Pesquisar este blog

27 de março de 2012

IRIS FOLDING - Técnica linda, fácil e divertida!!!



Oi, pessoal!!

Hoje trago para vocês uma técnica chamada IRIS FOLDING.

IRIS = Íris - no caso não é a íris dos olhos e, sim, a íris de uma câmera fotográfica, quando ela faz o movimento de fechar a lente na hora de tirar a foto. Vocês vão observar que o movimento conseguido com a técnica é bem parecido com isso.

FOLDING= Dobra ou dobradura.

É uma técnica que teve sua origem na Holanda a alguns anos atrás e tem seguidores, praticadores, assíduos, no mundo todo. Aqui no Brasil, ainda não vi nada no gênero, mas não posso afirmar categoricamente que serei a primeira pessoa a trazer instruções sobre a técnica para o nosso país, embora nas minhas intensas pesquisas, não tenha visto qualquer referência à essa técnica aqui no Brasil.

A técnica em si é muuito simples, rápida e divertida de ser feita. Os motivos que podemos usar são infinitos. Basicamente o Iris Folding é uma técnica usada para cartões nas mais diversas ocasiões, tais como:

- Aniversário
- Nascimento de bebês
- Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia da Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc.
- Motivos femininos - para se mandar para uma amiga com um 'alô', um desejo de recuperação de alguma enfermidade, etc.
- Motivos masculinos - o mesmo do feminino
Enfim, as ocasiões são inúmeras, assim como os motivos que podem ser trabalhados.

O Iris Folding serve, também, para se fazer quadrinhos! E aí a quantidade de motivos que podem ser usados é infinito!!

MATERIAL QUE PODEMOS USAR PARA FAZER AS DOBRADURAS DO IRIS FOLDING:

- Fita floral - aquelas de amarrar arranjos de flores que você pode comprar nas próprias floriculturas, com uma imensa gama de cores e padronagens. Elas têm um brilho que confere um resultado especial para a técnica.

- Papéis para scrap book - em várias cores e padronagens, incluindo os metálicos, holográficos, etc.

- Fita de tecido - porém, as fitas terão que ser vincadas com ferro antes de ser usadas e, de preferência, não serem muito espessas. Dê preferência às mais finas - não na largura e sim na espessura dela, pois deverão ser usadas dobradas.

- Viés! Já vem dobrado e vincado e possuem várias padronagens, também. Dê preferência aos que tenham, ao menos, 1 centímetro e meio de largura e que não sejam espessos, ok?

Bem, você poderá aparecer com algum material não relacionado, com bons resultados. O restante do material básico está todo descrito nos vídeos onde ensino a técnica. Falando nos vídeos, preciso que vocês tenham paciência! Como eu disse, a técnica é muito simples, mas é preciso que entenda como tudo funciona, direitinho, para poder tirar o melhor proveito possível. Explicar as coisas em detalhes toma um certo tempo, mas é importante que preste atenção em tudo, com calma e paciência, tá bom?

Depois dos vídeos, vou deixar centenas de gráficos e modelos de trabalhos prontos! Falaremos mais sobre isso logo mais, ok?

VAMOS ÀS VIDEO AULAS SOBRE O IRIS FOLDING!!!








Aaahhhh!! Mas, é uma delícia de fazer, né não? hehe!!! Eu adorei! E espero que seja útil para vocês! LEMBRANDO QUE, depois da técnica pronta, é hora de entrar com a sua criatividade na montagem dos cartões ou quadrinhos. Use e abuse dos materais para scrapbooking ou o que tiver à mão e capriche na finalização, ok?!!

Como disse, vou deixar aqui gráficos e exemplos de IRIS FOLDING! São centenas deles! Por isso mesmo, vou deixar apenas algumas e depois faço outra matéria, trazendo mais exemplos, ok? As fotos serão pequenas e é preciso que você clique em alguma delas para poder ver todas em tamanho maior. Podem copiar à vontade e espero que façam bom uso delas!

O GABARITO DO CORAÇÃO USADO NO VÍDEO E FOTOS DO MEU IRIS FOLDING:





Os carimbos são da Vir Artes (carimbosvirartes@hotmail.com)

EXEMPLOS DE TRABALHOS PRONTOS NA TÉCNICA DO IRIS FOLDING!












































ALGUNS GABARITOS/GRÁFICOS

































Pessoal, por hoje é só!! hehe!! Depois, como já disse, trago mais idéias e gabaritos, ok?

Espero que tenham gostado!

Beijo enorme e fiquem todos com Deus!

Lu Heringer :)


VISITEM MEU SITE !
www.casadalatonagem.com



.

21 comentários:

Soll disse...

Lu, boa noite

Amada que coisa linda, não conhecia
Parabéns vc sempre se superando, beijos e agradeço o carinho

Artesanato disse...

Olá Lu, adorei conhecer essa técnica.Realmente nunca ouvi ou lí nada sobre. E vc sempre dividindo seu conhecimento.Agradeço e com certeza que vou tentar fazer. Mil bjs.
Roseli

Tânia Nascimento disse...

AMIGUXA, QUE SHOW, HEIM... NÃO CONHECIA, AMEI!!!!!!
OBRIGADO!!!!
BJS

Lu Heringer disse...

Soll, Roseli e Tânia: Que bom que gostaram! Fica muito fofo e diferente, né? Fora que dá para ser usado em diversas ocasiões.

