Pesquisar este blog

Carregando...

7 de outubro de 2010

PATCHWORK NO CARTON MOUSSE








Oi, pessoal!

O patchwork feito no carton mousse é a técnica básica que iniciou o trabalho de aplicação de tecidos em isopor. O carton mousse é feito com o isopor depron, só que tem um papel cartão branco (acid free) aplicado em ambos os lados do isopor, embora alguns tenham o cartão aplicado em, apenas, um lado. A utilização desse cartão na técnica do patchwork embutido amplia as possibilidades desse trabalho já que o mesmo, por possuir o cartão, permite que sejam feitos desenhos e pinturas, além da incrustração de tecidos. É largamente usado na França onde tem o nome de 'incrustation de tissus sur carton mousse' (ou carton plume) e, também, 'tableaux tissus sur carton mousse'. Esse trabalho vem sendo feito a pelo menos 200 anos e em umas das fotos que vou deixar aqui, até deixei uma anotação escrita (data e uma seta), mostrando que o trabalho foi feito em 1890 e poucos. É usado, basicamente, para se fazer quadros que, depois, serão emoldurados e colocados na decoração da casa.

Para fazer essa técnica precisamos de um motivo, um desenho. Esse desenho será transferido para o cartão usando um carbono clarinho. Depois o desenho será todo ele contornado com pena e nanquim - se bem que hoje temos a caneta de tinta permanente e aquela chinesinha que tem uma ponta bem fina seria ideal para se fazer o desenho - e depois usamos tintas que podem ser aquarelas ou acrílicas bem aguadas para pintar alguns poucos elementos. Não é necessário saber desenhar ou pintar. O desenho pode ser copiado e a pintura é muito leve, só indicando outros elementos, nem um pouco detalhada. Isso permite que mesmo pessoas sem treino algum no desenho e na pintura possam realizar, tranquilamente, o trabalho.

A aplicação dos tecidos segue a mesma linha do patch no isopor, o patch embutido. Cortamos o cartão usando um estilete de ponta fina e vincamos, viramos, o tecido para dentro de modo a prendê-lo no cartão. Mas, permite algumas outras variações como, por exemplo, podemos usar usar cetins, sedas, rendas, veludos não muito grossos e, claro, algodão também. Usa, também, a colagem de pequenas flores feitas de tecido, laços de fitas, lantejoulas, viés, fios metalizados e afins. Outra grande diferença nesse tipo de trabalho é que são permitidos os franzidos e tecidos presos somente em um lado, deixando a ponta do mesmo solta imitando, por exemplo, o babado de um vestido de uma dama. Os temas podem ser os mais variados, passando pelo infantil, rural, etc. Mas, os mais bonitos na minha opinião são os que representam as damas, cavalheiros e temas similares.

Ou seja, é uma técnica que abre vários caminhos para várias possibilidades já que permite praticamente tudo. Na hora do trabalho é só uma questão de analisar bem a figura, escolher os tecidos, cores e padronagens corretos, fazermos a aplicação correta de acordo com o resultado que estamos buscando. Bom gosto, acima de tudo! Alguns trabalhos podem ficar bem estranhos caso a boa combinação dos materiais usados não seja feita com atenção. Observando bem as figuras que vou deixar aqui, não será difícil intuir o modo de aplicar os tecidos para que se consiga um determinado resultado.

Por exemplo: Na figura ao lado, foi aplicado cetim cor de rosa que foi cortado bem maior no comprimento e depois ele foi vincado de modo a ficar franzido. É preciso fazer uma boa distribuição do tecido ao longo do desenho, de modo que não fique embolado em uma parte e esticado em outra. Requer só um pouco de treino.


Já nessa outra figura, os babados da saia foram presos somente na parte de cima, também franzidos, deixando que o babado ficasse solto na parte de baixo, dando muito mais realidade à saia da figura.
Observe que os laços ficaram muito grandes em relação ao tamanho do vestido e ficou essa impressão de uma coisa meio confusa. Por isso digo para prestar bem atenção na combinação dos materiais usados, cores, padronagens, na proporção, etc. Por ser um trabalho delicado, acredito mesmo que 'menos' é 'mais'.


Nessa aqui, foi feito o trabalho de incrustração normal e, depois, a artista pegou uma renda transparente e franziu na ponta superior e vincou. Pegou a renda solta franziu na outra ponta e vincou (incrustrou, prendeu na fenda) na altura do braço da menina deixando todo o resto solto sobre a figura, o que deu essa impressão de um véu, mesmo. Depois, colou pequenas rosas feitas de tecido sobre o franzido. Muito interessante esse resultado.





Vou deixar aqui várias fotos de vários trabalhos feitos nessa técnica do patch no carton mousse e riscos, também, para que vocês possam se inspirar e para dar à vocês um ponto de partida de modo que vocês possam testar a mão na técnica. Vamos lá, então!!!


