Pesquisar este blog

Carregando...

9 de setembro de 2009

LATONAGEM - Meus recentes trabalhos

Terminei de fazer esse trio de velas, ontem. Foi um trabalho muito gostoso de se fazer e com resultado decorativo bem bacana.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTÁ-LAS







O encaixe do repujado na parte de tras da vela tem que ficar perfeito.

É bem importante que as partes de tras se unam perfeitamente, sem nenhuma sobra ou falta, caso contrário o trabalho fica feio. Daí a importância de medir bem e, quando terminar de repujar, certificar-se de que as medidas estão iguais nas duas extremidades. Caso não estejam, aí tem que entrar com um 'canal' por fora do desenho. Meça e boleie com o auxílio de uma régua esse canal para que fique o mais perfeito possível.



Outra coisa importante nesse tipo de trabalho é ter uma folha macia, como a 0,006mg que estou usando e vendendo agora, porque fica bem mais fácil na hora de amoldar o alumínio ao redor da vela. Tentei fazer (a tempos atras) esse trabalho com a outra que usava - a de 0,010mg - e não ficou muito bom porque entortou muito o repujado e as bordas por ser um alumínio muito duro. Essa, mesmo sendo bem macia não posso dizer que ficou perfeita, mas foi bem fácil de amoldar. Lembrando que esse é um trabalho artesanal - não foi feito com máquinas ou moldes - e que algumas imperfeições são perfeitamente aceitáveis. Eu e meu extremo perfeccionismo sofremos um pouco com isso - hehe! - mas já estou me acostumando a relaxar mais e apreciar os resultados não tão perfeitos como parte do pacote todo.



Para as pessoas que me perguntaram como fixamos esse trabalho na vela...

É bastante simples: É só usar alfinetes, desses comuns que usamos na costura, ok? Alinha bem a tira, e enfie os alfinetes na borda interna do repujado, pressionando contra a vela até que o alfinete entre todo nela.

Essas velas são mais decorativas do que para serem usadas mesmo. Porém, caso a pessoa decida acender e a vela se gaste, depois tem que remover a cera que por ventura escorrer pelo repujado e colocá-lo em outra que tenha o mesmo diâmetro. Isso pode vir a danificar o repujado. Sério mesmo? Acho que é melhor não acender, não - rs. Eu não vou acender as minhas.

Espero que tenham gostado.

Beijos e fiquem com Deus.

Lu Heringer.


6 comentários:

Vânia Pôrto disse...

Luuu... Jisuis, toma conta!!! ... Elas estão divinas!! ... Qualidade Lu Heringer é outro papo, né? rsrs
Beijos!!!

Vera Maria disse...

Adorei suas dicas. Como ninguém é perfeito nota 1000000000000 para suas velas. Bjs. Veroca

ARTESANATO - APRENDA A FAZER!! disse...

Obrigada, Vania e Vera. Tão bom receber recadinhos. Ultimamente o pessoal aqui não tem feito isso o que me deixa muito triste pq dou tudo de graça e como disse em outro local, 'a alegria do blogueiro são as mensagens'. Mas, tudo bem. Não vou deixar de colocar minha coisinhas aqui por conta disso, não - rs.

Beijos e fiquem com Deus!

Lu Heringer

BELA GUARDANAPOS E ARTESANATO disse...

Parabéns pelo seu trabalho.....está perfeito.
bjs e luz p vc

Pri Campello disse...

Lu vc sabe que adoro a comu e adoro seu blog entao, coloqueio nos meu links preferidos da uma olhadinha la e me diz o que acha e o que posso melhorar obrigada
bjos

Gisela Marini disse...

LU, que trabalho lindo! Me interessei muito.
Adicionei seu blog no meu e inclusive copiei um PAP das havaianas e mencionei seu blog.
Espero que não tenha problema.
Bjo grande e foi um prazer descobrir seus trabalhos.