Agora é só seguir o passo a passo do vídeo, ter o material correto nas mãos e surpreender a todos com sua criatividade!

Beijo grande e obrigada pelos recadinhos tão carinhosos!

Lu Heringer :)

artemanha disse...

nossa, que lindo, adorei essa técnica, aliás, a Kátia Fonseca do Mulheres TV Gazeta estava convocando as artesãs que têm novas técnicas para se apresentarem no programa, você vai?

bjus...

Adelaide Mesquita disse...

Olá Lu!
Não conhecia nem nunca tinha ouvido falar até agora!
Obrigada por mais este ensinamento.
Bem haja!
Beijo

Yone disse...

Oi, Lu,
Esta técnica é deliciosa e vendo seu post me deu vontade de voltar à fazer.

Eu gosto de Artes em Papel e sabia que minha mãe tem aprendido sobre Tear vendo os seus videos na net ? Olha só que coincidência !

Bjs,Yone
http://artesdayone.blogspot.com

https://volarearte.blogspot.com/ disse...

Olá Lú!

Muito legal essa TÉCNICA DO IRIS FOLDING. Tem varias sugestões e gabaritos pra se divertir o Ano inteiro,hehehe, adorei querida_ bjOs ;)

carmenroque disse...

Gracias Lu por estos esquemas porque me encanta esta técnica pero no encontraba muchos dibujos, es muy divertida de hacer y quedan muy originales las tarjetas, besos

Marisa Torres disse...

HOLA LU!!!!!!!CADA VEZ QUE ENTRO EN TU CASA ME QUEDO ALUCINADA POR LA BELLEZA Y ORIGINALIDAD DE TUS TRABAJOS.GRACIAS POR TUS EXPLICACIONES Y VÍDEOS DE ESTA TÉCNICA.
BESOS DESDE ESPAÑA.

Claudia disse...

Olá, não conhecia o seu blog e de cara encontrei esse trabalho lindo... será que consigo? rsrsrs..
Passa no meu blog AMOREMFIO.BLOGSPOT.COM

Beijos

Flávinha disse...

Ola lu, tudo bem?
Como venho muito pouco no meu blog, resolvi criar um facebook para fazer as postagens.
Gostaria que voce me adicionasse e curtisse minha pagina....

O endereço do facebook: http://www.facebook.com/UmJeitoFlavinhaDeSer

Obrigada.

Espero você la....bjus....

izair maria viana de oliveira disse...

ola Lu, tenho acompanhado sua arte, pelo blog, fazer coisas lindas assim até é desaforo, fico achando a coisa mais linda do mundo,tb. faço algumas coisinhas . uma de suas coisas que ha muito estava procurando era transferencia para a impressora usando o termo colante, mas eu nao entendi dieito e gostaia de que me ajudasse, (papel termo colante para cima+papel de seda e ai nao sei de que lado imprime. e tb. nao sei que papel v. colocou no meu dos dois. aguardo ansiosamente. beijao. e parabens por todos os seus lindos trabalhos.meu nome é izair e meu email izairviana@yahoo.com.br.

Maria disse...

Lu, eu adorei os videos. Sempre achei lindo mas pensava qu era muito dificil de fazer. Vendo você ensinando me pareceu uma brincadeira e me deu uma tranquilidade tão grande que acho que vou usar para tirar o stresse. Só uma pergunta, no lugar da fita mágica não posso usar cola??? Obrigada por nos ensinar. Você é otima professora, todo video que assisto teu eu consigo entender. Bjus.

Roberta Souza disse...

Olá!!!

Estou passando aqui para dizer que estou fazendo um sorteio de um kit com 3 produtos de maquiagem da Avon.

Participe!

http://robertaasouza.blogspot.com.br/


Beijinhos

Roberta Souza!

Vânia disse...

amiga élindo esse trabalho de iris ,fiquei apaixonada.

visite meu blog
http://dinda-artesanatosminhavida.blogspot.com.br/
estou seguindo o seu me apaixonei e vou tentar fazer estou precisando de um dinheirinho.

monique disse...

****Superbes réalisations *
bravooooooooooooooooo*
plein de mercis

Unknown disse...

Olá! Amo o que você ensina no seu blog. Utilizo muito com os meus alunos do EJA, eles ficam bastante motivados para ir para a escola, principalmente na aula de arte; mas eu faço adaptaçoes dos materiais utilizados por você.Gosto de ver os meus alunos felizes e realizados porém tem alunos que faz para vender para a sua sobrevivencia.Amo os seus trabalhos e que Deus ilumine você cada vez mais..Um grande abraço. Florence Oliveira

Cristina disse...

Es una idea super!!! Tengo que intentarlo con telas podría quedar bien. Muchas gracias!!

Adicrochê disse...

Oi Lu adorei a técnica, estou aprendendo e com suas dicas ficou ainda mais fácil. Você tem o risco da Dama que está de costas de vestido cor de rosa? gostaria muito de faze-la. meu e-mail é byednalda@terra.com.br desde ja agradeço. Parabéns pelo trabalho.
Beijos

Rouberval Barboza disse...

Muito legal mesmo... Ontem a professora de Arte, Ilda, aqui de Dourados, nos ensinou essa técnica. Fiz meu trabalho na oficina que ela nos deu e gostei, ficou bonito, mesmo sendo o primeiro. Agora vou praticar mais, tetar melhorar... Visitando o seu site para conhecer outros modelos. Vou ensinar isso para meus alunos...