Pesquisar este blog

3 de dezembro de 2010

GESSO: LOUÇA ANTIGA + APRENDA A FAZER CERA BETUME!


Clique nas imagens para ver com detalhes

Oi, pessoal!!

Meu patrãozinho amado resolveu trabalhar nesse final de ano - hehe!! É show atrás de show aqui em Sampa. Mas, sempre encontro um tempinho para me dedicar ao blog, cantinho que eu amo ter. Hoje, trouxe para vocês uma técnica em gesso que é muito simples de ser feita e com um resultado decorativo muito bom, já que a peça é neutra e, por isso mesmo, fica boa em qualquer tipo de ambiente. É a louça antiga.

Quando comecei minha jornada no artesanato, no século passado (kkkk), foi pintando em tecido e muito rapidamente passei a fazer técnicas em peças de gesso. Gente, mas eu fiz tanta, mas tanta peça de gesso que um dia não tinha mais lugar para por nada lá na casa da minha mãe. Fiz uma venda de garagem e não é que vendi quase tudo? Bem, faz muitos anos que não mexo mais com isso, porém, outro dia me deu uma saudades, sabe? Então, fui numa loja que vende peças de gesso aqui perto de casa e comprei algumas peças. Essa dama do vídeo, em particular, foi uma das que eu mais gostei. Passei um bom tempo olhando para ela, imaginando qual a técnica que ficaria legal. Pensei no borssato, mas estava sem tinta óleo e daí cheguei à conclusão que iria fazer a técnica da louça antiga. Foi muito bom voltar a manusear uma peça de gesso.

Vamos ver o vídeo para aprender a fazer essa técnica? Bora lá!






Olha, dei várias dicas nesse vídeo. Quem prestou atenção vai poder evitar de cometer alguns erros como o de usar verniz em dias frios, chuvosos e com a umidade do ar alta. Verniz não gosta de clima assim! Prefira sempre aplicar verniz em dias quentes e secos, ok? Gostaram de aprender a fazer cera betume, de quebra? hehe!! Muito fácil, né não? Lembrando que, no caso dessa técnica, não pode ficar escura essa mistura porque senão a peça fica com um 'ar' muito pesado.

Já vi uma peça feita com essa técnica em que a pessoa passou cera dourada e, em uma outra, cera prateada para destacar os cracos, ao invés do betume. Ficou bonita, também. Mas, acho que fica melhor assim do jeito que fiz. Mais discreta. Vocês sabem que sempre dou preferência ao discreto - rs.



PASSO A PASSO DA PEÇA:
Como o video foi bloqueado, por causa de míseros 20 segundos de trilha sonora, nesses países:

Argentina, Austria, Belgium, Chile, Colombia, Denmark, Finland, Germany, Greece, Hungary, Malaysia, Norway, Peru, Philippines, Poland, Portugal, Romania, Russia, Saudi Arabia, Singapore, Sweden, Switzerland, Thailand, Venezuela ...

Segue o pap escrito:

- Lixe a peça com bombril, palha de aço de cozinha. É melhor do que lixa porque se amolda mais facilmente. Deixe bem lisinha.
- Tire bem o pó.
- Aplique 3 camadas de termolina - aguardando secagem entre demãos.
- Aplique só uma camada do verniz base do kit de craquelê (estou usando o da Mural).
- Depois da base seca, aplique uma camada do verniz craquelê do kit. Estique bem. Estamos em busca de craquelados miúdos, pequenos, que representam bem a louça antiga. Evite deixar cracos grandes.
- Depois de seco o verniz craquelê, passe cera betume. Não tem cera betume? Faça a sua:

- um pouco de cera comum, de passar no chão da casa + um pouquinho de betume puro. Mistura bem para que fique homogênea a mistura. Tem que ficar com cor clara na aplicação da peça.

- Deixe secar uns 10 minutos e retire o excesso com um pano macio.
- Umedeça levemente - quase nada - um pano limpo na aguarrás e passe pela peça para tirar todo o excesso de cera. Deverá ficar, apenas, nos cracos do craquelê.
- Passe cera dourada em alguns pontos mais proeminentes. Não exagere, ok?
- Dê lustro na cera e na peça toda com um pano macio.
- Está pronto!!

Bem, pessoal, eu espero que vocês tenham gostado da técnica e em breve venho com ela aplicada em outro tipo de peça, que fica lindo, também! Qualquer dúvida, é só deixar em comentários, ok?

Um beijo super carinhoso e fiquem todas(os) com Deus!

Lu Heringer :)



Para ver todas as outras matérias do blog, basta rolar a página até 'Matérias Publicadas Nesse Blog' aqui no lado esquerdo da tela e clicar nos títulos, ok? Deixo só duas matérias na capa porque assim o blog carrega mais rápido. Tem muuuita coisa aqui. Divirta-se!


VISITE MEU NOVO SITE: www.casadalatonagem.com



.

21 comentários:

Adricca Ono disse...

Oi Lu, eu sempre presto muita atenção nas suas aulas porque realmente sao valiosíssimas!
Esta técnica nao poderia ser diferente, eu adorei!! Parabéns pelo trabalho e uma obs...estou aqui fazendo a tecnica anterior da Patina cera..ta ficando lindo, graças a você!
Fica com Deus

Arte e Vida disse...

Parabéns pelo trabalho, adorei conhecer seu blog e suas técnicas

Vânia Pôrto disse...

Lu,
Que charme!!!!! ... Que delicadeza! ... Adorei de montão!!
Parabéns por mais esse show de desprendimento e luz!!
Beijos amore!!

Sonia Facion disse...

Oi Lu!!!!

muito legal essa técnica, mas não é a minha prai fazer, hehehehe...prefiro comprar.

