Pesquisar este blog

12 de agosto de 2010

DECOUPAGE COM TECIDO + TERMOCOLANTE em TOALHA - SABONETE e CAIXA.

Pessoal, essa matéria deu trabalho para ficar pronta, viu? Não a técnica em si, porque é muuito fácil. Foi mais a edição dos vídeos, mesmo, que levou algum tempo para ser finalizada.

A idéia de fazer esse trabalho já estava na minha cabeça a um bom tempo. Tive contato com termocolante a alguns anos atrás e depois ficou, literalmente, guardado na gaveta - rs. Vinha observando alguns trabalhos de Patchcolagem em tecido que se utilizam do termocolante e pensei: 'Mas, o termocolante dá para aplicar em qualquer lugar que não derreta com calor. Seria legal poder mostrar isso para as pessoas.' Então, arregacei as mangas, bolei um projeto bem simples de ser executado e com um resultado, simplemente, MARAVILHOSO! As pessoas próximas a mim, que puderam ver de perto, ficaram encantadas com o resultado final das peças em separado e no conjunto. Já recebi encomendas. Esse é o trabalho pronto (clique para ver maior):



Então, vamos primeiro aprender a técnica básica do uso do TERMOCOLANTE + TECIDO. O principal aqui, é que os tecidos sejam, todos, previamente molhados, secados e passados, incluindo a toalha. Isso é para evitar que, depois de pronto, os tecidos venham a encolher e enfeiar todo o trabalho. Vamos acompanhar o vídeo com as explicações de como fazer o trabalho básico. É muito fácil:




Segunda e última parte da técnica básica

LIBERADO PARA TODOS OS PAÍSES! Editei novamente e troquei a música que era o que estava bloqueando a execução para vários países:




Agora vamos aprender a fazer a técnica na TOALHA:





Agora, vamos aprender a fazer a técnica no sabonete.




Depois de tudo pronto, entrei com uma farta camada de Termolina. Achei que escureceu o tecidinho claro do centro da flor. Talvez, se entrar com um squizz adesivo, bem esticado, bem pincelado sobre o tecido, isso não venha acontecer. É muito importante que o tecido seja impermeabilizado para poder receber os vernizes, ok?


Agora, vamos aprender a fazer a técnica na caixa:




Bem, a caixa recebeu uma camada de goma laca indiana. Depois, passei BOMBRIL nela toda. Gente, bombril deixa tudo lisiiiiinhooooo! Tira todas as imperfeições sem arranhar, sem riscar e com muita facilidade. Depois da caixa bem limpa com um pano levemente úmido, entrei com 3 camadas de LÁTEX BRANCO diluído ao ponto de poder fluir na pincelada. Usei o LÁTEX PREMIUM da Suvinil. Bem espesso. Rende que é uma maravilha. Dilui usando ÁGUA DESTILADA. A gente compra baratíssimo em posto de gasolina. É importante entrar com a água destilada na diluição desses tipos de produtos para que não criem fungos e, consequentemente, bolor, não somente na tinta em si como nos trabalhos feitos com ela, ok?

Depois da caixa toda seca com a tinta branca, entrei com a cor Vermelho na parte de fora da parte de baixo da caixa, incluindo fundo. Usei tinta PVA. Ficou um vermelho lindo porque tinha o fundo o branco por baixo dele. Se entrar com o vermelho direto no mdf vai ficar um vermelho escuro. Fica aqui a sugestão: sempre que for entrar com uma cor na caixa de mdf, passe uma ou duas camadas de branco por baixo, bem homogênea, sem manchas, que a cor irá manter o seu brilho e intensidade.

Ainda sobre a pintura da caixa, mais uma dica: Pinte com um quantidade razoavel de tinta e passe um rolinho de espuma para homogeinizar a pintura. Faça isso por áreas, ok? Fica perfeita! Lembrando que NÃO PODE PASSAR TINTA PVA ONDE FOR RECEBER O CALOR DO FERRO. A tinta pva é uma mistura de tinta acrílica com cola e a cola derrete e sai toda da caixa na hora da colagem.

Mais uma sugestão: Que tal entrar com um Flotado ao redor dos motivos? Para quem não sabe, flotado é aquela técnica de fazer sombreamento usando um pincel chanfrado com um pingo de tinta na ponta maior do pincel e água (ou o diluente da tinta) no restante. Faz um sombreado esfumaçado, aquarelado, que dá a impressão de que o elemento está flutuando. É muito bonito.

