Pesquisar este blog

7 de abril de 2011

PÁTINA FERRO COM RELEVO DE LINHOLENE


Clique nas imagens para vê-las maior e com detalhes.


Oi, pessoal!

Subindo essa matéria que fez o maior sucesso! Quem ainda não viu vai poder aprender e quem já viu vai ter a chance de rever.

Eu virei a madrugada acabando de fazer essa técnica, filmando e editando. Mas, valeu a pena, viu? E claro que eu fiz isso, como sempre, com muito carinho.

A Pátina Ferro é uma pátina muito bonita, com um efeito final de ferro antigo, tipo medieval. Bolei essa técnica outro dia e, quando pus em prática, adorei o resultado. Bem, vejam bem, o que quero dizer é que não li ou vi essas instruções em nenhum lugar. A técnica foi surgindo na minha cabeça e, por isso, digo que 'eu bolei essa técnica' - mas não posso afirmar que outra pessoa já não tenha feito em outra época. O mundo do artesanato é infinito e aquilo que nos parece ser inédito já pode ter sido feito antes, inclusive, a séculos atrás.

Como digo no vídeo, a Pátina Ferro fica mais bonita quando aplicada sobre alguma peça que tenha relevo. Você pode fazer esse relevo desenhando com dimensional, aplicando falso entalhe com estêncil, colando tachinhas ou outros objetos e por aí a fora.

Aqui no vídeo estou ensinando a fazer o relevo com o Linholene - que são aquelas toalhas plásticas desenhadas. É uma forma rápida e simples de se fazer relevo. Vamos ver o vídeo?




Vocês viram como é fácil e como fica chique? Adorei ter tido essa idéia - hehe! Na parte interna uma flocagem de preto vai bem, hein? Ou então, forrar com veludo preto, marinho, vinho, verde pinheiro ou outra cor sóbria. Acho que com a forração de veludo, igual a que fiz no meu entalhe, vai ficar mais chique e o resultado final vai ajudar a relembrar as peças medievais, mais ainda.

Variando a cor da cera metálica para bronze ou mesmo prata escura, você consegue variar a aparência final da peça. O efeito final da cera aplicada sobre relevo feito com dimensional ou o falso entalhe (feito com estêncil), também, dá outro 'ar' para a caixa. Ou seja, com a mesma técnica você pode conseguir outros resultados bem interessantes variando o modo como faz e cobre o relevo, certo?

Pensei numa outra maneira de fazer essa técnica:

- Passa goma laca na caixa e pinta de preto - duas camadas.
- Passa as três camadas do primer nos recortes de linholene, aguardando secagem entre demãos.
- Pinta os recortes de preto - ainda sem colar na caixinha.
- Aplica a pátina ferro - de acordo com a receita mostrada no vídeo - tanto na caixa quanto nos recortes de linholene.
- Dá lustro na caixinha.
- Aplica a cera dourada nos recortes, dá lustro e SÓ ENTÃO, cola na caixinha, já finalizando.
Acho que assim o trabalho vai ficar mais limpo. Fica aí a sugestão!


Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só deixar em 'comentários' que eu procuro entrar todos os dias para vê-los, ok?


Um super beijo para vocês e agradeço o carinho que recebo de todas as pessoas que seguem esse blog! Obrigada, de coração, viu? Vocês são meus tesouros.

Fiquem todos com Deus.

Lu Heringer :)



CURSOS E MATERIAL PARA LATONAGEM NO MEU NOVO SITE.
AGUARDO A SUA VISITA!:





.

16 comentários:

Leninha Brandão disse...

Oi Lu!!!Adorei sua técnica de pátina ferro...vou tentar fazê-la...eu já lhe perguntei um dia,mas vc não me respondeu:vc é de Minas Gerais?Tive um amigo de infancia chamado Gedalias Heringer...é seu parente? bjs,Leninha Brandão.Visite meu blog.Vai ser uma gde honra para mim.

Leninha Brandão disse...