Meu negócio são paninhos.

bjks e bom findi.

Sonia

Jamile Salim disse...

Vc, sempre trazendo técnicas interessantes pra gente. Ficou muito delicada a peça. Parabéns, Lu!
Beijinho!

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi Lu
Ficou ultra charmosa a dama
Eu adoro suas aulas
Obrigada por nos ensinar
Beijo Lu

SORAYA CRISTINA disse...

Olá!
Venho lhe dar os parabéns pelo belíssimo blog, e pelo excelente trabalho.
Gostaria, se possível, que seguisse meu blog.
Acesse: http://www.artsory.blogspot.com/
Abraço!
Soraya Cristina.

Sil disse...

Oi, Lu!!
Mais uma vez, MARAVILHOSA!
Obrigada por compartilhar todas essas técnicas!
ADOROOOO seu blog, cheio de LUZ!!!
Um beijão, Fica com Deus!
Silvia

Adelaide Mesquita disse...

Olá Lu!
Com muita pena minha, não consigo ver o vídeo. Não sei se isso acontece só aqui em portugal ou se também acontece noutros países. Quando vou visualizar o vídeo ele dá uma mensagema dizer que contém música da Sony que devido a direitos é interdita
no nosso País, e com isto estou a referir-me a Portugal.
Por este motivo no nosso País não conseguimos ver o vídeo e assim aprender a técnica.
Será que não dá para fazer alguma coisa? Se calhar dá-lhe muito trabalho, mas gostaria e penso que outras portuguesas também, de poder ver e aprender mais esta técnica, consigo.
Se poder responder, agradecia.
Bjs
Milai

Lu Heringer disse...

Oi, meninas, queridas!

Muito obrigada por todos os recadinhos tão carinhosos, viu? Agradeço de coração!!

Milai, para mim não aparece que está interditado por causa da música. Nem sabia disso. Para poder tirar ou trocar a música tenho que editar novamente e recolocar no ar. Por hora, não tenho tempo para fazer isso, mas vou ver o que posso fazer. Peço um pouco de paciência.

Beijo carinhoso, pessoal!!

Lu Heringer :)

Lu Heringer disse...

Olha só os países onde o vídeo foi bloqueado por causa dos míseros 20 segundos de trilha sonora que eu nunca tinha ouvido antes:

Argentina, Austria, Belgium, Chile, Colombia, Denmark, Finland, Germany, Greece, Hungary, Malaysia, Norway, Peru, Philippines, Poland, Portugal, Romania, Russia, Saudi Arabia, Singapore, Sweden, Switzerland, Thailand, Venezuela

Pow... Difícil, isso, viu?

Vou deixar o pap escrito aqui no blog, ok?

Lu Heringer

Lu Heringer disse...

O pap escrito já está publicado no blog. Peço desculpas pelos transtornos à pessoas de outros países que sempre estão ligadas nos vídeos. Dá para fazer a peça seguindo o passo a passo escrito, ok?

Beijo grande!

Lu Heringer

Adelaide Mesquita disse...

Obrigada Lu,pelo esforço para nos ensinar a técnica! Bem haja!
Bjs
Milai

Rosimonica disse...

Olá Lu,fico cada dia mais encantada com o seu blog.É simplesmente maravilhoso!Vc não imagina o quanto tem me ajudado,vejo seus videos e vou aprendendo mais. Sempre gostei de artesanato,mas,vcs estão me deixando apaixonada tudo que aprendo quero fazer para minha casa.E digo vcs,por seguir blogs especialíssimo como o seu.Tudo muito bem explicado,eu so tenho a agradecer a DEUS pela sua vida e q ELE possa te abençoar mais e mais.

Lu Heringer disse...

Milai: Que bom que pôde aprender a técnica. Acho que não vou mais por músicas nas aberturas dos meus vídeos ou vou pensar em algum outro jeito. Beijo!

Rosimonica: Muito obrigada, querida! Que ELE abençoe a todos nós, pois, precisamos sempre da SUA proteção. Beijo!

Lu Heringer :)

MJoão disse...

Olá Lu!
Linda essa técnica e, todas as outras que faz! Eu pessoalmente gosto de todas!
Tenha um Santo e, Feliz Natal, e um Ano Novo cheio de Paz e, Alegria.
Beijinhos
Maria João.

Rosimonica disse...

Lu minha querida,vc esta sendo vigiada.Coloquei um pai,um médico,um advogado,e um juiz meu amigo intímo por 24 horas por dia... Sabe qual o nome dele?? JESUS CRISTO!! Sabe porque?? Pois na hora das dificuldades,lembre-se q ELE será como um pai p/ cuidar de vc,um amigo em quem possa confiar.Um médicopara sarar todas suas feridas,um advogado para defender suas causas e um juiz p/ decretar sua VITÓRIA!!.Que DEUS te abençoe grandemente com toda sorte de benção e feliz natal.

eni silva disse...

olá lu
é minha primeira visita aqui em seu cantinho artesanal e amei seu trabalho maravilhoso....parabéns....bjks

Léia Reis disse...

Querida Lu, essa peça ficou magnifica. Sou fã de seus trabalhos e quero q saiba q já aprendi muito com você. Feliz Ano Novo e muitos beijos em seu coração.

Inezila disse...

Olá! Seguindo as suas orientações fiz peças lindíssimas em gesso. Bjs
Inezila

Design com Graça disse...

Técnica Efeito Porcelanalá Lu.
Procuro pelo pap de uma tecnica para gesso que se chama a Efeito Porcelana, mas sem o craquelado. Se puder me indicar algo agradeço. Meu blog é Design com Graça