Pesquisar este blog

Carregando...

6 de junho de 2011

TEAR CIRCULAR - ADOREI USAR ESSE TEAR!




Clique nas imagens para ver em detalhes


Oi, pessoal!

O frio está chegando com tudo! Pelo menos aqui em São Paulo, mesmo com sol, está um vento gelado e quando anoitece a temperatura despenca! Sempre nessa época do ano eu começo a tirar meus teares, lãs e agulhas do armário - hehe!

Semana passada fiz três novos cachecóis para mim. Esse da foto fiz no tear circular, seguindo as explicações desse vídeo aqui, logo abaixo. Ele ficou um tubo circular, muito interessante. Mas, tenho umas considerações para fazer quanto ao que foi explicado nele. Vamos ver o vídeo? Depois, faço minhas considerações, ok?



CONSIDERAÇÕES:

  • Não precisa fazer os ganchinhos com a agulha de crochê na primeira volta, antes de colocar no tear. Basta passar a lã ao redor do prego, passando por detrás e trazendo para a frente., como fazemos quando estamos tecendo. Os pontos dessa primeira carreira não se soltam fazendo desse modo como eu expliquei e é mais fácil e mais rápido.
  • Usei uma agulha de crochê número 3,5 (350mm). Achei mais fácil trabalhar com ela do que a com número 2 que a moça indica no vídeo.
  • Pode usar o ganchinho de tear de cachecol reto, aquele com 18 pontos. Acho até que é mais fácil do que usar agulha de crochê para puxar os pontos.
  • Usei o tear de 8 pregos e não de 7 como mostra o vídeo. O que acontece, apenas, é que fica com uma 'coluna' a mais, um pouco mais largo.
  • É muito importante prestar atenção na distância que existe entre os pompons, antes de comprar a lã. Comprei uma preta e outra branca que tem mais ou menos 5 centímetros entre um pompom e outro. Ficou horrível! Porque é muita distância e, como trabalhamos no tear justamente com esse intervalo, o cachecol foi ficando todo 'desmbeiçado', frouxo, e com buracos grandes entre um pompom e outro. Daí, encontrei essa lã onde os pompons estavam separados em 4 centímetros. Ficou perfeito!
  • Existem teares circulares de 7, 8, 10 pregos. Quanto mais pregos, mais colunas e - consequentemente - mais lã vai usar.
  • Nesse cachechol que fiz usei dois novelos de lã. Ficou bem comprido e muuuuito quentinho e macio. Como ele é longo, dá para variar bastante o modo de se usar.
  • De fato... A gente precisa virar do lado do 'avesso', porque o acabamento fica muito melhor no lado de dentro desse tubo, pois, no lado direito fica aparecendo as linhas dos intervalos.
  • Acabamento das pontas: deixei um pouco de lã sobrando e depois fui com a agulha de crochê passando essa sobra pela carreira e puxando, de modo a fechar a abertura. Arrematei com um nó triplo e cortei rentinho. Ficou perfeito e totalmente fechado. Não achei que tinha ficado muito bom aberto, por isso, fechei.

Esses outros dois aqui, fiz no tricô usando 6 pontos, apenas. A moda inverno/2011 é mais para cachecóis finos do que para os outros mais largos. O rosa é, na verdade, feito de linha (embora a gente compre em novelo como se fosse lã). É mais fresquinho e ideal para se usar durante o dia ou em uma noite não muito fria. Ficou levinho, com um caimento ótimo. O outro foi feito com duas lãs, uma lisa na cor vinho/violeta escuro e a outra toda felpudinha com tons de rosa, violeta, ameixa, etc. Fiz uma bola com as duas (lembram do primeiro vídeo que fiz ensinando o conjuntinho de cachecol e gorrinho? Fiz aquele mesmo sistema) e depois tricotei com ponto tricô, simples. Ficou muuito macio, fofinho e quentinho. Usei a agulha número 6 para fazer os dois.

Se você entrar numa loja de lãs vai ficar maluca com a variedade de lãs que são fabricadas! São muitas cores, muitas misturas de fios com os mais incríveis efeitos. Procure ficar calma, senão vai gastar um bom dinheiro e levar um monte de novelos para casa - hehe!! Pegue o suficiente para um ou dois trabalhos. Depois que fizer esses trabalhos, se for o caso de querer fazer mais, volte na loja e leve o necessário. As lãs não são muito caras, mas se a gente se empolga o total da compra pode dar um susto na gente, viu?


Eu espero que tenham gostado!

Beijos mis e até a próxima, se Deus quiser.

Lu Heringer :)

OBSERVAÇÃO: Puxa, não briguem comigo, mas esqueci de guardar os rótulos e não me lembro do nome de nenhuma das lãs que usei... Sorry!!


CURSO DE LATONAGEM BÁSICA COM 3 HORAS DE VÍDEO + MATERIAL COMPLETO:

www.casadalatonagem.com



.

