Pesquisar este blog

19 de junho de 2009

A Antiga Técnica do VERRE EGLOMISÉ - Videopap

Verre Eglomisé é uma técnica de pintura decorativa que vem sendo feita desde o século X. Foi bastante usada para quadros feitos em vidros com douração na parte de trás. Os materiais usados para pintar esses lindos quadros eram tinta a óleo, folha de ouro e muita criatividade. Existem verdadeiros mestres dessa arte e, mais tarde, vou deixar aqui uma galeria com obras lindíssimas que encontrei na net. Hoje em dia essa arte está mais voltada para a decoração e não são muitas as pessoas que a praticam. Atualmente usam-se outros materiais, também, como a tinta duco e o verniz vitral, que confere uma característica única de cor e transparência deixando entrever o dourado da folha de ouro por detras e muita coisa bonita pode ser feita tanto na área da arte quanto do artesanato.

Os vídeos que fiz demonstram a execução dessa peça aqui:




É o tampo de uma bandeja de cama usando apenas o preto e o dourado. Essa mesma técnica empregada nessa peça é usada para se fazer letreiros com letras douradas e, hojem em dia, dispomos de materiais que facilitam essa execução como o papel contact.

Confiram a técnica e as dicas que dou nos vídeos:











Espero que vocês gostem! Caso reste alguma dúvida não hesitem em perguntar através do 'comentário', combinado?

Super beijo e fiquem na paz.

Lu Heringer.

Esses vídeos estão liberados, gratuitamente, por mim Lu Heringer, sua proprietária, para serem colocados entre os favoritos na sua página do orkut. Liberados, também, para outros blogs e comunidades no orkut. No caso de comunidades e blogs a única coisa que peço é que deixem o link da origem do vídeo, ou seja, o link daqui do blog de onde foram tirados, ok? Agradeço a consideração, antecipadamente. Não autorizo gravação dos vídeos em DVD.

10 comentários:

Ísis Alves disse...

Lu, vou assistir a esses vídeos com muita calma assim que eu puder ok? Muito obrigada pela atenção que vc dispõe para as pessoas, como vc é generosa! Vc merece muito sucesso!! Um beijão Lu, adoro você!

dollystar disse...

OLá Lu, descobri teu blog semana passada e me encanto com cada postagem. Obrigada por nos passar teus conhecimentos tão detalhadamente, com dicas e segredinhos. Esse seu despreendimento mostra, sem duvida o ser elevado que é. Parabéns Dolly

Gloria Larangeira disse...

Lu, MARAVILHOSO!!! vc tem uma paciência 'ímpar'. PARABÈNS!

Marisa Torres disse...

HOLA LU,ES UNA TÉCNICA COMPLICADA DE HACER PERO CON UNOS RESULTADOS INCREIBLES Y MARAVILLOSOS.TE FELICITO POR LOS TRES VÍDEOS CON LAS PERFECTAS EXPLICACIONES.GRACIAS POR COMPARTIR TU SABIDURÍA CON NOSOTROS/AS,.ERES MUY GENEROSA.
BUEN FIN DE SEMANA Y MUCHOS BESOS

dany medeiros disse...

lu pode ir em uma firma de comunicação visual, dessas que fazem banner de propaganda levar o desenho em um cd e pedir pra eles cortarem numa maquina chamada plotter. eles usam um adesivo estilo contact. pode pedir pra fazer varios ai voce cola no vidro e faz a pintura como descrito acima. eu fiz um espelho nessa tecnica a muito tempo... porem ao contrario. onde voce vazou eu deixei. o efeito ficou muito bonito... pena que foi de presente e eu não fotografei...
vale a pena mandar cortar na maquina...

Lu Heringer disse...

Obrigada, gracias, pelas mensagens carinhosas que deixaram. Esse é um incentivo e tanto para que eu possa continuar a pesquisar e trazer coisas bonitas para vocês.

Dany, o plotter realmente agiliza bastante a técnica, mas grande parte da farra em se fazer se perde. Como eu não faço grande quantidade, faço só para mim mesma ou se alguém encomendar, prefiro fazer os recortes eu mesma - hehe! Eu adoro técnicas que exijam dedicação e paciência. Se um dia receber uma grande encomenda, com certeza vou seguir sua sugestão. Obrigada pela colaboração! Valeu!!

Super beijo a todas!!

Lu Heringer.

HM disse...

Lu, adoro tudo o que vc faz. Grazie por repartir conosco seus conhecimentos. Que Deus te abençoe sempre e cada vez mais.
Beijão,
Delly

Cristina Martins Artesanato e Ateliê disse...

Lu,
simplesmente adorei essa técnica, e juro, vou tentar fazer. Agora, só uma curiosidade; como era usada a tinta à óleo nessa tecnica? pura ou diluída em alguma coisa? Fiquei curiosa porque acho a tinta à óleo fantástica e gosto de trabalhar com ela.
Obrigada por tudo o que vc nos ensina, que Deus te abençõe!

Rosangela Alves disse...

Parabens pela sua dedicação e paciencia!!! nunca vi nada igual!!! bjs

Unknown disse...

Lu,
precisa aplicar algo antes no vidro antes de aplicar a tinta duco ou pode aplicar ela direto no vidro?

Abs