Pesquisar este blog

22 de outubro de 2010

PATCH NO ISOPOR - RISCOS, MOTIVOS E IDÉIAS!

Oi, gente!

A técnica do patch no isopor (patch embutido) segue com um nível muito alto de interesse. Vou deixar aqui uma porção de riscos, motivos e idéias para a técnica, vindo de uma fonte que é perfeita para a técnica: VITRAL!

Isso mesmo! São perfeitos para a técnica porque já vem 'recortados', por assim dizer. Durante minha pesquisa de motivos atrás de riscos para fazer o meu Vitral Permanente, fui guardando tudo o que encontrava e tenho um bocado deles. Quando aprendi a fazer o patch no isopor, rapidamente, detectei que esses trabalhos de vitral eram perfeitos para a técnica e cheguei a fazer alguns deles. Compartilho com vocês uma parte do que tenho, inclusive porque não caberia tudo em uma só página.

Vou deixar alguns projetos para vitral coloridos, e para que se transformem em riscos basta deixar em preto e branco num editor de imagens e ir clicando no contraste que acabam com algo bem perto de um risco para copiar. Lembro que nem sempre as cores que virem nos projeto serão boas para os trabalhos do patch no isopor. Tem alguns que são muuuito coloridos e isso não fica bom. Usem o bom senso na hora de eleger suas cores e padronagens, ok? Uma dica que sempre dá certo: eleja uma das padronagens ou cores do motivo, para usar nas bordas. Isso cria uma unidade entre motivo e borda o que deixa o trabalho muito bonito.

Para aquelas pessoas que ainda não sabem fazer o patch no isopor: aqui no meu blog tem 10 videos que fiz ensinando cada fase da técnica, com muitos detalhes, muitas dicas e bastante instrução. Tenho o prazer de dizer que muitas pessoas (muitas mesmo!) aprenderam a fazer o patch embutido só vendo meus vídeos (que foram os primeiros lançados ensinando a técnica) sem ter tido qualquer aula, antes ou depois. Então é sinal que dá para aprender, né? hehe!! Fico imensamente feliz com isso, pois, esse é o meu maior objetivo com os vídeos que faço - alcançar pessoas que não tem condições de pagar cursos ou que morem em locais onde não existem esses cursos, de modo que tenham oportunidade de aprender a fazer as mais diversas técnicas.

Os 10 vídeos ensinando o patch embutido estão em páginas diferentes, então, procure por eles na lista das matérias que eles estão logo no alto - já que a procura por eles é muito grande. Clique aqui para ver a introdução e depois procure pelos outros na lista, ok? Começam com A, A1, A2, etc. Uma vez que tenha aprendido a fazer, volte aqui para pegar os riscos ou então entre no tópico 'imagens para decoupage - infantil' que lá tem muitas idéias ótimas para esse trabalho, também.


CLIQUE NAS IMAGENS PARA COPIAR COM MELHOR DEFINIÇÃO








































































Esse último não é vitral, mas tanta gente me pede porque querem fazer igual ao que fiz no vídeo, que resolvi colocar aqui.


Uma outra observação muito importante é com relação ao fundo dos riscos, motivos e vitrais que vemos aqui. Bem, num vitral não tem como colocar um vidro inteiriço ao redor dos motivos, certo? Por isso que a maiorias dos fundo é recortado. Entretanto, um fundo inteiriço é, normalmente, mais bonito do que um que é todo recortado na técnica do patch no isopor. O que você tem a fazer é, simplesmente, ignorar esses recortes que existem no fundo dos vitrais e fazer inteiriço. Tem alguns motivos aqui que são bastante recortados. Bem, basta diminuir o número de recortes, como nos rostos, nas vestes, etc, e fazer partes inteiras.

Alguns motivos são bem complexos e somente aquelas pessoas que já são bem experiente na técnica serão capazes de fazer. Mas, temos motivos bem simples para as principiantes e para as que estão no nível intermediário, também. Se você está começando agora, não queira fazer um motivo complexo, com muitos recortes. Primeiro aprenda a fazer a técnica com os motivos mais simples e depois abra mais suas asas, ok? Isso vai facilitar mais as coisas para você.