24 comentários:

Carla Gumieiro disse...

oi Lu, primeiro quero dizer que seu blog é show, te agradecer por ser tão especial assim nos ensinando coisas lindas, eu gostaria de saber se independente do ponto utilizado a maneira de se começar um cachecol é igual?, obrigada e que Deus abençoe, abraços

eni silva disse...

olá lu meu marido fez um tear dessse para mim mas cordão de colar amei ....parabéns...bjks

Malu Souza disse...

Ficaram lindos....vou tentar fazer um para mim, amei.Grata por compartilhar.
Bjussssssssssssssss
Malú.

Deni disse...

Nunca gostei desses cachecóis com lã pompom, mas o seu trabalho ficou simplesmente maravilhoso!!
Mto delicado e de bom gosto, parabéns!
Realmente virar a peça pelo avesso faz td a diferença.

Bjos

Dhoka Omixam disse...

Me tornei sua fã. Vc explica com muita calma e é fácil aprender...

Passei para uma visita e avisar que tem comemoração no Dikas e Trukes, quer um selinho? Então vá até lá http://migre.me/4IXCP , e SORTEIO KIT DIKAS E TRUKES e LÚPUS VIVER BEM COM ELE on http://wibi.us/k26mSW (via @wibiya) . Espero por vc lá. bjkas

RADIO GOSPEL MUSIC LIFE disse...

RADIO GOSPEL MUSIC LIFE

http://crescerevencercomjesus.blogspot.com

http://crescerevenceremjesus.blogspot.com

ATELIER PINTANDO ARTE - LOJA VIRTUAL disse...

" A Alma tem que der grande o tempo inteiro!!!!!!!!!!!!
As vezes as pessoas cobrem-se com uma máscara!!!! impressionante né Lu.........
bjos prá vc e sucesso!!!!!!
Deus está nos teus cuidados!

Fátima Rubio disse...

Adorei, obrigado por partilhar você é 10.

Maria disse...

Oi Lu. Eu adorei o cachecol. aqui em minha cidade tambem uso a linha porque não faz um frio muito intenso. Tenho um tear de 5 pregos e vou tentar fazer com essa lã de bolinha. Minha filha quer um faz tempo. Bjus.

Luciana disse...

amei o cachecol e como voce explica tudo direitinho.
Qual o nome da lã que voce usou dá pra fazer com qualquer lã ?

michele andrade disse...

Adorei o vídeo, muito interessante esse tear.

www.atelierartedecor.blogspot.com

CASAMENTO BETHANIA E STHENER disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CASAMENTO BETHANIA E STHENER disse...

Olá, adoro seu blog, é sempre uma alegria entar aki e aprender alguma coisa nova.
grata pela compartilhamento,
Bethania

atelier Fazendo Arte disse...

Deixei um selinho para ti no meu blog. Passa lá. Bom findi

Raio de Sol disse...

Olá Lu! Adoro seus trabalhos. Parabens por nos ensinar tantas coisa lindas.

Marcia Ribeiro disse...

Lu, gostaria de aprender com vc como faço o ponto quadrado no tear de pregos, vi nos seus gráficos, mas não consegui começar só com o gráfico. Te agradeço muito !!
bjos Marcia

telmagorete disse...

Lu vi seu vídeo no youtube,amei e aprendi a fazer,ficou lindos os meu cachecóis. Parabéns você é realmente uma artista.E vou aproveitar e lhe fazer uma pergunta,tem como fazer xale no tear de prego?meu tear tem 20 pregos.Muito obrigada.E estou encantado com seus trabalhos realmente lindosssss!!!!!

ivanizia disse...

Olá..
gostaria de saber quais os tipos de linha que se pode utilizar na produção do cachecol no tear em prego..
Mto bom esse site..adorei.

Gabi disse...

Olá Lu, estou encantada com seu blog que até abri um, estou no artesanato à 5 anos e agora começarei a dar cursos, seu blog está sendo uma faculdade pra mim, um abraço e parabéns pela sua dedicação Gabi

Anônimo disse...

Ola gostaria de saber onde compra o tear circular de pinos adorei o gorro bjss obrigadu...

Hanna Choinski disse...

Ola gostaria de saber onde compra o tear circular de pinos adorei o gorro bjss obrigadu...

Anônimo disse...

Oi. Muito bom seu blog, parabéns. Esta me ajudando muito. Como faço este cachecol sem as franjinhas?? No aguardo. Obrigada.

Cleine disse...

Olá moro no Rio Grande do Sul, Adorei seu blog e assisti uns vídeos seus no youtube e me interessei em comprar os teares circulares, onde os encontro? Por gentileza me informe o endereço.
Desde já agradeço.
Cleine

ROSE MARY MESQUITA DO AMARAL disse...

Lindo ficou o cachecol. Teu blog é 1000! Mil beijos e mil abraços.