Pesquisar este blog

20 de abril de 2011

BORDADO RICHELIEU NO MDF - LINDO!

Oi, pessoal!!


Hoje trago uma matéria que fez muuito sucesso na época do seu lançamento: O RICHELIEU NO MDF. Como explico no vídeo, richelieu é um tipo de bordado recortado, vazado, que dá um efeito maravilhoso. Com a ajuda da Lane Paes, minha querida amiga, desenvolvi esse sistema de imitar o richelieu em caixa de mdf ou madeira.

ATENÇÃO: Na primeira parte do vídeo faço uma verdadeira maratona para passar o risco para caixa - kkkkkkk!! Gente, é que na época em que gravei o vídeo, não existia ainda o CARBONO BRANCO PARA TECIDOS - ou se existia eu não sabia disso - rs.

Então, PARA PASSAR O RISCO, BASTA USAR O CARBONO BRANCO PARA TECIDOS E NADA MAIS! Infelizmente, não tenho como editar o vídeo novamente, então, pula essa parte!! hehe!!

Vamos aos vídeos e à técnica em si:





Fica muito lindo, né não?

SOBRE A COR DA CAIXA: Não precisa ser, necessariamente preta. Pode ser azul marinho, marrom, com a pátina madeira antiga (link de como fazer clique aqui!) ou qualquer outra cor sóbria. Nesse caso, busca-se o contraste entre a dimensional + pintura + cor da caixa.

SOBRE A COR DA DIMENSIONAL: Tanto pode ser contrastante (branco sobre o preto, por exemplo) ou usar a mesma cor na caixa e no desenho do richelieu, porque no bordado existe isso, também. No caso, usam-se cores claras. Por exemplo, caixa azul clara, dimensional azul claro e tinta duco azul claro. Se for usar o branco para pintar, dê preferência à dimensional PEROLADA - fica melhor do que tudo branco porque dá contraste entre os dois (traços e pintura).

SOBRE A TINTA DUCO: É uma tinta automotiva. Na minha opinião é a que dá o melhor resultado por ter um brilho acetinado e por ser autonivelante, ou seja, fica lisinha, sem áreas mais altas e baixas, além de não manchar. Você encontra essa tinta em vária cores na Casa de Velas Santa Rita (São Paulo - SP) que fica logo na saída do metrô Liberdade, na Av. Liberdade. Se quiser, pode tentar usar outra tinta, mas aí não garanto um resultado bom.

RISCOS PARA RICHELIEU: Temos vários deles aqui mesmo no blog.
Clique aqui para vê-los!

Espero que tenham gostado e qualquer coisa estou à disposição para tirar dúvida, combinado?

Beijo carinhoso e fiquem com Deus!

Lu Heringer :)

www.casadalatonagem.com




10 comentários:

Vera disse...

Fica realmente lindo! ´´E tão bom ter novas dicas de artesanato, nunca tinha visto tanta coisa linda e diferente. obrigada.

Ruth Magalhães disse...

Maravilhoso trabalho! Exige muita pasciência, mas vale a pena pra ver um resultado tão lindo!
parabéns!
obrigada

Flores e Cia. Artesanato disse...

Olá Lu Heringer!
Descobri seus trabalhos através do YouTube e agora descobri seu blog, repleto de ótimas ideias. Estamos te seguindo.
Parabéns por tudo que vc faz!
Quando puder, faça-nos uma visita. Ficaremos muito felizes!
http://floreseciaartesanato.blogspot.com
Um abraço,

Vanilton
Flores e Cia. Artesanato

crochetdaheloisa.blogspot disse...

Oi Lu
Prazer
Gostaria muito que vc fosse ao meu blog e visse o que fiz depois de suas explicaçoes no Youtube. Inclusive citei o seu nome e blog. Não precisei de curso extra...apenas o seu video.Já vendi todas em uma semana...estou aprefeiçoando....Não tenho palavras para agradecer.
Bjs
Heloisa helema

Rose Moreira disse...

Querida muito obrigada por compartilhar!!!

Arte e Sonho disse...

Olá Lu, que trabalho bonito o efeito ganga, espetaculaaaaaaaaar...nem parece pintado,perfeito...uma Páscoa feliz recheada de coisas boas..um beijinho!

lilisinha disse...

Obrigado por ensinar amiga!!!
Feliz Páscoa!!!

José Maria Lobato disse...

Olá querida Lu!!
Como passou a Páscoa??? Espero que bem!!!
Sendo a amiga já minha seguidora, gostaria de convidar para participar no meu Sorteio PoisZé, que comemora o lançamento da minha Loja Virtual, com muitos prémios. Gostaria também de ouvir a sua opinião ou críticas à Loja e teria o maior prazer em vê-la como uma das participantes do Sorteio e quem sabe ganhar uma das minhas peças.
Um grande abraço, Zé Maria
http://josemarialobatoartesanato.blogspot.com/

Ateliê Toque de Arte disse...

Vim, rapidinho pra comunicar que voltei e preciso separar um tempo pra ver todas as suas novidades.
Beijos,
Iray

Tudo é arte disse...

Oi Lu...

Preciso de uma ajuda... Eu moro aqui no sul, e pro meu PANICO não consigo achar a goma-laca em pó para fazer os trabalhos com a agulha mágica.
Você pode ver quanto fica pra vc me enviar ela, pois já procurei e não cho, e como vc disse que vale mais apena que o vernis spray.

Att
Débora