Mais ainda? Que tal colocar um relevo sobre os motivos da caixa? É só entrar com um squizz relevo transparente ou mesmo com a cascorez azul. Depois que a cola seca fica um elevado transparente que dá um efeito muito bacana. Acho que o mais importante, no caso da caixa feita do jeito que fiz, é não entrar com mais cor, esponjado ou qualquer outra coisa que venha adicionar informação visual a mais porque a caixa já está bem 'enfeitada' do jeito que está. Pode virar uma bagunça visual. No caso de não aplicar o passa fita, aí já tem mais campo para brincar.

Qualquer dúvida, é só deixar em 'comentários' que tento ajudar, combinado?

Bem, espero que vocês tenham gostado da técnica que bolei e que possam fazer muito bom proveito dela! Muito em breve, mais novidades! Minha cabeça anda fervilhando com idéias, ultimamente - rs. Amo muito tudo isso!


Beijo carinhoso e fique todos com Deus.


Lu Heringer. :)




ONDE ENCONTRAR O TERMOCOLANTE - AVBOND:

http://www.atelievirtualbr.com.br/

Clique em 'AVBond Plus' e depois em 'AVBond'. Lá tem endereços de lojas que vendem, também. Esse produto é de minha querida amiga Jane, pioneira, que trouxe toda a tecnologia dos USA para fabricar esse e outros produtos muito bons para as quilteiras e afins.






41 comentários:

Maravilhas que eu faço disse...

Olá, Lú, sou sua seguidora e admiradora seus trabalhos são maravilhosos e eu tenho aprendido muito com você, a forma como você elabora e ensina nos seus videos são sem igual. Parabéns por todos os trabalhos que tens apresentados neste blog. Beijos.Delba
www.delbatononartes.blogspot.com

Vânia Pôrto disse...

Lu...
Estou encantada!! ... Amei!! ... Que delicadeza!! ... Menina, você é uma caixinha de surpresa semanal!!! :)
Beijos amada!!

Anônimo disse...

[b]Você é demais Lu!
Obrigada por colocar essa santa cabecinha pra funcionar e tornar nosso artesanato mais prático e lindo.
Obrigada Lu,por você existir e dividir conosco todos os seus conhecimentos.
Beijão anjo.

Ana Maria disse...

Você é demais Lu!
Obrigada por colocar essa santa cabecinha pra funcionar e tornar nosso artesanato mais prático e lindo.
Obrigada Lu,por você existir e dividir conosco todos os seus conhecimentos.
Beijão anjo.

*** Sandrinha *** disse...

Oi Lu adoro seus trabalhos !!!Sempre passo pra dar uma espiadinha !!!
Bjks !!!Visite meu cantinho ,entre e comente ,vou adorar !!!
http://sancsou.blogspot.com/

Cantinho da Partilha disse...

LU!!!estou com um problema!é que o 2º video não está a dar cá em portugal...a mensagem que aparece quando clicamos no play e que a sony não premite por direitos de autor no meu pais!!!Pode????!!!
é que o segundo video é ensencial para eu perceber como passa o tecido para o papel!
não sei se é possivel a resolução do problema...
bjs e um abraço gostoso
nina

Odete disse...

Lu, acho vc simplesmente genial!!! Adoro artesanato e as coisas que inventam pra tornar tudo mais prático e bonito. Amo o seu blog. Beijo!!!

Lu Heringer disse...

Meninas, muito obrigada pelos recadinhos, viu? Vcs são uns amores!

Sobre a segunda parte do vídeo da técnica básica:

Por causa da música que coloquei no vídeo (Black & White - Michael Jackson) a segunda parte do vídeo foi vetada em vários países. O interessante é que o primeiro vídeo tem a mesma música e foi vetado só na Alemanha. Vai entender... A SOLUÇÃO SERIA EU TER QUE EDITAR TUUUDO NOVAMENTE E ENTRAR COM OUTRA MÚSICA. Estou pensando em fazer isso nesse final de semana, já que muitos países onde foi vetado o vídeo possui seguidores do meu trabalho e recebi vários emails com o mesmo comentário.

Peço um pouco de paciência, mas vou dar um jeito nisso, ok?

Beijo carinhoso e um bom final de semana para todo mundo!

Lu Heringer.

Elaine disse...

Fantásticoooooooooooooo!!!
Adoreiiiiiiiiiiiii!!
Você é fogo mesmo não para!!!
Muito, muito obrigada sempre, por pensar e experimentar e principalmente por compartilhar!!
Um beijo do tamanho do seu coração!!!!!!!!!

Fabíola disse...

Amei as dicas!!!!!!!!!!!!!
BJS

Mirian disse...

