Pesquisar este blog

26 de maio de 2011

MADEIRA ANTIGA - UMA PÁTINA LINDA!




Click nas imagens todas do post para ver em detalhes.


Oi, pessoal!

Apesar de um certo atraso na atualização de postagens semanais, hoje venho trazendo vídeo de uma técnica que criei e dei o nome de Pátina Madeira Antiga - porque fica muito parecido com madeira antiga, uma madeira mais escura.

Apliquei essa pátina num prato de 25cm de diâmetro e nele apliquei uma latonagem que fiz no estanho. Aqueles que seguem o blog a pouco tempo talvez não saibam que eu fiz um curso de 3 horas de duração, todo em vídeo, onde ensino a técnica básica da latonagem. Para saber mais sobre o curso e material completo para execução da técnica, visitem meu NOVO SITE:
www.casadalatonagem.com



Essa pátina é feita de um modo e usando certos materiais que nos permitem finalizar de mais de uma forma, todas elas muito bonitas e muito chiques. Vamos ver o vídeo e aprender a fazer isso? Bora lá!!



Como digo no vídeo, você pode parar no efeito mogno. Basta aplicar o próprio verniz mogno, dessa vez como verniz mesmo e não tingidor, usando uma trincha macia e aplicando com leveza. Vai ficar com um brilho bem discreto. Querendo mais brilho entra com uma segunda camada, nesse caso, aguarda 24 horas de secagem entre camadas, ok? Ou pode entrar com uma cera ou lustra móveis, conseguindo um efeito mais liso, de brilho bem discreto ou ainda com um verniz transparente. Eu prefiro o verniz geral porque seca bem rápido já que é a base de álcool ou aguarrás - depende da marca. Mas, claro, pode usar o verniz de sua preferência.

Depois que usar o betume, também pode finalizar da maneira como expliquei acima ou como eu faço no vídeo. Os efeitos serão diferente. Se aplicar o verniz mogno (como verniz) vai ficar um escuro avermelhado que fica muito bonito. Se usar o lustra móveis ou, também, óleo de peroba, fica lisinho e com brilho bem discreto. NÃO USE CERA EM PASTA com o betume porque a cera vai retirar todo ele. Usando o verniz geral do modo como demonstro no vídeo, criam-se áreas mais claras e mais avermelhadas, deixando entrever um pouco do mogno passado por baixo. Fica muito bonito! Dá um ar nobre, chique, sabe?

Existem outros tons de venizes tingidores e você pode lançar mão do uso deles, do mesmo modo como fiz no vídeo: primeiro como tingidor e depois finalizando da forma que preferir. Poderá, também, misturar cores diferentes dos vernizes, tipo, Mogno com Ipê, Cedro com Ipê, uma cor clara primeiro com uma fina camada de uma mais escura por cima e finalizar como preferir, também. Ou seja, com pouco material e muita imaginação dá para se conseguir uma infinidade de efeitos que imitam madeira usando os vernizes tingidores. Particularmente, sou fã desse efeito que demonstrei no vídeo.

Espero que tenham gostado! Até a próxima, pessoal!

Beijo grande e fiquem com Deus.
Lu Heringer :)



.

18 comentários:

eni silva disse...

olá Lu
eu nunca fiz esta técnica mais achei muito interessante e muito bem explicado amei muito...parabéns ...bjks

Madalena disse...

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.
Mahatma Gandhi
Bom fim de semana.
Bjos

virartes disse...

Oi Lú!!!!
Gostei muito....bjs

Eliane Mattos Rocha. disse...

Olá querida!
Ficou muito lindo como tudo que vc faz. Vc é simplesmente o máximo, chik, um talento enorme, adoro ver tudo seu.
Parabéns por tudo e obrigada mais uma vez por dar essa oportunidade para todas nós.
Bjão e fique com Deus.
www.sonhoearteeliane.blogspot.com

Lucia Bara disse...

ficou lindo!

Um abraço
Lucia Bara
hptt://cafeecetim.blogspot.com

Mary disse...

