pela Marcia Aparício - moderadora da nossa comunidade:

Recebi uma dica ótima da Gerciony e quero dividí-la:

Para quem gosta de imagens medievais procure no google imagem por 'pino oil medieval', ou por 'pino oil Leonardo Da Vinci', 'pino oil Michelangelo'..... que encontrará muuuuuuita coisa!!!

Valeu Gerciony! Valeu Marcia!

6 comentários:

Edna Federico disse...

Lu, te achei na net e me apaixonei poe seus trabalhos e sua forma de ensinar, obrigada.
Uma pergunta....onde eu posso achar esses pingentes que vc coloca nas caixas?
Amei!!!!!
Beijo,

Edna

jana-arts disse...

Lu,
Adorei as imagens, são lindas.vou seguir sua dica, vou procurar mais na net.
Ultimamente estou muito medieval.RS.
beijos e obrigada por partilhar.

Anônimo disse...

Desculpe Lu, seus trabalhos são maravilhosos mas, como eu sou professor de História, não poderia deixar de fazer um comentário. Na verdade, essas imagens são renascentistas e não medievais, as imagens medievais não utilizavam essas técnicas tão apuradas e ricas em detalhes.

Emanuelle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emanuelle disse...

oiii Lu...seus trabalhos são belíssimos!Você é muito fofa por compartilhar tudo isso..eu estava a procura por imagens assim, porque onde moro não tem quase nada de artesanato.Aprendi muito contigo também no youtube...obrigadaaa!!!bjo bjo da Manú.

Rita Assunção disse...

Lu, o que mais admiro em você é essa capacidade de compartilhar os seus conhecimentos de maneira bem simples, detalhada e paciente. Acompanho você pela net e aprendo muita coisa. Parabéns! e muito .... muito sucesso. Deus lhe proteja. Bjs