Olá Lu!
Maravilhoso seu trabalho, os vídeos são super bem feito e aprendemos direitinho!
Pois, eu sou uma que não consegui ver a segunda parte aqui em Portugal.
Muito obrigada.
Beijinhos

Bianca disse...

Oi Lu! Acho lindíssimo seu trabalho com latonagem! Estou seguindo seu blog e aprendo muito por aqui! Muito obrigada por disponibilizar tantos paps e vídeos! Sempre que puder te indicarei no meu blog.
Beijoss

Luciane disse...

Olá, recebi um selo e passei para te dizer que indiquei o teu blog como um dos que visito sempre e adoro!!!! Se quiser participar, entre no meu blog e pegue o selo!!
Beijos
Lu
http://maniasdalu.blogspot.com/

Marta Falcão disse...

OIE! Menina, que capricho! Aprendi tudo! Que boa professora que tu és!!!Beijo grande e fique com Deus !

JOANA CAMPOS disse...

Xiii, o outro comentário nao deu certo! por isso tô batendo de novo! Toc Toc Toc! tem alguém em casa? já entrei e ja achei um cantinho pra ficar...

Vi alguem falando de suas técnicas de patchocolagens e vim correndo aprender!

Quando tiver um tempinho, vai lá no DE MIM PRA VC e...DE VC PRA MIM, tome um café comigo e agente troca um dedo de proza!

Tiesperoooo!
Té +

Joana Campos

Lin M Sousa disse...

olá, vc é D+!! obrigada e parabéns pelos vídeos .. estu aprendendo o patch agora e ficou uma dúvida : sem fazer o caseado , o tecido não desfia depois ? bjs LIn meu email é cemporcento.lin@hotmail.com

Daisy disse...

Boa tarde Lu, vim conhecer seu blog e adorei virei sempre para estar me aperfeiçoando, não sei muito mas tenho certeza que aprenderei muito aqui, já me tonei sua seguidora, esteja à vontade para me fazer uma visita.Deus continue te iluminando, beijos Daisy

Cecilia disse...

Hola Lu,
Soy una admiradora de tus trabajos tan bonitos, y sobre todo de tu alma de Artista y Maestra. Siempre agradecida de tu vocación de enseñar las técnicas.
Gracias a tu video hice un patchwork sin agujas (patch no isopor) y me quedó muy lindo.

Muchos Cariños desde Chile
Cecilia

http://unregaloendecoupage.blogspot.com

Lu Heringer disse...

Meninas, muuuito obrigada pelo carinho de todas as mensagens que deixaram nessa matéria!

Peço desculpas por não ter aparecido por aqui essa semana, mas foi uma correria daquelas. O bom é que da correria saiu mais um vídeo que vou publicar aqui ainda hoje - hehe!

SOBRE DESFIAR O TECIDO: Não desfia! O termocolante impede que o tecido desfie. Então, no caso dos tecidos + termocolante, pode recortar sem medo, pode aplicar, pode lavar que o trabalho continua bonito, falou?

Um beijo muito carinhoso para todas e espero que tenham um ótimo final de semana!!

Lu Heringer. :)

Janela do Sóton disse...

Oi Lu adorei a ideia.Gostaria de saber onde acho os riscos?
Eu e minha filha adoramos e vamos fazer com certeza.obrigada por compartilhar conosco.
Beijos Yone

helô disse...

passeando pelo blogger tive a felicidade de encontra-la,pois adorei algumas tecnicas que eu ñ sabia.Agora serei mais uma seguidora ,adorei seus tbs...estava querendo aprender a colagem ddo tecido no isoporvou tentar fazer.Um grande abraço e continue com essa doação.

Rosangela Oliveira disse...

Oi Lu,
Acho o seu trabalho maravilhoso em todos os sentidos. É muito bonito o seu dom de compartilhar. Através das suas dicas consegui fazer coisas novas.
Parabéns e obrigada

Vera Vinhático disse...

Olá, Lú menina seus trabalhos são maravilhosos!!!Estou encantada também pela froma de como você ensina seus lindos trabalhos nos videos bem explicadinhos.Lú venho também lhe pedir a autorizaçõa de postar seus videos em meu blog http://veravinhatico.blogspot.com/.Desde já agradeço.Bjs e parabés!!!

Unknown disse...

Bom dia
Lú , menina não conhecia seu blog nem seu trabalho.Nossa é tudo de bom adorei estou amando seu cantinho parabéns tenha um otimo dia e fique com DEUS.
BJ

Didi disse...

