Pesquisar este blog

Carregando...

28 de abril de 2009

PRATA MEDIEVAL - PAP

Fiz essa peça abaixo já tem um tempo. Se formos levar ao pé da letra a técnica final é a prata boliviana, mas como tem um outro caminho de começo eu resolvi chamar de Prata Medieval. Acho que esse nome tem tudo a ver com o resultado final.

O pap a seguir é dessa caixa aqui:






PRATA MEDIEVAL:

- Passe goma laca somente no interior da caixa e pinte de preto. Use tinta acrílica. Eu usei a da Acrilex que dá uma cobertura perfeita. Atenção para não comprar tinta acrílica em pote para quadros, pintura em tela. Essas não servem para artesanato, falou?

- Imprima imagens de arabescos no tamanho da caixa. Para tanto, basta que clique em 'tamanho da imagem', desclique o 'manter a proporção' e coloque o tamanho exato da sua caixa, tanto no tampo quanto nas laterais em 'centimetros'. No caso imprimi 5 imagens (tampo, duas laterais grandes, duas laterais pequenas). Na hora de imprimir selecione 'imprimir no tamanho original'.

- Passe uma fina camada de cola na caixa e cole as imagens que imprimiu.

- Preencha os desenhos usando a tinta Mosaico da Acrilex. Fica firme e seca rápido. Se não tiver use qualquer dimensional e cuidado ao manipular a peça por que essa demora para secar.

- No caso dessa peça preenchi 3 vezes cada um dos desenhos para que ficassem bem altos, aguardando secagem entre aplicações.

- Passe cola permanente na peça toda e aguarde dar o ponto de 'pega'. Tem que estar bem seco e bem forte essa pega.

- Pegue uma folha de aluminio caseira e rasgue maior do que o tamanho da parte a ser trabalhada. Trabalhe uma parte por vez.

- Alinhe em uma das bordas e, com um pano macio, vá pressionando a folha de alumínio para que ela envolva todos os contornos até chegar na parte do fundo, a parte lisa da caixa. Va fazendo isso aos poucos indo de uma ponta à outra da caixa.

- Depois que terminar de colar todas as partes com o alumínio, jogue um pouco de nanquim preto e pincele por toda a superfície. Mais uma vez, trabalhe uma parte por vez da caixa. Pode adicionar um pouco de água para que ele não fique tão grosso. Beeem pouca água.

- Deixe secando uns 2 ou 3 minutos e entre com uma malha, pano bem macio e que não solte pelos ou fios, e limpe os relevos. Não deixe secar demais porque senão não dá para limpar.

- Faça isso até ficar satisfeita(o) com o resultado.

Está pronta!

Se quiser coloque pingente com fio de seda imitando um fecho que dá um charme todo especial.

Espero que tenham entendido tudo e que essas informações sejam úteis.

Super beijo!

Lu Heringer :)


4 comentários:

Adriana Moura disse...

Oi Lu, adorei este pap, ja tinha visto tb pela comunidade do orkut e resolvi fazer uma, nada assim tão linda como a sua mas consegui, so falta mais um pouquinho de treino... Obrigada por sua generosidade!Deus sempre vai te abençõar! Bjo

Adriana Moura disse...

Fiz uma tampa , com sua ajuda, ficou legal, pelo menos o povo gostou! rsrs... passa lá e da uma olhadinha! Bjo

MarlocBH disse...

Oi, Lu,
Sou apaixonada por seus trabalhos. Qta criatividade e versatilidade!
Interesso-me por artesanato como arteterapia melhor idade". Tentei bastante e não consegui imagens de arabescos e/nós celtas para impressão, a ex. do usado por vc.
Vc poderia me indicar?
Brgaduuuuuuuuu
Abrs
Marisa(BH/MG)marisa_cunha96@yahoo.com.br

Anônimo disse...

OI LU, NAO ENTENDI DE ONDE POSSO IMPRIMIR A TAL FOLHA PARA FAZER O TRABALHO. FAVOR INFORMAR. GRATA