CLIQUE NAS IMAGENS PARA PODER COPIAR COM MELHOR RESOLUÇÃO!






































A pesquisa para conseguir essas fotos e riscos foi beem longa - rs. Acho que o material que tem aqui é bem suficiente para que possam fazer vários trabalhos.

Mas, onde encontrar o cartão mousse? Bem, na Só Isopor costumava ter. Mas, caso não encontre basta que compre o isopor depron, um cartão de 100 ou 120g para scrapbooking (livre de ácido - acid free - senão amarela tudo muito rápido) e promover a colagem dos dois usando a cascorez rótulo azul. Quer uma dica bem legal? Lixe a superfície do isopor depron usando uma lixa bem fininha, tipo a 400, que a cola se adere com muito mais facilidade e, portanto, o cartão também, ok? Basta aplicar o cartão de um lado apenas do isopor. Depois é caprichar na execução da técnica, mandar fazer uma moldura bem bonita e pendurar na parede de sua casa, dar de presente ou vender. É um trabalho bastante criativo que, com certeza, agradará tanto quem faz quanto quem recebe!

Espero que tenham gostado da sugestão dessa semana!

Beijo carinhoso, pessoal!

Lu Heringer :)





MATERIAL COMPLETO PARA LATONAGEM - parcelado em até 18 vezes!
Para compras à vista é só me mandar email: luciaheringer@uol.com.br

.


24 comentários:

Elaine Perine - Arte Pura - disse...

Simplesmente um escândalo de lindo !!
Super pesquisa em querida!
Mais uma vez grata pela generosidade!!!
Beijo grande!!

Maria Cecília disse...

Que maravilha!!!
Obrigada! Você é demais!!!
Bjs,
Maria Cecília

Inspirações disse...

Olá Lu!
OBRIGADA PELA PARTILHA...DE TUDO!
Não me canso de ver o teu video sobre esta técnica (em 10 partes)mas noutro registo e agora surpreendes com mais estas maravilhas! É L-I-N-D-O!
Jinhos
Paula

Iray disse...

Certamente esse é um post que deve ser lido e relido com muito carinho, visto que é fruto de uma pesquisa e ainda repartida entre nós mortais blogueiras, o caso merece um carinho muito maior. Agradeço por não esconder só pra você. Uma vez ouvi que um fazendeiro muito rico colhia os melhores frutos de toda a região. Na época da semeadura, ele repartia com os vizinhos suas melhores sementes e isso intrigava alguns compradores que foram contestar com ele e como resposta ouviram: - quando eu reparto com eles o que de melhor tenho não corro o risco de, se um dia a plantação dele invadir a minha, de colher frutos de baixa qualidade; o que vai acontecer é que, minha propriedade será invadida com frutos da melhor qualidade e isso me satisfaz. Você é como esse fazendeiro; sem medo da concorrência; muito pelo contrário, receberá frutos da melhor qualidade. Desejo que seja assim. Beijos, com carinho,
Iray

Vânia Pôrto disse...

Oi Lu!
Que trabalhos lindos!!
... Como são delicados! ... Deu vontade de tentar! rs
Mais uma vez você supera as expectativas e nos proporciona grandes sugestões!
Beijo amore!!

Lu Heringer disse...

Oieee, meninas!! Ontem deixei um recadinho aqui e parece que não foi ao ar - rs.

Vocês são uns amores! Agradeço, muito mesmo os recadinhos! Iray, adorei a história! Os recadinhos são importantes para qualquer blogueira ou blogueiro. A maioria das pessoas passa por aqui, copia o que lhe interessa e vai embora sem dizer uma palavra. Bem, essa é uma condição a qual todos os blogueiros estão sujeitos. Faz parte do show - rs. Só fico torcendo para que o material retirado daqui seja bem usado e que as pessoas que usarem em seus blogs, sites, etc, digam de onde retiraram as informações ou fotos, deixem link para cá, o que, felizmente, A MAIORIA FAZ!

Ler os recadinhos, além de ser um grande incentivo para mantermos o nosso trabalho é, realmente, muuuito bom. Ainda mais assim sem qualquer interesse pessoal. O carinho pelo carinho, mesmo. Agradeço de coração, viu?

Beijo grande e espero que vocês e todos os seguidores tenham uma ótima semana!

Lu Heringer:)

Carmen Xandi's artesanato disse...

Lu, voce esta sempre inovando!
Esta técnica é linda demais da conta!
E você como sempre, nos ensinando com o maior carinho. É por isso que te visito quase todos os dias, mas não é copiar não, (claro que algumas sim) mas é para aumentar o número de visitas e enriquecer o seu blog tambem.
Fico muito feliz em seguir voce viu!!
Beijos e fique com Deus

carmenroque disse...