A maioria dos projetos de vitrais que trouxe aqui é da Chantal Paré, uma talentosa criadora de projetos para vitrais. No site dela tem mais uma porção de idéias, embora eu tenha trazido as que são mais viáveis de se fazer nessa técnica. Todos os motivos, vitrais e riscos que eu trouxe são copy free (cópia liberada) e os seus autores só pedem para que sejam usados para fazer trabalhos e não para serem copiados e vendidos, falou moçada?

Deixo aqui registrado, como sempre faço, que aprendi a fazer o patch no isopor com a Cleusa M e agradeço muito por todas as instruções que ela me deu, sem as quais não teria sido possível fazer os vídeos, quando os fiz. Brigaduuuu, Cleusa!

Espero que tenham gostado da matéria, das idéias e espero que seja útil para o trabalho de vocês.

Um beijo super carinhoso!

Lu Heringer



VISITEM MEU NOVO SITE!,
www.casadalatonagem.com



.

28 comentários:

Carmen-Artes disse...

Obrigada amiga pelos ricos você é um amor de Pessoa.Beijinhos

Anônimo disse...

Terezinha disse: Oi...Lu....Gosto muito da seu blog. Ele é muito educativo bem explicado e todo conteúdo apoveitado. Adorei os riscos para pach embutido, vão me ajudar no artesanato que estou fazendo. Muito obrigada porisso.Um grande abraço carinhoso. Boa semana da T.

Artes da Li disse...

Ei Lu obrigada pelas imagens estou assistindo seus videos e em breve tentarei fazer a tecnica. Estive conversando com minha amiga la de Minas e acho que achei uma prima sua lá...menina a sua voz no video parece demais com a voz dela e ela me disse que familia Heringer no Brasil é uma só....rssss...qualquer coisa te passo o orkut dela ela se chama Januce....rs...bjaum

Adelaide Mesquita disse...

Oi,Lu!
É mesmo como diz. Eu aprendi consigo só vendo os vídeos e além do seu blogue estar na minha lista de blogues também o coloquei nos meus links favoritos, pois quando me perguntam como faço, e não só o patchwork, digo para irem ao seu blogue através dos meus links, que é muito mais rápido. Também tenho alguns destes desenhos pois também os acho perfeitos para este fim.
O primeiro trabalho que fiz, depois de ter aprendido com os seus vídeos foi precisamente feito através de um desenho para vitral.
Obrigada pela partilha pois eu aprendo imensas coisas com os seus vídeos. Bem haja!
Bjs

Janaina Beserra disse...

Olá!

Obrigada mais uma vez pela generosidade.É dificil hoje em dia as pessoas ensinarem o que sabem.Com medo da concorrência.
Mas você é diferente.
Com certeza Deus te dá em Dobro.

Beijos e tudo de bom e maravilhoso.

Esperança disse...

Obrigada por tudo amiga,suas páginas são escolas maravilhosas,aprendo muito com vc;valeu mesmo!Deus te recompense,abraço super carinhoso

Elzinha Biscoito Fino disse...

Oi Lú!!!
Estava com saudades!!! Passei pra te dar um beijo, ótima semana pra ti e a familia.
Teu blog é lindo e contribui em muito com o sociedade.
Beijos da Elza

Aline Vachelli disse...

Oi Lu!! Fui uma das tantas pessoas que aprendeu com seus vídeos!! Eles são muito bem explicadinhos.
Adorei as imagens!
Obrigada!
Beijos

Rosa Maria Oliveira disse...

Muitos parabéns pelo seu blog.
Gostaria que me explicasse qual a diferença entre o verniz marítimo e o verniz cerâmico, qual o melhor verniz para ser aplicado em trabalhos de madeira, vidro ou cerâmica.
Muito obrigada.
Rosa Maria

Lu Heringer disse...

Meninas, que bom que gostaram da matéria e dos riscos. Muito obrigada pelos testemunhos de que aprenderam a fazer a técnica com os meus vídeos. Muito legal da parte de vocês, viu? Espero que possam dar continuidade ao aprendizado e até mesmo passar adiante o que aprenderam.