Meus blogs:http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com
Dez Leis
Tudo a ver

Dany Bello disse...

Adorei o blog!! Gosto muito de artesanato em geral.

Quando tiver um tempinho, me faz uma visitinha vou adorar. Já sou seguidora.

bjim!!

www.espacogattena.blogspot.com

marie disse...

adorei a tecnica tem trabalhos fantasticos!!!

Lisandra Meneses disse...

Olá Lu, sou uma assistente assidua do seu blog.
Adorei esta técnica, dá um acabamento muito diferente as nossas pecinhas.
Só lhe queria perguntar o que é o "grafite" que você usa nessa tecnica? Aqui em Portugal tem outro nome? Se me pudesse responder agradecir já que gostava de experimentar esta tecnica.
Obrigada.
Lisandra M.

http://cantinhodaterceira.blogspot.com

Gisela disse...

Nossa Lu, que lindo! A gente vendo a peça, imagina que deve ser algo muito difícil de fazer, mas é simples.
Eu adoro a sua boa vontade em nos ensinar. Obrigada por isso!

Estou com um sorteio e o prêmio é surpresa. É em comemoração as 100 pessoas queridas que curtem meu blog. Não tem exigência nenhuma, só deixar nome e e-mail. Adoraria se vc participasse.

Um grande beijo e um ótimo final de semana

liruvi disse...

Preciosa la caja y gracias por la explicación.
Que tengas un feliz fin de semana.
Besos Liruvi

Lu Heringer disse...

Muito obrigada pelas mensagens! Agradeço muito, mesmo, o carinho.

GRAFITE é um pozinho que a gente usa para passar nas fechaduras nos pregos que seguram as portas, de modo que elas deslizem mais facilmente. É o pó daquilo que tem dentro do lápis, com o qual escrevemos. Vcs encontram pó de grafite em lojas que vendam material para construção, ok?

Beijo grande e muito obrigada pelo carinho!

Lu Heringer :)

Unknown disse...

Oi lu, adorei a pátina ferro, vou tentar fazer aqui visse? rsrs...
Vc como sempre nos passando lindas técnicas...esta então....maravilhosa! Parabéns e q Deus te ilumine muito minha amiga querida....
bjos

Cheiro de Arte disse...

Simplismente maravilhosa a técnica! Vou tentar fazer! Só não sei como achar este grafite em pó? É uma purpurina?? Espero sua visita no meu cantinho: www.cheirodeartebahia.blogspot.com

Lisandra Meneses disse...

Obrigada Lu, realmente nao sabia o que era. Foi uma ajuda preciosa. Beijos.
Lisandra M.

mary lucy disse...

Oi Lú, Lindo esse seu trabalho. Amei!!! Gostaria de sugerir, se possível for, que vc ensine algumas técnicas para dar acabamento nas peças. Tudo que sei aprendi com vc, mas na finalização do trabalho, como por exemplo o fundo de uma caixa, não fica nada legal. Eu não sei nem o que é floc, tem base? Mas tbém moro no interior de MG, aí fica difícil mesmo. Grande beijo querida.

Isabel Coutinho disse...

Oi Lu,
Parabéns pelo seu trabalho! Quando crescer quero ser igual a você! :D
Lu, fiquei com uma dúvida, quando você usa o primer e o palito de churrasco?

Grande beijo,
Isabel Coutinho.

Maria disse...

Lu, eu amei essa tecnica. Essa caixinha ficou um luxo. Quero tentar fazer mas estou até com medo de estragar. Se conseguir alguma coisa posto para vc ver. Bjus.

Anônimo disse...

bom dia

eu tentei fazer uma caixinha em casa com esta técnica e, par primeira vez, até que não ficou nada mal. Infelizmente como era só para experimentar fiz numa caixa de cartão muito fino e a qualidade da caixa é fraquita. Muito obrigada por me ensinar.
Cristina

Unknown disse...

ah birde dilinizi bilsem nasıl yapıldığını okuyabileceğim ama anlamıyorum.Çok hoş bir çalışma olmuş.