Oi Lu,
Você é danada, heim, menina!
Todo dia aparece com uma novidade...
Eta cabecinha que não para!
Muito legal essa história de decoupar com termocolante.
Assim que tiver oportunidade de comprar o dito cujo, quero fazer pra experimentar. Achei simples e lindo!
O que me encanta ainda mais nos seus trabalhos é seu jeito tranquilo de tranmitir o que sabe, sem rep calma e gentil contando como faz cada passo d trabalho.
Obrigada, Lu...
Se você não existisse alguém precisava inventar.
Beijoca
Didi

Unknown disse...

oi,lu fiquei encantada com o conjunto,de toalha,decopage+termolina,meus parabens um forte abraço

ana disse...

Lu,sou vidrada nos seus trabalhos, você é maravilhosa.Gostaria de saber como faço para preencher latonagem com alguma coisa caseira, mais rápido, pois tenho que entregar caixinha na terça feira.Obrigada.

Camila Schone disse...

QUe lindoo que fica.. :) adorei o resultado final! Mto lindo e fácil de fazer. adorei mesmo! Beijos

Anônimo disse...

olá, Lu !!!Amo seus trabalhos !!!! Moro em BH e por aqui não consigo encontrar o papel termocolante.Você poderia me recomendar onde comprar por aqui ou fora ? Mil bjks ! Obrigada !!!

Rosy Art disse...

Olá Lu, estou te seguindo e saiba que adorei seus vídeos, seus trabalhos são fascinantes. Bjssss Fica com Deus.

andreia disse...

Bom dia Lu!!!
Achei sei blog procurando um artesanato no google.Eu realmente fiz uma descoberta linda,aprendi muito e te agradeço por compartilhar as tecnicas com estes videos muito bem explicadinhos.Bjins agora vou passear por este blog lindo.

silene de freitas disse...

AMEIIIIIIIIIIII QUERO SER SUA AMIGA PARA MEENCINA MAIS SUAS ESPERIENCIAS SE TIVER ORKUT OME ADD SILENE DE FREITAS SERTÃOZINHO

MARIA FLOR disse...

Amei o seu trabalho, tudo perfeito e muito bem explicado..bj

marcia sueli carapia sousa disse...

oi lu voce e demais jamais alquem esplicou os artesanatos assim com tanta clareza amei beijos marcia ,bahia muito axe para vc.

Lemoia Artesanatos disse...

Oi Lu, antes mais nada parabéns pelo seu talento, criatividade e desprendimento em ensinar suas técnicas. O conjunto ficou lindo demais, só que fiquei com uma dúvida sobre que cola usou para fixar o passa fita no sabonete e se com uso não solta. Agradeço se puder responder. Beijos e que a cada dia mais idéias surjam.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o tecido não desfia, essa é a munha dúvida. Obrigada regina

TEZUKURI NEUSA Artesanatos feitos no japao disse...

OLA LU HERINGER, VI O SEU VIDEO NO YOU TUBE E VIM CONHECER SEU BLOG E VER OS VIDEOS DO PASSO A PASSO DO TERMOCOLANTE, MAS QUERIA TIRAR UMA DUVIDA, ESSE TERMOCOLANTE E AQUELE QUE NAO PRECISA CASEAR, JA VI VARIOS VIDEOS QUE USAM OS CASEADOS, E FIQUEI SABENDO QUE AGORA TEM O QUE NAO CASEIA, SERIA O SEU PODERIA ME FALAR COMO SE CHAMA PRA NAO COMPRAR ERRADO ,ADOREIII SEU BLOG E JA ESTOU SEGUINDO PRA APRENDER MAIS, ABRAÇOS NEUSA

ADRIANA CAVOLI disse...

LU AMEI SEU TRABALHO DEUS DERRAME CHUVA CELESTIAIS EM SUA VIDA .BJS

Petronilia Maria disse...

Olá, boa noite, Lu, hoje à tarde descobri seu blog e claro me apaixonei, estou procurando aprender artesanato para preencher minha ociosidade, fiz uma aula recente que veio me despertar, mas assistindo seus videos foi tudo. Deus abençoe a sua vida, obrigada por compartilhar ensinamentos, valeu. Petronilia Maria

Anônimo disse...

Olá Lu, somente agora procurando saber se se coloca termolina em decupagem em roupa da bebê ou em toalhas etc, que vim parar no seu blog.
Vi no exemplo da toalhinha que você não colocou termolina para finalizar o trabalho.
Pode-se colocar ela no final do trabalho?
Gostei muito da sua apresentação. Parabéns!
Ficou tudo muito bonito!
Obrigada,
Jussara

aswdefrgtyhjuiklo disse...

austine88
link austine88
link alternatif austine88
Bandar online slot dan togel