Muito obrigada por tudo! Vocês são uns amores.

Beijo carinhoso e desejo uma boa semana a todos os seguidores!

Lu Heringer :)

Lu Heringer disse...

Rosa Maria: Não conheço o verniz cerâmico. O verniz marítimo é para impermeabilizar as peças de modo que possa ser lavadas ou ficar expostas à chuva, por exemplo. Nunca deve ser usado puro com vem na lata porque amarela tudo com o tempo. Dilua 6 partes do verniz + 4 partes de thinner e aplique camadas bem finas, esticando bem. Umas 3 camadas já devem ser suficientes para a proteção do material.

Quanto ao uso do verniz de acabamento, é de acordo com o gosto de cada pessoa. Umas gostam de brilho acetinado, outras foscos, outras bem brilhantes... Mas, se a peça for ficar exposta à água, é o verniz marítimo ou então a laca chinesa da mural em várias camadas (demora mais de 1 semana para secar)

Espero ter ajudado. Beijoooo!

Lu Heringer :)

Mamães de UTI disse...

Oi Lu, imagina se eu nao ia copiar esses riscos, ainda mais agora que teremos de ficar mais tempo aqui no hospital. Vou fazer todos. Beijinhos para vc e mais uma vez muito obrigada. Só tenho uma duvida como fazer aquele pavão? Faço o fundo primeiro ou a parte mais clara?
bjus

Martina disse...

Olá, bem eu eu acho que estes comentários já dizem tudo mesmo !!
Porque realmente há muito pouca gente a partilhar a sua sabedoria e de graça !!
eu nunca tinha visto como esta tecnica era feita e acho mt interessante, só tenho umas dúvidas, aqui em portugal essa placa tem o mesmo nome? encontro isso em que tipo de lojas ?
como faço para guardar seus vídeos, para poder vê-los posteriormente ?
Muito obrigada pela ajuda e bjnhos da Martina.

Minhas Pinturas disse...

olá Lú:
Descobri seu blog por acaso, e que acaso maravilhoso! És uma artista completa menina, parabéns!
Abraço, Léah
http://pinturaartesanato.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá... nossa muito bom o blog, estou seguindo, fazemos artesanatos em casa tbm.... bjus.

Lu Heringer disse...

Olá, meninas!!

Desculpem a demora nas respostas. Eu estava viajando com meu patrãzinho amado lá pelas bandas do Paraguay.

Mamães da Uti: Não entendi sua pergunta. A qual pavão se refere? Bem, normalmente, o fundo é a última coisa a ser feita, sempre.

Martina: O meu amor, não sei como se chama esse isopor aí na terrinha amada. São vendidas em lojas especializadas em coisas de isopor, normalmente. Outro nome que dão é 'isopor prensado' e tem o cartão mousse, também. Esse tem um cartão por cima onde pode ser denhado. Temos uma matéria completa sobre essa técnica aqui no blog. Espero que encontre o isopor! Quanto aos vídeos, não dá para salvar. Só mesmo nos locais onde estão publicados, ok?

Leah e Samanta, muito obrigada pelo carinho! Voltem sempre!

Um beijo carinhoso à todas e desejo uma excelente semana a todos os seguidores!

Lu Heringer :)

Emília Rolemberg disse...

Olá!
Obrigada pela visita!!! ADOREI SEU BLOG! Seus trabalhos, seus vídeos, seu despreendimento... Tudo de bom, parabéns!!! Que Deus lhe dê em dobro e abençôe seu talento! Que bom que você me achou, rsrsrs...
Bjs.

MINHA ARTE MINHA TERAPIA disse...

MINHA PRIMEIRA VISITA NO SEU BLOG E ADOREI ELE!!!!TUDO MUITO LINDO...
PARABENS
VIREI SEMPRE
BJS

Tati Soares disse...

oLÁ !!
Dei uma olhadinha rápida no teu blog.
Gostei muito do pouco q ví.
Depois vou olhar com + calma e ñ tenho duvida q me irei adorar
Já estou te seguindo.
Beijinhos

PATRICIATITO disse...