Gracias Lu por todos estos moldes yo tenia esta revista pero se me perdió asi es que gracias a ti puedo guardardarla otra vez seguro que hago alguna de ellas son todas muy bonitas, besos

Izabel Biali disse...

Oi Lu,

Cheguei aqui atravez de uma amiga minha.
Adorei teu blog.Já sou seguidora para não perder as novidades.
Não apartece a minha foto como seguidora, mas lá no final aparece o fantasminha.
Parabéns.
Beijo
Izabel

Lu Heringer disse...

Carmem, Carmen e Izabel: Muuito obrigada pelo carinho, garotas! Espero que o que tem aqui no blog seja útil, acima de tudo.

Beijo carinhoso e muito obrigada pelos recadinhos!

Lu Heringer :)

Bairro Mathias Velho disse...

Simplesmente maravilhoso seu trabalho!!!

andrezagarmatter disse...

OI Lu

Parabéns pelos seus trabalhos, tenho acompanhado seu blog e gostaria de entrar tbém na sua conta no orkut,
porém não tenho nada a apresentar pois sou uma artesã q ainda não consegue ter trabalhos tão bonitos
que mereçam ser mostrados, ainda aprendo e muito do q sei foi vc q ensinou. Obrigada por vc partilhar
seu conhecimento conosco, isso demostra a grandeza de sua alma. Parabéns

Bjs

Andreza

Bianca disse...

Nossa, cada trabalho lindo! Obrigada pelas dicas!
Bjo

Lu Heringer disse...

Muito obrigada, meninas!! Valeu a força!


Amanhã ou depois, já tem coisa nova chegando e acho que vocês vão gostar.

Beijooooooooo!!

Lu Heringer :)

cecilia disse...

Ola Lu!
Amei esses trabalhos sao lindos.
Eu sei q vc postou varios desenhos que sao lindos , mas seria possivel enviar -me aquele desenho que esta nos quadrinhos,que e de uma mulher com chapeu vermelho e blusa vermelho e nao aparece o rosto , eu amei.Meu email e ceciliabarradas@yahoo.com.Muito obrigada por vc dividir conosco.Que Deus te abencoe todos os dias.

Laline Zacarkim disse...

que trabalho fabuloso...
jamais imaginava existir trabalho igual au seu....
estou em tranze...parece que entrei em um blog imaginario...
tudo de bom p/você minha querida...
Deus é muito bom...olha só o dom que ele te deu....bjos Laline

Cakiss disse...

Lu esse papel é vendido na spumapaper com o nome de papel pluma ou foam...

o depron que eh pra patchwork e nao tem o cartao em cima tb é vendido la

comprei errado, era pra ter comprado o depron e eu comprei o pluma, antes de ler esse post imaginei que nao daria certo, mas acho que vai dar certo fazer o patchwork no isopor mesmo tendo um cartao em cima....

obrigada!

Anônimo disse...

Cara irmã planetária,

Que lindo seu blog!!! Fiquei apaixonada por essa tecnica, parabens. Espero que eu aprenda a fazer.
Caso queira me conhecer visite meu blog, ficarei contente com sua visita e de suas amigas. Ainda não terminei meu blog de artes, mas o endereço que deixarei em baixo esta pronto.
Um abraço fraterno de muita luz.

Esperança
WWW.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com

Morgaine Le Fay disse...

Maravilhosooooooo....
Um dia ainda quero fazer coisas tão lindas!

Anônimo disse...

Lu, querida, seus trabalhos são lindos. Depois do vídeo de patch no isopor, nunca mais parei.
Quero muito agradecer sua generosidade em partilhar conosco.E, principalmente por ser esta pessoa ILUMINADA. Que Deus a abençoe sempre.Débora-Porto Alegre-RS.

Souvenir Dinhacake disse...

Lu, ja conhecia seus trabalhos que por sinal são maravilhosos.
Quero aqui dizer que também fiz um quadrinho destes mas, que ainda falta a moldura . Ele esta em meu blog que fiz recentemente o endereço é:
hhttp/souvenir-dinhacake.com
Eu fiz uma aula em uma loja de artesanato com a professora Patrícia, e agora pretendo fazer mais alguns para colocar no ateliê de costura de minha irmã.
Um grande abraço.

Ana Possas disse...

Amo seu trabalho,estou fazendo algumas cxs em patch decor que aprendi em seu passo a passo.
Estou cda vez mais encantada com sua criatividade e generosidade.
minha avó sempre dizia que Saber,é para dividir e assim se multiplicar
pois quem sabe não tem medo de ensinar.
Grata,um abraço grande.
Ana Possas

fama disse...

Lindo esse trabalho Lu!! Não conhecia com esse formato. Obrigada!

ComoFazArtesanato.com.br disse...

Muito lindo seu blog e tem ótimas sugestões.
Para quem gosta e quiser mais novidades de artesanato indicamos o site www.comofazartesanato.com.br que passo a passo de muitas peças artesanais.
Abraço!