Lu, vc arrasa com suas técnicas.
Obrigada por compartilhar.
Vou agorinha mesmo, baixar o Firefox para ver o seu site.
bjs
Mary

Denise e Zeli disse...

Olá Lu fazia tempo que não aprecia por aqui, mas sou apaixonada pelo seu blog. Postei no meu um trabalho que aprendi aqui com vc, se quiser conferir. Grande abraço

liruvi disse...

Un trabajo precioso. Gracias por el video.
Que tengas una feliz semana.
Besos Liruvi

Lúcy Jorge disse...

Olá Lú.
No momento, estou trabalhando com tear de pregos e achei lindo o ponto canelado.
Amei seu blog, foi uma benção para mim te encontrar. Também sou artesã e fiquei encantada com as variedades de talento que Deus te deu.
Serei assídua e sua seguidora nº1, aguardo sua visita no meu blog, que fala do Amor de Deus.
Se gostar, ficarei honrada se também me seguisse.
Oro para que o Senhor abençoe você e toda sua família.

Até breve!

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

***Shalom***

Laupa disse...

olá,gostaria de publicar algumas postagens suas com o devido link e crédito, como tenho feito com alguns blogs, vc me autoriza? parabéns seu blog é lindo.

Handmade with love... disse...

Olá Lú! Prazer, meu nome é Iara Passerotti e gostaria de te convidar para conhecer meu blog www.iphandmade.blogspot.com
Foi com um vídeo seu que aprendi a fazer um cachecol com tear manual, e é sobre o seu vídeo a postagem de hoje. MUITO OBRIGADA por dividir tantos conhecimentos! Um grande abraço, te espero por lá!!
Iara

Marúzia disse...

Lu, gostaria de saber se você tem pagamento em transferência bancária, pois depois de ter cartões clonados por duas vezes, nãu uso mais este tipo de pagamento preferindo comprar sempre a vista.
Para mim a transferência bancária seria o ideal.
Beijos

Lu Heringer disse...

Meninas, queridas, prometo que assim que meu tempo permitir visito o blog de todas e me torno seguidora, também, ok?

Pode compartilhar e deixar link para o meu blog, sim! Acho isso muito legal!

Maruzia, tem tranferência bancária, sim. Tem boleto, também, além dos cartões de créditos. Bom, é através do PagSEguro e é muuito seguro, mesmo, senão não teria colocado no site. Mas, tem várias formas de pagamento, sim, viu querida?

Muuuuito obrigada por todo o carinho, meninas! Faço tudo aqui com muito amor, sempre esperando que seja útil para alguém em algum lugar desse nosso Brasilzão!!!

Beijo enorme e fiquem com Deus!!

Lu Heringer :)

Marisa Torres disse...

HOLA LU!!!!!!ERES UNA GRAN MAESTRA EN EL ARTE DEL REPUJADO.GRACIAS POR TUS TUTORIALES.
BESOS DESDE ESPAÑA.

LuBelasArtes disse...

Olá,adorei seus trabalhos.
Tudo que é feito com amor fica lindo.
Parabéns!

sueli cristina disse...

estou começando a aprender agora! estou adorando! queria saber se polaina da para fazer no tear/ e que ponto devo usar? PONTO MEIA OU PONTO BARRA? OBRIGADO! SUELI CRISTINA ASSIS BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

Aninha disse...

Nossa Lu que coisa linda de viver! Meus Parabéns!
Lu eu gostaria muito de estar recebendo novas técnicas eu meu email, pois estou começando a fazer artesanato tem mais ou menos uns 2 meses, e não possuo curso apenas assisto videos de passo a passo e realizo o meu trabalho, graças á Deus tem dado todos certos. rs

Beijos e Deus te abençoe
Aninha

Eliane Rocha disse...

Olá Lu!
Gostaria de saber como faço para adquirir o vídeo com as aulas de latonagem que amei, quero aprender esta linda técnica.
Eliane Rocha.