BOA NOITE LÚ,
ESTOU ADORANDO O SEU BLOG.SEUS VIDEOS SÃO ÓTIMOS, VOCÊ É MUITO BOA PARA ENSINAR, EXPLICA MUITO BEM.ESTOU SEM TRABALHAR POIS PRECISO CUIDAR DOS MEUS FILHOS E ESTAVA PROCURANDO ALGUMA COISA QUE PUDESSE ME DAR ALGUM RENDIMENTO.ENFIM ACHEI VOCÊ NO YOUTUBE.AMANHÃ VOU COMPRAR O MATERIAL E COMEÇAR A FAZER OS SABONETES E A TOALHINHA.
OBRIGADA, FICA NA PAZ.

janesilvabr disse...

Oi Lu adorei seus trabalhos, e os videos, fica bem facil aprender.
Eu só gostaria de saber sobre os tecidos de vitrais, eles são bem diferentes, parecem manchadinhos.
onde se compra estes tecidos?
beijos e muito brigada.

janesilvabr@yahoo.com.br

Unknown disse...

Você é uma mulher muito malvada! Muito mesmo, infelizmente o mal já foi feito: viciei, não vivo mais sem o patch na minha vida, o de isopor, por que as agulhas não são minhas amiguinhas...
Dou aulas de biscuit no interior de minas e por aqui tudo é muito restrito, tanto com relação ao material e a cursos, por isso começei a pesquisar pela internet a tecnica do patch no isopor, seu video foi a salvação, fiz minha primeira caixa ontem e simplesmente amei, claro que tem defeitos, muitos aliás, mas o tempo que me dediquei a ela fez com que ela seja muito especial para mim. Não consegui achar a tesoura curva por aqui e a minha comum estava ceguinha, mas mesmo assim consegui terminar...
Não te conheço pessoalmente, mas sinta-se abraçada por mim agora, um abraço bem apertado e gostoso, pois vc merece isso e muitas bençãos por tanto desprendimento e bondade, poi só as pessoas de bom coração são capazes de pensar nos outros....
Muito Obrigado....
Vou mandar por e-mail uma foto da Minha caixa para vc ver, espero que goste....
Beijinhos no corção e fique com Deus......
Márcia dos Anjos

Nane disse...

PUXA QUE DIFERENTES,MUITO BOM GOSTO,VOU APROVEITAR ALGUNS E POSTAR NO MEU BLOG!BRIGADINHA,SAÚDE!
http://reliquiasdanane.blogspot.com

Luciana Soriano disse...

Oi Lu! Comecei a fazer patch embutido e... me apaixonei! Fiz uma caixa com um dos seus maravilhosos riscos de bailarina e postei lá no meu bloguinho, mencionando esta postagem e comentando os tesouros que vc generosamente disponibiliza para todos.

Faz uma visita!

www.desligadadatomada.blogspot.com

Beijos e um ótimo feriadão!

Lu

Mc Maithe disse...

Antes de ver seus vide0s de patch no isopor eu vinha pesquisando sobre a técnica a internet. Os seus videos são tudo de bom, excelente passo a passo. Obrigada !!! E essa técnica é apaixonante mesmo.
grande abraço1

mana disse...

Oi, Lu!
A generosidade não é muito comum nesse meio, mas tu estás mostrando como podemos crescer compartilhando conhecimento. Parabéns!

FADINHAS ARTESÃS disse...

Ei Lu em primeiro lugar gostaria de te dizer que amo seus trabalho,videos que vc posta ai pra gente.Admiro e aprecio sua paciencia e generosidade em ajudar as pessoas.Estou começando agora no blog,ja dou aulas de artesanatos ja faz um tempo e adoro te assistir.Pssa la depois pra me visitar viu

beijos

Anônimo disse...

Bom dia,vi que algumas pessoas estavam procurando pela turbo carver, eu tenho uma em prefeito estado, já acompanha compressor. Se alguém tiver interesse é só entrar em contato.
dudah78@gmail.com
Grato